benefícios das azeitonas

10 benefícios das azeitonas que precisa de conhecer

Os benefícios das azeitonas para a saúde fazem delas excelentes aliadas da nossa saúde. Fáceis de integrar na rotina alimentar e repletas de sabor, as azeitonas podem bem ser o alimento certo para si. Já conhece os benefícios das azeitonas?

Venha conhecê-los com o 1001 Dietas.

A alimentação é, como todos sabemos, fundamental para garantir um organismo sadio. Hoje, mais do que nunca, os cuidados com a dieta levam a que muitas pessoas procurem as alternativas mais saudáveis. Os objetivos são claros e definidos: ter um corpo saudável e elegante.

A escolha dos alimentos que chegam ao nosso prato deriva, muitas vezes, de um análise cautelosa sobre os benefícios de cada produto alimentar. Queremos saber, por exemplo, os benefícios da manga, do tomate e do salmão, para garantirmos que estes são boas escolhas alimentares.

Na dieta mediterrânica um ingrediente que raramente falta são as azeitonas. Nas saladas, na ornamentação de pratos ou mesmo como aperitivo antes das refeições, elas marcam lugar e destacam-se, nas suas várias variedades e tipos.

Claro que a presença frequente das azeitonas no prato gera questões. Será que as azeitonas engordam? Poderei comer azeitonas na gravidez? Quais os benefícios das azeitonas para a minha dieta?

Hoje, quisemos dar resposta a esta última pergunta e, por isso mesmo, dedicámos este artigo à azeitona. Se quer conhecer os principais benefícios das azeitonas, este artigo foi feito a pensar em si.

1. Benefícios das azeitonas: Rica em vitaminas e minerais azeitonas

A azeitona trata-se de um alimento nutricionalmente muito rico. Estas têm, na sua composição, vários elementos fundamentais para a nossa dieta quotidiana, incluindo a vitamina A, a vitamina C, a vitamina E e a vitamina K.

As azeitonas são ainda uma boa fonte de ferro, de cálcio, de potássio e de sódio.

2. Combate os radicais livres

Um dos benefícios das azeitonas é a sua potente ação antioxidante. Este alimento irá, por isso mesmo, ajudar a combater o excesso de radicais livres. Assim, o consumo de azeitonas ajudará na prevenção de doenças degenerativas (como o Alzheimer), de doenças visuais degenerativas (como as cataratas) e também dos sinais de envelhecimento precoce.

3. Ajuda a combater os vírus

Um dos benefícios das azeitonas para o organismo é o facto de estas terem uma ação antiviral no corpo humano. Assim, o seu consumo ajudará a aumentar as defesas face a vírus como o vírus da gripe, do herpes ou da hepatite.

4. Promove a perda de peso

Ao consumir azeitonas, estará a consumir ácidos gordos. Estes terão um papel na produção hormonal de adiponectina, uma hormona responsável pela maior queima de gordura.

Além disso, ricas em fibras, as azeitonas ajudarão a reduzir a quantidade de açúcar no sangue, reduzindo a formação de gordura a partir da glicose em excesso.

5. Benefícios das azeitonas: Promove a saciedade azeitonas verdes

As azeitonas são muitas vezes servidas como aperitivo ou entrada. O ato de consumir (moderadamente) azeitonas antes da refeição pode ser muito positivo para quem deseja perder peso. As azeitonas irão agir como um saciante natural, reduzindo o apetite.

Os ácidos gordos presentes na azeitona farão com que a digestão decorra de forma mais lenta e enviarão ao cérebro estímulos que aumentarão e prolongarão a sensação de estar satisfeito.

6. Ideal para atletas

Outro dos benefícios das azeitonas é a forma como podem ajudar a melhorar o rendimento corporal no exercício físico, prolongando os seus efeitos.

Rico em ferro, este alimento ajudará na produção da hemoglobina e irá estimular o transporte do oxigénio, o que rentabilizará todo o processo de síntese energética, fornecendo mais energia às células corporais.

7. Promove a saúde óssea

Os estudos realizados sobre as azeitonas demonstraram que a presença de oleuropeína na sua composição é extremamente benéfica para a saúde óssea. Este composto irá, pois, promover o desenvolvimento de osteoblastos, os elementos responsáveis pela recuperação e formação de ossos no nosso corpo.

O consumo de azeitonas tem ainda um papel no combate à osteoporose.

8. Promove a saúde cardiovasculas

Embora se trate de um alimento oleoso, a azeitona é rica em ácidos gordos que ajudam na regulação dos índices de colesterol, aumentando os níveis de bom colesterol (HDL) e reduzindo os níveis de mau colesterol (LDL).

Assim, o consumo moderado de azeitonas poderá ajudar a garantir a saúde cardíaca e vascular, reduzindo o risco de enfartes e AVC’s.

9. Melhora o aspeto da pele

Um dos componentes presente na azeitona é conhecido como ácido oleico. Este ácido é muito importante para garantir uma pele saudável e macia.

Este alimento é ainda um aliado na luta contra as rugas e na prevenção do cancro da pele.

10. Benefícios das azeitonas: Previne alergias

Um dos benefícios das azeitonas que poucos conhecem é a forma como o seu consumo pode ajudar na redução da propensão para reagir negativamente aos fatores externos sazonais.

Tendo uma ação anti-histamínica natural, a azeitona irá reduzir a manifestação dos sintomas e minorar as reações alérgicas.

Já conhecia os principais benefícios das azeitonas? Como costuma integrar este alimento na sua rotina alimentar? Partilhe a sua opinião com os demais leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: mundoboaforma healthline tudoporemail whfoods dietaesaude

3

Sem Comentários

Escreva um comentário