Combater a depressão: 3 receitas que combatem o mal-estar e a ansiedade

Combater a depressão: 3 receitas que combatem o mal-estar e a ansiedade

Combater a depressão nem sempre é fácil mas a verdade é que a alimentação pode ajudar. Algumas receitas podem, de forma eficaz, promover o bom humor e combater a sensação de mal-estar. Venha com o 1001 Dietas conhecer 3 receitas para combater a depressão.

São muitas as pessoas que convivem com a depressão e a ansiedade. O stress do nosso quotidiano e o ritmo alucinante do século XXI é um forte inimigo do bem-estar e, muitas vezes, ainda que tentemos manter-nos positivos, a verdade é que acabamos por ceder ao lado mais negativo da nossa mente.

Evidentemente, algumas épocas da vida são também dadas ao aparecimento deste tipo de problema: a depressão na gravidez, a depressão pós-parto ou mesmo a depressão infantil são problemas severos e reais, aos quais nem sempre é fácil dar resposta.

Muitas pessoas abrigam-se na meditação ou no golfe para reduzir a ansiedade e promover um estilo de vida mais saudável. Outros, procuram nos alimentos ou no exercício físico, os aliados para este efeito.

É verdade que não existe uma dieta específica para quem sofre de depressão. Ainda assim, sabe-se que alguns alimentos são eficazes na promoção de um melhor humor, combatendo o mal-estar. (1)

Estes alimentos são muito importantes no combate da depressão, fundamentalmente porque ajudam na libertação de hormonas como a serotonina ou as endorfinas.

Agindo como neurotransmissores, estas são responsáveis pela criação de uma sensação de relaxamento e de bem-estar, que resulta na melhoria do humor e pode ajudar no combate à depressão.

São vários os alimentos que podem ajudar neste processo e também variadas as receitas nas quais estes podem ser combinados. Hoje, iremos conhecer 3 receitas que podem ajudar a combater a depressão e a melhorar o seu humor. Venha saber quais são.

Combater a depressão: 3 receitas que combatem o mal-estar e a ansiedade

1. Combater a depressão com ovos escalfados e espargos

É possível lutar contra a depressão com ovos escalfados e espargos. Esta será uma excelente fonte de nutrientes, incluindo vitaminas do complexo B e vitamina D. Os espargos trarão ainda os benefícios do triptofano, ajudando a elevar os índices de serotonina. (2)

Para fazer esta receita irá precisar de:

– 12 pés de espargos;
– 2 ovos;
– 2 fatias de pão;
– azeite para untar;
– Sal q.b.;
– Pimenta q.b.;
– Parmesão (opcional)

Preparação:

Comece por preparar os espargos, partindo o talo por onde os mesmos cederem e descartando a parte inferior. Leve-os a encalar por 2 minutos em água fervente temperada com sal.

Torre as fatias de pão no forno ou numa torradeira.
Utilizando um copo, coloque película aderente, utando-a com azeite, criando um pequeno saquinho onde possa partir o seu ovo e embrulhe-o como um rebuçado. Faça o mesmo procedimento para o outro ovo. Coloque os embrulhos em água fervente por 3 minutos.

Coloque o pão como base, com os espargos no topo e o ovo sobre esta cama vegetal. Polvilhe com sal, pimenta e regue com um fio de azeite. Para complementar, pode ainda polvilhar com o parmesão ralado.

Combater a depressão com um batido de banana, amêndoa e aveia

A libertação de serotonina fica prometida com alimentos como a amêndoa e aveia, ricos em triptofano. Além disso, estes grãos e frutos secos são ainda uma boa fonte de ómega-3, um elemento que também pode ajudar na redução da ansiedade. (3)

Para preparar este batido vai precisar de:

– 1 banana de tamanho médio (madura);
– ½ colher de sopa de aveia
– ½ colher de sopa de amêndoa moída
– 100 ml de leite magro ou de leite vegetal

Preparação:

Coloque todos os elementos no liquidificador e bata-os até que a mistura fique homogénea.
Consuma na hora e, de preferência, logo pela manhã, ainda em jejum.

Combater a depressão com salada de salmão com espinafres e vinagreta

A depressão pode levar a sérios problemas de alimentação e nutrição, sendo responsável por diversos problemas de saúde, incluindo a obesidade e a anorexia nervosa. (4)

Uma salada de salmão com vinagreta pode ajudar a combater a depressão fornecendo ao organismo ómega-3 (presente no azeite e no salmão) e aumentando a produção de serotonina.

Para fazer esta receita irá precisar de:

– 100 gramas de salmão fumado;
– 3 chávenas de espinafres;
– ½ cebola roxa;
– 1 colher de sopa de cebolinho picado;
– Azeite;
– Vinagre de maçã;
– 1 colher de chá de mel;
– Sal q.b.
– Pimenta q.b.

Preparação:

Lavar bem os espinafres e cortar a cebola em meias luas. 
Numa pequena taça, juntar um pouco de azeite, de vinagre e o mel, misturando vigorosamente.

Cortar o salmão fumado e montar a salada com os espinafres e a cebola. 
Regar com o tempero e servir de imediato.

Já estava familiarizado com todas estas receitas para combater a depressão. Conhece mais alguma? Não deixe de partilhar a sua receita para combater a depressão com os restantes leitores do 1001 Dietas.

Poderá ter interesse também neste artigo:

Benefícios do kiwi: 10 razões para comer este fruto

7

Sem Comentários

Escreva um comentário