Os benefícios da pêra rocha fazem dela uma forte aliada da dieta e uma promotora do bom funcionamento do corpo. Mas sabe, concretamente, com o que conta quando ingere a favorita entre as pêras portuguesas? Então, venha descobrir os benefícios da pêra rocha que a tornam aliada do seu organismo.
O consumo de frutas faz parte da rotina de muitas pessoas. Usualmente saudáveis e tendencialmente pouco calóricas, as frutas podem ajudar a cumprir o principal objetivo do século: o de ter um corpo bonito, elegante e sadio.
Claro que nem todas as frutas são iguais. Perguntas comuns, colocam o destaque neste tipo de alimento e querem saber quais as frutas que ajudam a perder peso, quais as frutas que engordam e quais os benefícios específicos de frutos como o dióspiro, o açaí, o ananás ou a manga.
Um alimento muito comum na alimentação é a chamada pêra rocha ou pêra portuguesa. Macia, pulposa e doce, esta pêra é bastante versátil, podendo ser comida crua ou usada na confeção de pratos doces ou salgados e ainda transformada em deliciosas compotas e sobremesas.
A pêra rocha é uma fruta que se destaca pela sua capacidade de conservação e trata-se de um fruto que fornece cerca de 60 kcal por cada 100 gramas de produto alimentar.
Contendo, na sua composição nutricional, proteínas e fibras alimentares, a pêra rocha é ainda uma boa fonte de ferro, magnésio, potássio, cálcio e de vitaminas como a vitamina A, do complexo B, C e K.
Hoje, olharemos para a pêra rocha, para lhe darmos a conhecer 10 benefícios desta fruta que a tornam uma forte aliada da saúde do seu organismo.
1. Benefícios da pêra rocha: Melhora o trânsito intestinal 
Um dos benefícios da pêra rocha prende-se com a sua riqueza em fibras vegetais. Pelas suas propriedades laxantes, as fibras presentes neste tipo de pêra irão ajudar na regulação intestinal, prevenindo a obstipação e ajudando na libertação de fluidos gástricos.
Assim, além de melhorar o trânsito intestinal, o consumo desta pêra contribuirá para minorar a sensação de inchaço e desconforto.
2. Aliada da saúde cardiovascular
Pela presença de potássio, a pêra rocha age, no organismo, como um vasodilatador natural. Isto significa, fundamentalmente, que ajuda a aumentar o diâmetro dos vasos sanguíneos, promovendo um melhor fluxo de sangue.
Este processo ajuda na redução da pressão arterial e retira uma parte do esforço cardíaco, o que leva a uma melhor saúde cardiovascular e a um menor risco de ataques cardíacos e AVC’s.
3. Promove a imunidade
A ação da pêra rocha no organismo ajuda, também, a fortalecer o sistema imunitário, garantindo que o corpo cria as defesas necessárias para combater as infeções que provêm do meio externo.
Assim, um dos benefícios da pêra rocha é a prevenção de eventuais gripes e constipações, bem como de outras infeções e inflamações.
4. Boa para diabéticos
O controlo da diabetes é outro dos benefícios da pêra rocha. Com um baixo índice de açúcares, este fruto ajudará a regular a glicémia na corrente sanguínea.
Assim, comer esta fruta irá, também, apoiar a prevenção e o controlo de casos de diabetes.
5. Benefícios da pêra rocha: Promove uma visão saudável
A vitamina A predomina na pêra rocha e faz com que esta fruta seja uma aliada fundamental da visão humana.
Assim, o consumo de pêra rocha ajudará a prevenir doenças oculares e a evitar, também, as doenças degenerativas de visão.
6. Garante ossos e dentes mais saudáveis
Ferro, magnésio e cálcio são os nutrientes que a pêra rocha traz consigo e que garantem a formação e a manutenção de um sistema ósseo e dentário mais saudável.
7. Combate a obesidade
Ao comer pêra rocha estará, também a contribuir para apoiar uma dieta mais saudável e que promove a perda de peso. Com cerca de 60 kcal por cada 100 gramas, esta irá criar, no organismo, uma sensação de saciedade que evitará o desejo por doces.
Além disso, a sua ação diurética promove a libertação dos líquidos em excesso, ajudando a garantir um corpo menos volumoso.
8. Tem uma ação antioxidante
A ação antioxidante da pêra rocha faz dela uma forte aliada do corpo humano, na medida em que, combatendo os radicais livres em excesso no organismo, ajudará a reduzir o risco de doenças degenerativas, de doenças cancerígenas e também do envelhecimento precoce.
A presença de flavonóides na casca deste fruto faz com que as suas propriedades sejam ainda mais notórias quando o fruto é comido inteiro, sem ser descascado.
9. Bom para o desenvolvimento fetal
Na gestação, o consumo de pêra rocha pode ser benéfico para prevenir deformações congénitas no bebé. A presença do ácido fólico irá, pois, promover o correto desenvolvimento do tubo neural do bebé.
É ainda uma escolha saudável para a gestante, na medida em que tem poucos açúcares e muitas fibras alimentares.
10. Benefícios da pêra rocha: Tem uma ação desintoxicante
Muito rica em água e nutrientes, a pêra irá ajudar na hidratação do organismo, promovendo ainda a libertação das toxinas acumuladas no mesmo.
Neste processo, melhora todo o processo gastrointestinal e garante um melhor funcionamento global do organismo.
Já conhecia os benefícios da pêra rocha para o seu organismo? Como costuma comer esta pêra? Partilhe ideias e receitas com todos os leitores do 1001 Dietas.
Algumas fontes: ericeiramag medicalnewstoday mundoboaforma organicfacts cab bbcgoodfood
GIPHY App Key not set. Please check settings