goiaba

8 bons motivos para comer goiaba

Existem bons motivos para comer goiaba. Este alimento pode ser muito benéfico na sua dieta e para o seu organismo. Já conhece os principais benefícios da goiaba? Então, está na hora de vir conhecê-los com o 1001 Dietas.

O questionamento em torno dos alimentos faz parte do nosso quotidiano e existe uma razão muito forte para que assim seja. No século XXI, a tendência para os corpos esqueléticos diluiu-se e, hoje, mais do que a magreza, privilegia-se o equilíbrio entre a elegância e a saúde.

O universo fit, que pauta as nossas necessidades e define, em grande medida, as nossas escolhas alimentares e de exercício físico, é pautado por uma imensa curiosidade. Hoje, não queremos apenas os alimentos que nos sabem bem ao palato. Queremos garantir que cada ingrediente ingerido contribui para melhorar a nossa saúde.

Nestes meandros, não podíamos deixar de questionar alimentos como o loengo, a acerola ou a laranja. E, claro, outros frutos deliciosos, como a goiaba, não poderiam, também, ficar esquecidos.

A goiaba e um fruto muito associado ao Brasil e que tem origem na região da América Central e da América do Sul. Este destaca-se pela sua polpa suculenta, envolta por uma casca verde ou amarelada e com o interior de tonalidades que oscilam entre o branco e o vermelho.

A goiaba é um fruto integralmente comestível, passível de ser comido com casca e de se comerem, até, as suas sementes. É um fruto sazonal e que, no Brasil, se comercializa principalmente entre Outubro e Março. (1)

Considerada, por muitos, um superalimento, este fruto apresenta uma riqueza nutricional fabulosa. Rica em vitaminas e em minerais, esta conta ainda com proteínas vegetais e fibras alimentares, apresentando cerca de 54 kcal por cada 100 gramas de produto alimentar. (2)

goiaba

1. Bons motivos para comer goiaba: Melhora o sistema imunitário

Por ser muito rica em vitamina C e outros agentes antioxidantes, este fruto torna-se um forte aliado no reforço do sistema imunitário.

Ao fazer o reforço da imunidade, o corpo ficará mais protegido contra gripes, resfriados e outras infeções.

2. Pode ajudá-lo a emagrecer

Não sendo muito calórico e contendo um aporte significativo de fibras alimentares, a goiaba torna-se uma forte aliada do emagrecimento.

Este fruto promove uma maior sensação de saciedade, ao mesmo tempo que ajuda a regular o sistema digestivo e a melhorar o trânsito intestinal.

Desta forma, além de tornar o organismo mais regular – o que contribui para a perda de peso – evita ainda o desejo pelas comidas de conforto e combate a sensação de fome constante. (3)

Quando utilizado em substituição de lanches mais ricos em calorias e integrado numa dieta equilibrada, este fruto pode ser um forte aliado na perda de peso.

3. Ajuda no tratamento de várias patologias infecciosas e inflamatórias

A goiaba é um fruto com propriedades anti-inflamatórias e, como tal, pode agir no organismo para ajudar a combater infeções e a minorar algumas dores.

O consumo de goiaba está muito relacionado com a melhoria de inflamações da boca, sendo recomendado para quem sofre de dores de dentes.

4. Bons motivos para comer goiaba: Regula o trânsito intestinal

Cada 100 gramas de goiaba tem cerca de 5 gramas de fibras. Esta riqueza em fibras alimentares contribui para ajudar a manter um trânsito intestinal regular.

Ajudando a prevenir e a tratar a obstipação, este fruto ajudará a estimular a eliminação fecal, melhorando a sua qualidade de vida e a saúde global do seu organismo.

5. Tem uma ação no combate ao cancro

A goiaba é rica em agentes antioxidantes, entre os quais vale a pena salientar a vitamina C, a quercetina, o licopeno e os polifenóis.

Os compostos antioxidantes da goiaba transformam este alimento num aliado da prevenção e combate ao cancro, sendo que a pesquisa científica demonstra a sua eficácia na prevenção do cancro da mama, do cancro da próstata, no cancro da pele e do cancro do cólon. (4)

A sua ação antitumoral tem sido comprovada por diversos estudos científicos.

6. Reduz o stress e a ansiedade

A melhoria do humor e a promoção do relaxamento muscular são ações que a goiaba também poderá ter no organismo, nomeadamente pela presença do magnésio. 

A ingestão deste fruto contribuirá para reduzir a sensação de stress e ajudará, ainda, no controlo da pressão arterial.

7. É indicada para gestantes

As mulheres encontrarão, também, vários benefícios no consumo de goiaba na gravidez

São diversos os motivos que tornam esta fruta adequada para a gestante. A principal, ainda assim, deve-se à presença do ácido fólico neste alimento; uma vitamina essencial para o desenvolvimento do tubo neural do bebé.

Assim, a goiaba contribuirá para o correto desenvolvimento do feto, ao mesmo tempo que previne problemas congénitos no bebé.

8. Bons motivos para comer goiaba: Reduz o risco de doenças cardiovasculares

A redução do risco de enfartes do miocárdio ou de AVC’s faz também parte dos bons motivos para comer goiaba. 

O potássio presente neste alimento ajudará a promover a saúde vascular e cardíaca, reduzindo a hipertensão e os triglicéridos e sendo um dos alimentos a regular os níveis de colesterol. (5)

Já conhecia todos estes bons motivos para comer goiaba? Este é um fruto que costuma integrar na sua alimentação? Partilhe a sua opinião com os restantes leitores do 1001 Dietas.

Poderá ter interesse também em:

Combater a depressão: 3 receitas que combatem o mal-estar e a ansiedade

Sem Comentários

Escreva um comentário