benefícios da acerola para a saúde

8 benefícios da acerola para a saúde

Os benefícios da acerola fazem com que esta baga seja considerada um superalimento. Está familiarizado com os benefícios da acerola? Então, para saber mais sobre este fruto e todas as suas vantagens para a saúde, não deixe de explorar a temática com o 1001 Dietas.

Vivemos no século do fit. Isto significa que, mais do que aqueles que nos precederam, nos deixamos guiar pelo desejo de um corpo saudável e elegante.

Por este objetivo, que em muito suplanta o do “corpo magro”, demos por nós a questionar quais as melhores dietas a adotar ou quais os exercícios ideais. Subitamente, damos por nós a querer saber quais os benefícios dos brócolos, a questionar se a banana engorda e até a explorar os improváveis benefícios do vinho tinto e do chocolate amargo.

Além disso, em fases específicas da vida, questionamos, por exemplo, se a acerola na gravidez é segura ou quais os chás a evitar.

A acerola, na verdade, não é um fruto questionado apenas durante a gestação. Perguntamos, muitas vezes, qual é o benefício do seu consumo. E, por isso mesmo, julgámos que este superalimento poderia merecer a nossa atenção.

A acerola é o fruto que provém da aceroleira, uma árvore originária da América Central e muito conceituada no Brasil, onde é consumida fresca e sob a forma de polpa congelada. (1)

Esta fruta é aclamada pelas suas diversas propriedads pela riqueza nutricional que se destaca pela presença de vitaminas diversas (incluindo a vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C) e de minerais como o potássio, o cálcio, o magnésio ou o zinco. (2)

Hoje, partimos à descoberta dos principais benefícios da acerola para a saúde. Se quer conhecê-los, encontrou o artigo ideal para si.

benefícios da acerola para a saúde

1. Benefícios da acerola: Promove a perda de peso

Pouco calórica e rica em vitaminas, a acerola é um fruto muito indicado para ajudar a acelerar o metabolismo. 

Ao facilitar o funcionamento metabólico, esta fruta ajuda o corpo no processo de criação de energia, promovendo a perda de peso. (3)

Além disso, por conter pouca gordura, este fruto ajudará a evitar que surja a temida gordura localizada e combaterá, também, a gordura visceral.

2. Evita o envelhecimento precoce

A acerola contém inúmeros componentes antioxidantes, merecendo destaque o ácido ferúlico, o ácido clorogênico, o tanino e a quercetina.
Estes antioxidantes agem no nosso organismo, evitando que os radicais livres em excesso promovam o envelhecimento precoce.


Além disso, ajudando na produção de queratina, este fruto ajuda ainda à melhoria da saúde cutânea, promovendo um aspeto mais jovem e saudável.


Além disso, ajudando na produção de queratina, este fruto ajuda ainda à melhoria da saúde cutânea, promovendo um aspeto mais jovem e saudável.

3. Ajuda a controlar a diabetes

Outro dos benefícios da acerola reside na forma como este fruto pode ajudar a prevenir e a regular a diabetes. 

Os antioxidantes presentes na acerola podem, segundo revela a pesquisa científica sobre a temática, ajudar a que os açúcares sejam libertados de forma mais lenta na corrente sanguínea, contribuindo ainda para a regulação da insulina e evitando os perigosos picos de glicose.

Em pessoas que não sofram de diabetes, o consumo de acerola contribui para a prevenção da doença.

4. Benefícios da acerola: Tem uma ação anticancerígena

O consumo de acerola está associado ao combate contra o cancro. Evitando a danificação e mutação celular, em parte devido aos seus antioxidantes, esta fruta ajudará a prevenir o aparecimento de doenças tumorais.

Além disso, a pesquisa científica demonstrou que este fruto é eficaz para travar o cancro do pulmão, evitando o crescimento das células tumorais neste órgão.

5. Melhora a saúde cardiovascular

Por conter potássio, a acerola pode ajudar a melhorar significativamente a saúde cardiovascular.

No organismo humano, o potássio age como um vasodilatador, evitando as obstruções que podem levar a situações como o AVC e o enfarte do miocárdio.

Por conter antioxidantes que ajudam na redução da sensação de stress, este fruto pode ainda ajudar a baixar a tensão arterial, evitando a hipertensão e evitando, também assim, os problemas de saúde mencionados.

6. Previne doenças degenerativas

Os radicais livres em excesso no organismo podem ser responsáveis por doenças degenerativas neuronais e oculares, como o Alzheimer ou as cataratas. (4)

Estudos revelaram que os antioxidantes presentes na acerola podem ajudar a combater os radicais livres e retardar o stress oxidativo, ajudando na prevenção deste tipo de doença.

7. Melhora o sistema imunitário

Rica em vitaminas, a acerola pode ajudar a melhorar significativamente o sistema imunitário humano.

A vitamina C ajuda na produção de mais glóbulos brancos: os principais aliados no combate a agentes patogénicos.

A inclusão deste fruto na rotina alimentar pode ajudar a prevenir situações como resfriados (constipações) ou gripes.

8. Benefícios da acerola: Promove a saúde do sistema digestivo

Uma melhor digestão e trânsito intestinal encontram-se, também, entre as vantagens do consumo de acerola.

Por ser rica em fibras, esta ajudará a prevenir diarreias, obstipações e também disenterias. Pode ainda ser um forte aliado no tratamento de problemas digestivos como as úlceras gástricas.

Já conhecia todos estes benefícios da acerola? Costuma consumir este fruto no seu quotidiano? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas a sua opinião sobre este fruto.

Algumas fontes:
1. https://www.organicfacts.net/health-benefits/fruit/acerola.html
2. https://nutritiondata.self.com/facts/fruits-and-fruit-juices/1807/2 
3. https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/4454-acerola-beneficios-para-a-saude 
4. https://www.verywellfit.com/acerola-berry-89397 

5

Sem Comentários

Escreva um comentário