benefícios da noz pecan

8 benefícios da noz pecan que vão surpreendê-lo

 Os benefícios da noz pecan (ou noz pecã) são diversos e, por isso mesmo, o seu consumo é bastante positivo para o nosso organismo. Esta noz pode ser uma forte aliada da dieta fit. Já conhece os benefícios da noz pecan?

Venha conhecê-los com o 1001 Dietas.

Os hábitos alimentares estão a alterar-se juntamente com as preocupações do nosso tempo, cada vez mais focadas nas questões do aspeto físico e da saúde. Hoje, mais do que desejar um corpo magro, as pessoas procuram um corpo saudável e elegante e, evidentemente, exploram o papel da alimentação e do exercício para o cumprimento dos seus objetivos.

Saber quais os benefícios de várias classes de alimento torna-se fulcral para a geração fit. E, além de quererem, globalmente, saber quais os frutos que engordam ou os benefícios dos frutos secos para a saúde, estas pessoas querem saber, em concreto, como cada ingrediente se manifesta no corpo.

Entre os frutos secos, encontramos a peculiar noz pecan (ou noz pecã). Esta noz, que provém da Nogueira Pecan, sendo o seu fruto, é proveniente do sul da América do Norte e parece ter vários benefícios para a saúde. (1)

Esta noz, que é maioritariamente usada na confeção de pratos doces e em saladas, destaca-se pela sua caraterística adocicada, e transporta consigo caraterísticas nutricionais únicas, entre as quais se inclui a presença de proteínas, gorduras “boas” (gorduras mono e poli-insaturadas) e diversos minerais (como o magnésio, o fósforo, o cobre ou o zinco) e agentes antioxidantes (como o selénio). (2)

Todas estas caraterísticas geram várias questões. Muitas pessoas questionam, por exemplo, se esta é uma boa adição para um atleta ou se é seguro consumir noz pecan na gravidez.

Sendo um fruto seco que gera tantas questões, julgámos muito pertinente explorá-lo para descobrir, afinal, quais são os benefícios da noz pecan para a saúde. Se quer saber quais são, encontrou o artigo ideal para si.

benefícios da noz pecan

1. Benefícios da noz pecan: Garante o aporte energético

Com 690 kcal por cada 100 gramas, as nozes pecan tornam-se uma excelente forma de dar ao organismo o aporte energético de que este necessita. (3)

Um dos minerais presente nesta noz – o cobre – é um dos minerais que participa em mais de 5 dezenas de reações metabólicas enzimáticas, que geram energia corporal por formarem a adenosina trifosfato (ATP). 

Ajudando nesta promoção, também outros elementos da noz pecan, como a tiamina ou algumas das vitaminas do complexo B promovem o aumento da energia.

2. Ajuda a controlar os níveis de colesterol

A noz pecan é muito rica em gorduras e, por isso, talvez pudesse pensar que este alimento iria prejudicar os níveis de colesterol no organismo. Ainda assim, como as gorduras presentes neste fruto seco são maioritariamente mono e poli-insaturadas, este é, na verdade, um dos alimentos que ajudam a regular os níveis de colesterol.

A noz pecan aumenta os níveis de HDL no corpo (bom colesterol), ao mesmo tempo que ajuda a baixar os índices de mau colesterol (LDL).
A par com a redução do colesterol, a presença de antioxidantes na noz pecan ajuda também a garantir uma melhor saúde vascular.

3. Reduz os sinais da TPM

A tensão pré-mestrual (TPM) é uma realidade para muitas mulheres, que lidam, durante esta fase, com sintomas diversos, entre os quais se destacam as dores de barriga (cãibras) e as alterações bruscas no humor.

A noz pecan impacta de forma positiva sobre estes sintomas. Além de potenciar uma maior sensação de bem-estar, a sua ação no combate às inflamações pode ajudar a reduzir as dores sentidas durante esta fase do mês. (4)

Torna-se, assim, um dos alimentos para aliviar as dores menstruais.

4. Benefícios da noz pecan: Retarda o envelhecimento

Outro dos benefícios da noz pecan que vale a pena referir reside na presença de fortes antioxidantes na sua composição.


Ajudando a retardar o stress oxidativo, esta evita cenários de envelhecimento precoce, reduzindo o aparecimento de rugas. Além disso, a presença das vitaminas A e E, bem como do ácido elágico, contribuem também para este objetivo.

5. Promove o emagrecimento

Apesar de se tratar de uma noz muito calórica, o facto de conter, como já vimos, gorduras saudáveis, faz com que a ingestão deste fruto seco possa, na verdade, ser muito benéfico para o organismo e também para a dieta.

As gorduras mono e poli-insaturadas presentes na noz pecan fazem com que se crie uma sensação de saciedade que pode ajudar no combate à compulsão alimentar e ajudar a regular o apelo por comidas de conforto.

Além disso, estas gorduras ajudam a reduzir a produção de cortisol, uma hormona que, quando em excesso, promove o stress e a fome.
Ricas em fibras, estas nozes ajudarão ainda a manter um bom trânsito intestinal, o que é também positivo para a promoção da perda de peso.

6. Melhora a saúde cardiovascular

Outro dos benefícios da noz pecan é a forma como este fruto seco ajuda na melhoria da saúde cardiovascular.

A presença de antioxidantes e o facto de ajudar a controlar os níveis de colesterol ajuda a garantir que não existem bloqueios arteriais, reduzindo a tensão arterial e ajudando a proteger o coração.

O consumo de noz pecan pode, por isso, ajudar a evitar cenários clínicos como o AVC ou o enfarte do miocárdio.

7. Combate os radicais livres

A presença de agentes antioxidantes na noz pecan faz com que este fruto seco se torne um excelente aliado no combate aos radicais livres.

O consumo desta noz ajudará a minimizar problemas derivados dos radicais livres no corpo, incluindo o stress oxidativo que resulta em problemas severos, como o envelhecimento precoce, o cancro ou as doenças degenerativas e neurodegenerativas. (5)

O consumo de noz pecan pode ter, por isso, uma ação anticancerígena e ajudar, também, a prevenir doenças como a demência ou o alzheimer.

8. Benefícios da noz pecan: Tem uma ação anti-inflamatória

Pela sua ação anti-inflamatória, a noz pecan pode ser uma forte aliada de pessoas que sofrem de inflamações crónicas ou de problemas como a artrite.

A presença de antioxidantes contribui para melhorar a resposta do corpo face aos agentes inflamatórios e ajuda a evitar este tipo de doença, reduzindo ainda as dores associadas a este tipo de problema.

Já conhecia os benefícios da noz pecan? Costuma ingerir este produto alimentar? Partilhe as suas opiniões com os restantes leitores do 1001 Dietas.

Poderá ser interessante também:

Combater a depressão: 3 receitas que combatem o mal-estar e a ansiedade

8

Sem Comentários

Escreva um comentário