benefícios da anona

8 benefícios da anona que precisa de descobrir

Os benefícios da anona são diversos e podem contribuir grandemente para o ajudar a viver de forma mais sadia. Já conhece as caraterísticas deste fruto? Sabe quais as suas caraterísticas e propriedades?

Venha com o 1001 dietas saber os benefícios da anona que precisa de descobrir.

Comer de uma forma mais saudável é um dos objetivos do nosso século. Hoje, as pessoas parecem mais devotadas a cumprir as dietas da moda ou optam por variantes de alimentação saudável e equilibrada.

Um dos grupos alimentares que não pode ser esquecido, numa dieta sadia, é o da fruta. Querendo saber quais os frutos que engordam e os frutos que emagrecem, as pessoas continuam a explorar este universo.

Hoje, já não é apenas a banana ou laranja a estar sob escrutínio, estendendo-se a pesquisa a frutos como o loengo ou a anona.

Com origem sul americana, a anona é o fruto que hoje nos ocupa. Este é um fruto muito caraterístico, com um aspeto escamoso e de polpa branca. 

Este fruto é composto por cerca de 78% de água e tem uma grande riqueza vitamínica e mineral. Por cada 100 gramas deste produto alimenta, podemos encontrar vitaminas como a vitamina C, B6 e B9; e minerais como o fósforo, o potássio, o cobre e o magnésio. (1

Além disto, por cada 100 gramas de produto alimentar, é possível encontrar 1,5 gramas de proteínas, 17,1 gramas de hidratos de carbono e 3,2 gramas de fibra. Esta quantidade de anona tem o equivalente a 68 kcal. (2)

Para que estes nutrientes sejam recebidos da melhor forma, recomenda-se que o fruto seja comido ao natural. Ainda assim, este tem vários usos culinários.

Hoje, vamos conhecer 8 benefícios da anona que precisa de descobrir.

benefícios da anona

1. Benefícios da anona: Ajuda a regular os índices de colesterol

O colesterol pode ser controlado com a ajuda da anona. Tratando-se de um dos frutos que ajudam a regular o colesterol, este destaca-se pela presença das fibras, que têm um impacto positivo no organismo, reduzindo os índices de LDL (mau colesterol).

A niacina é outro dos elementos que propicia a redução dos níveis de mau colesterol. Além disto, a redução da pressão arterial devido ao magnésio e ao potássio pode também ajudar na redução da pressão arterial.

2. Tem uma ação antioxidante

Muito rica em antioxidantes, a anona pode ajudar a combater os radicais livres presentes no corpo, evitando o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas, ao mesmo tempo que combate os problemas de diabetes e cardíacos.

Os fitoquímicos presentes na anona poderão, segundo alguns estudos, ajudar a evitar situações diversas, devido à sua ação anti-inflamatória e anti-tumoral.

3. Tem uma ação anticancerígena

A ação anti-cancerígena da anona é uma das suas principais caraterísticas.

Alguns estudos têm demonstrado que este fruto pode funcionar melhor do que a quimioterapia, existindo evidência da sua eficácia em 12 tipos distintos de cancro. (3)

A presença dos flavonóides e também dos fitoquímicos da classe das acetogeninas faz com que este fruto atue como um anti-inflamatório, inibindo de forma seletiva o crescimento de células tumorais.

4. Benefícios da anona: Melhora o trânsito intestinal

Muito rica em fibras, a anona é ideal para ajudar a regular o trânsito intestinal e para melhorar a flora intestinal.

Desta forma, o consumo de anona pode ajudar a evitar prisão de ventre e alguns dos problemas associados, como a flatulência melhorando a qualidade de vida.

5. Previne e combate a depressão

O consumo de anona tem ainda o aspeto positivo de contribuir para a melhoria do humor, a redução do stress e ansiedade e a prevenção e combate a potenciais quadros clínicos depressivos.

Tratando-se de um anti-depressivo bastante forte, este ajuda a combater os problemas nervosos, em parte devido à sua riqueza em vitaminas do complexo B. (4)

A vitamina B6 é uma das principais responsáveis pelo combate à depressão, ajudando a melhorar o humor.

6. Promove o emagrecimento

Embora se trate de um fruto bastante calórico, devido à presença de fibras e ao grande aporte nutritivo, este irá ajudar a criar uma sensação de saciedade.

Ao provocar uma sensação de que esta saciado, terá menor tendência para a compulsão alimentar e tenderá a perder algum peso.

7. É uma aliada das grávidas

As mulheres grávidas terão várias vantagens em consumir anona. Entre os benefícios da anona na gravidez encontra-se a forma como esta reduz o risco de aborto espontâneo e contribui para o correto desenvolvimento do feto.

Esta fruta ajuda na redução de alguns dos problemas mais comuns na gestação, como a prisão de ventre, as variações de humor, os enjoos matinais e a hipertensão.

Além disto, a anona irá melhorar o sistema imunitário, ajudar a regular o peso na gestação e, graças à presença de ácido fólico, minorar o risco de doenças congénitas como a espinha bífida.

8. Benefícios da anona: Melhora a saúde capilar e cutânea

A vitamina A é o segredo que torna a anona uma forte aliada da pele e do cabelo. Este alimento pode ajudar a manter a pele e os cabelos mais hidratados, melhorando o seu aspeto, a sua textura e a sua luminosidade. (5)

Este fruto é, por isso mesmo, também muito usado na indústria cosmética.

Já conhecia estes 8 benefícios da anona para a sua saúde? Sabia que este fruto doce pode promover o emagrecimento? Conte aos restantes leitores do 1001 dietas se gosta deste fruto e como costuma comê-lo.

Poderá ter interesse também em:

Purificar o fígado na Primavera: 7 métodos essenciais

Sem Comentários

Escreva um comentário