7 beneficios dos tremoços para a saúde

7 beneficios dos tremoços para a saúde

Os benefícios dos tremoços para a saúde são desconhecidos por muitas pessoas. Ainda assim, este alimento conta com propriedades benéficas, que podem ser fortes aliadas da vida saudável e da dieta. Quer conhecer os benefícios dos tremoços para a saúde? Venha saber quais são com o 1001 Dietas.

As esplanadas veraneantes portuguesas são bem conhecidas como locais onde o calor se celebra com uma imperial (ou, em alternativa, cerveja preta), acompanhadas de snacks. 

É verdade que alguns destes snacks, como as batatas fritas de pacote, se enquadram entre os alimentos que engordam e prejudicam a saúde. Outros, como os caracóis ou os tremoços gozam, também, de uma má fama, nem sempre justa.

Os tremoços correspondem a leguminosas e podem, na verdade, ser bastante saudáveis. Embora não possam ser comidos crus – forma na qual raramente são comercializados – quando cozidos e colocados em conserva, estes tornam-se comestíveis.

O tremoço tem um baixo índice glicémico e é rico em proteínas e fibras. Além disso, é uma fonte de ácidos gordos ómega 3, tem vitaminas do complexo B e vitamina E e comporta, ainda nutrientes diversos como o fósforo, o potássio, o cálcio e o ferro. (1)

Um dos maiores problemas do tremoço é o facto de este conter, por norma, elevados índices de sódio, não pela sua composição mas justamente pelo facto de provir de conservas com salmoura. Uma forma de solucionar o excedente de sódio no alimento é demolhá-lo.

Devidamente demolhado, este alimento pode, na verdade, trazer vantagens surpreendentes para o organismo humano. Venha saber quais os benefícios dos tremoços para a saúde.

7 beneficios dos tremoços para a saúde

1. Benefícios dos tremoços: Ajuda a emagrecer

Os tremoços são um alimento altamente saciante e com poucas calorias.

Uma chávena deste produto alimentar terá aproximadamente 200 kcal e criará uma sensação de saciedade prolongada, reduzindo o apetite e ajudando a controlar os desejos e a compulsão alimentar.

Ao contribuir para essa sensação de saciedade, os tremoços darão uma sensação de bem-estar e ajudarão a promover, em simultâneo, a perda de peso. (2)

2. Melhora o trânsito intestinal

Os tremoços são mais um dos alimentos para prevenir a obstipação. Este alimento é muito rico em fibras, tendo cerca de 40% de fibras alimentares na sua composição.

O consumo deste alimento irá ajudar na regulação do trânsito intestinal e melhorar, desta forma, a saúde de todo o trato digestivo.

Os tremoços contribuem ainda para a proteção da flora intestinal, contendo vários fitoquímicos na sua composição. (3)

3. Previne a diabetes

Por ser um alimento com um baixo índice glicémio, este alimento não só se adequa ao consumo por parte de diabéticos como pode, também, ajudar na prevenção da doença.

Os tremoços melhoram a sensibilidade à insulina e podem, por isso, ser um bom alimento para integrar na dieta de quem sofre ou tem propensão para a diabetes.

4. Benefícios dos tremoços: Melhora o rendimento dos treinos

Devido ao elevado índice de proteínas, os tremoços são aliados dos atletas, podendo contribuía para melhorar o rendimento nos treinos e para a recuperação muscular após os mesmos.

Este alimento está inclusivamente considerado um superalimento, integrando a composição de vários suplementos especialmente orientados para quem pratica atividades físicas regulares e intensas. (4)

5. Melhora a saúde cardiovascular

Estudos recentes em torno deste alimento têm revelado evidência de que o consumo de tremoços pode também ajudar a melhorar a pressão arterial.

A redução da pressão contribui grandemente para a redução da incidência de doenças cardiovascurlares, como o AVC ou o enfarte do miocárdio. (5)

6. Reduz os índices de colesterol

Por ser rico em fibras alimentares – mais até do que cereais como o trigo ou a aveia – os tremoços contribuem para a regulação dos índices de colesterol.

Este alimento contribuirá para baixar os níveis de mau colesterol (LDL), tendo ainda a vantagem de não conter glúten. Em muitos países, está a ser utilizado na panificação justamente por esta razão.

7. Benefícios dos tremoços: Adequa-se à dieta da grávida

Embora muitas vezes não o saiba, a grávida pode comer tremoços, sendo apenas recomendada a remoção do sal em excesso.

Além de a manter nutrida e saciada, este alimento contém ácido fólico, uma vitamina essencial na gestação pela forma como ajuda na construção do tubo neural do bebé e na prevenção de doenças congénitas.

Já conhecia todos os benefícios dos tremoços para a saúde? Costuma demolhá-los para reduzir a quantidade de sódio? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas se costuma comer tremoços e como costuma ingerir este alimento.

Poderá ser interessante ler também:

8 benefícios da anona que precisa de descobrir

8

Sem Comentários

Escreva um comentário