Dieta da lua: poderá a lua influenciar o emagrecimento?

Dieta da lua: poderá a lua influenciar o emagrecimento?

A dieta da lua acredita que este astro pode influenciar a perda de peso. Sabe de que forma a lua pode contribuir adaptar a alimentação e promover o emagrecimento?

Então, este é o momento de descobrir com o 1001 Dietas.

A lua é um astro poderoso e que, desde a antiguidade atrai a atenção de várias culturas ao redor do mundo.

Às fases da lua – ou, para dizer com mais exatidão, ao calendário lunar – são atribuídas várias caraterísticas, acreditando-se que existe uma relação tanto mística como física entre este astro e vários aspetos da vida humana.

Muitas das crenças em torno da influência lunar e das fases da lua não têm dados científicos que as comprovem. Ainda assim, a observação, ao longo dos séculos, faz com que os próprios especialistas de saúde tendam a crer que existe, em alguma medida, uma influência da lua sobre o corpo.

Um exemplo desta influência seria nas mulheres grávidas, havendo a crença popular de que a lua influencia a gravidez. Este, no entanto, não será o único exemplo de como a lua pode interferir nas nossas vidas.

Pessoas com obesidade ou sobrepeso; ou aqueles que tentam simplesmente seguir uma das dietas da moda, têm vindo a descobrir a dieta da lua.

Prometendo uma perda de peso efetivo, esta dieta baseia-se no calendário lunar e pode ser uma aliada para o emagrecimento.

Já ouviu falar na dieta da lua? Conhece as suas caraterísticas? Então, venha saber mais com o 1001 Dietas.

Dieta da lua: poderá a lua influenciar o emagrecimento?

1. O que é a dieta da lua?

A lua sempre foi olhada com um toque de misticismo pelo homem. Historicamente cultuada e vista até como “Deusa”, a lua teve sempre um papel para a humanidade.

Ao longo do tempo, os avanços científicos retiraram o poder da lua da obscuridade e comprovaram que esta pode afetar as marés e a agricultura, agindo sobre a água. Além disso, a observação, ainda sem dados científicos estritos, tem vindo a apontar para uma igual relação da lua com o ciclo menstrual das mulheres e mesmo o nascimento de bebés.

A teoria que mais comummente se ouve e a de que o exercício de influência sobre as marés (que corresponde a uma grande massa de água) bastaria para sabermos que, sendo o corpo humano também maioritariamente composto por este líquido (70%), a lua teria de influenciá-lo de igual forma.

Não há dados científicos, por agora, que suportem esta teoria.
Sendo esta – ou não – a explicação para a influência da lua sobre o corpo humano, a verdade é que as sociedades se foram nela ancorando para criar ritos e fórmulas para o quotidiano. Uma delas, que visa promover o emagrecimento, é a dieta da lua.

A dieta da lua trata-se de uma dieta que propõe que, nos dias de mudança de lua (nova para crescente; crescente para cheia; cheia para minguante; minguante para nova) se recorra apenas a líquidos (sob a forma de batidos, sumos, chás ou caldos), intercalados apenas com água. Isto corresponderia, sensivelmente, a 4 dias mensais de ingestão exclusiva de líquidos. (1)

2. Qual a relação entre as fases da lua e a alimentação?

A dieta da lua é uma dieta que acompanha as quatro fases lunares: lua nova, lua crescente, lua cheia e lua minguante. Trata-se, por isso, de uma dieta cíclica, na qual os dias mais importantes (e restritivos) acontecerão nas mudanças de lua.

O que fazer na lua nova?

A lua nova é considerada uma boa fase para iniciar a dieta. Nesta fase é mais fácil adotar novos hábitos e também combater a compulsão alimentar.
Também é uma boa fase para eliminar hábitos nocivos e iniciar atividades físicas.

O que fazer na lua crescente?

A lua crescente é a maior inimiga da dieta para emagrecer. Nesta fase é necessário um maior autocontrolo para evitar ganhar alguns quilos extra, já que é usual que as pessoas sintam uma maior vontade de cometer excessos na sua dieta.

Se desejar fazer uma dieta para engordar, esta é a melhor fase. (2)

O que fazer na lua cheia?

A lua cheia é a fase na qual existe maior tendência para se fazer retenção de líquidos. Tendendo a ficar mais lento, o metabolismo não só poderá fazer com que o corpo fique mais inchado e também mais propenso a doenças do sistema digestivo.

Nesta fase, poderá sentir-se mais enjoado ou ter maior propensão para a azia, sendo muito importante que tenha especial atenção aos alimentos que ingere.

O que fazer na lua minguante?

A lua minguante é boa para promover a eliminação da retenção de líquidos, favorecendo, por isso, também a perda calórica e a desintoxicação do corpo.
Nesta fase é mais fácil controlar a compulsão alimentar e também perder peso. (3)

3. Quais os alimentos permitidos na dieta da lua?

Tal como referimos anteriormente, a dieta da lua é uma dieta que propõe cerca de 4 dias altamente restritivos por mês, colocados nos dias de mudança lunar. 

Tal como a dieta japonesa ou o jejum intermitente, esta dieta não se adequará a toda a gente e, como tal, é muito importante que consulte um nutricionista para saber se esta dieta é adequada ao seu caso particular.

Ressaltamos que as dietas restritivas, pelas suas caraterísticas, podem ser perigosas para pessoas que sofrem de determinados problemas de saúde.

Depois de ter colocado todas as questões ao seu médico ou nutricionista, se decidir avançar com a dieta da lua, deverá dividir a dieta em duas partes. 

Nos dias de mudança de lua, quando apenas deve ingerir líquidos, os alimentos permitidos são:

– Caldos e sopas passadas;
– Sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar;
– Café e chá, sem adição de açúcar;
– Iogurtes naturais;
– Leite ou leites vegetais.

Nestes dias deverá ainda fazer a ingestão de água, recomendando-se que beba pelo menos 2 litros.

Nos restantes dias do mês, poderá comer normalmente, sendo que a dieta deverá ser saudável e variada. Alimentos processados, industrializados, de fast-food, muito ricos em açúcares e gorduras deverão ser evitados. A dieta será ainda mais eficaz caso seja realizada a par com uma rotina de exercício físico.

Já tinha ouvido falar da dieta da lua? Acha que esta é uma boa opção para tentar perder alguns quilos extra? Conte a sua opinião sobre a dieta da lua aos restantes leitores do 1001 Dietas.

Poderá ser interessante também:

Como os alimentos proibidos podem prejudicar a sua dieta

Sem Comentários

Escreva um comentário