Benefícios da pêra rocha

Benefícios da pêra rocha que a tornam aliada do organismo

Os benefícios da pêra rocha fazem dela uma forte aliada da dieta e uma promotora do bom funcionamento do corpo. Mas sabe, concretamente, com o que conta quando ingere a favorita entre as pêras portuguesas? Então, venha descobrir os benefícios da pêra rocha que a tornam aliada do seu organismo.

O consumo de frutas faz parte da rotina de muitas pessoas. Usualmente saudáveis e tendencialmente pouco calóricas, as frutas podem ajudar a cumprir o principal objetivo do século: o de ter um corpo bonito, elegante e sadio.

Claro que nem todas as frutas são iguais. Perguntas comuns, colocam o destaque neste tipo de alimento e querem saber quais as frutas que ajudam a perder peso, quais as frutas que engordam e quais os benefícios específicos de frutos como o dióspiro, o açaí, o ananás ou a manga.

Um alimento muito comum na alimentação é a chamada pêra rocha ou pêra portuguesa. Macia, pulposa e doce, esta pêra é bastante versátil, podendo ser comida crua ou usada na confeção de pratos doces ou salgados e ainda transformada em deliciosas compotas e sobremesas.

A pêra rocha é uma fruta que se destaca pela sua capacidade de conservação e trata-se de um fruto que fornece cerca de 60 kcal por cada 100 gramas de produto alimentar.

Contendo, na sua composição nutricional, proteínas e fibras alimentares, a pêra rocha é ainda uma boa fonte de ferro, magnésio, potássio, cálcio e de vitaminas como a vitamina A, do complexo B, C e K.

Hoje, olharemos para a pêra rocha, para lhe darmos a conhecer 10 benefícios desta fruta que a tornam uma forte aliada da saúde do seu organismo.

1. Benefícios da pêra rocha: Melhora o trânsito intestinal pera rocha

Um dos benefícios da pêra rocha prende-se com a sua riqueza em fibras vegetais. Pelas suas propriedades laxantes, as fibras presentes neste tipo de pêra irão ajudar na regulação intestinal, prevenindo a obstipação e ajudando na libertação de fluidos gástricos.

Assim, além de melhorar o trânsito intestinal, o consumo desta pêra contribuirá para minorar a sensação de inchaço e desconforto.

2. Aliada da saúde cardiovascular

Pela presença de potássio, a pêra rocha age, no organismo, como um vasodilatador natural. Isto significa, fundamentalmente, que ajuda a aumentar o diâmetro dos vasos sanguíneos, promovendo um melhor fluxo de sangue.

Este processo ajuda na redução da pressão arterial e retira uma parte do esforço cardíaco, o que leva a uma melhor saúde cardiovascular e a um menor risco de ataques cardíacos e AVC’s.

3. Promove a imunidade

A ação da pêra rocha no organismo ajuda, também, a fortalecer o sistema imunitário, garantindo que o corpo cria as defesas necessárias para combater as infeções que provêm do meio externo.

Assim, um dos benefícios da pêra rocha é a prevenção de eventuais gripes e constipações, bem como de outras infeções e inflamações.

4. Boa para diabéticos

O controlo da diabetes é outro dos benefícios da pêra rocha. Com um baixo índice de açúcares, este fruto ajudará a regular a glicémia na corrente sanguínea.

Assim, comer esta fruta irá, também, apoiar a prevenção e o controlo de casos de diabetes.

5. Benefícios da pêra rocha: Promove uma visão saudável

A vitamina A predomina na pêra rocha e faz com que esta fruta seja uma aliada fundamental da visão humana.

Assim, o consumo de pêra rocha ajudará a prevenir doenças oculares e a evitar, também, as doenças degenerativas de visão.

6. Garante ossos e dentes mais saudáveis

Ferro, magnésio e cálcio são os nutrientes que a pêra rocha traz consigo e que garantem a formação e a manutenção de um sistema ósseo e dentário mais saudável.

7. Combate a obesidade

Ao comer pêra rocha estará, também a contribuir para apoiar uma dieta mais saudável e que promove a perda de peso. Com cerca de 60 kcal por cada 100 gramas, esta irá criar, no organismo, uma sensação de saciedade que evitará o desejo por doces.

Além disso, a sua ação diurética promove a libertação dos líquidos em excesso, ajudando a garantir um corpo menos volumoso.

8. Tem uma ação antioxidante

A ação antioxidante da pêra rocha faz dela uma forte aliada do corpo humano, na medida em que, combatendo os radicais livres em excesso no organismo, ajudará a reduzir o risco de doenças degenerativas, de doenças cancerígenas e também do envelhecimento precoce.

A presença de flavonóides na casca deste fruto faz com que as suas propriedades sejam ainda mais notórias quando o fruto é comido inteiro, sem ser descascado.

9. Bom para o desenvolvimento fetal

Na gestação, o consumo de pêra rocha pode ser benéfico para prevenir deformações congénitas no bebé. A presença do ácido fólico irá, pois, promover o correto desenvolvimento do tubo neural do bebé.

É ainda uma escolha saudável para a gestante, na medida em que tem poucos açúcares e muitas fibras alimentares.

10. Benefícios da pêra rocha: Tem uma ação desintoxicante

Muito rica em água e nutrientes, a pêra irá ajudar na hidratação do organismo, promovendo ainda a libertação das toxinas acumuladas no mesmo.

Neste processo, melhora todo o processo gastrointestinal e garante um melhor funcionamento global do organismo.

Já conhecia os benefícios da pêra rocha para o seu organismo? Como costuma comer esta pêra? Partilhe ideias e receitas com todos os leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: ericeiramag medicalnewstoday mundoboaforma organicfacts cab bbcgoodfood

3

Sem Comentários

Escreva um comentário