benefícios das amêndoas que precisa de conhecer

8 benefícios das amêndoas que precisa de conhecer

Os benefícios das amêndoas fazem deste um dos frutos secos mais utilizados na dieta da atualidade. Já conhece as vantagens que comer amêndoas traz ao seu organismo?

Então, está na hora de as conhecer com o 1001 Dietas. 

Mais do que nunca, as pessoas questionam-se, hoje, sobre as propriedades dos alimentos. No seio de uma geração fit, onde o bem-estar, a saúde e a aparência contam; saber as razões pelas quais determinados ingredientes devem ser incluídos na rotina alimentar torna-se fundamental. 

Hoje, já não basta saber a roda dos alimentos. Cada vez mais, o conhecimento torna-se específico e buscamos saber os pormenores que tornam cada componente benéfico ou perigoso para a nossa saúde. 

Assim, damos por nós a questionar quais os benefícios dos brócolos, a querer saber se é mais seguro cozinhar com manteiga ou margarina ou mesmo a inquirir quais os alimentos a ingerir para prevenir a demência

Não poupamos questões sobre os alimentos. É por isso que, mesmo sabendo já os benefícios dos frutos secos, nos debruçamos sobre as especificidades de cada um dos frutos que se integra neste grupo. 

As amêndoas são um dos alimentos que gera questionamento, não sendo incomum que se questione se as amêndoas são um bom alimento para a grávida ou, simplesmente, quais os benefícios das amêndoas. 

Hoje, queremos saber quais os benefícios das amêndoas. Se este é um dos frutos secos de que mais gosta, leia o artigo e descubra os benefícios das amêndoas que precisa mesmo de conhecer. 

benefícios das amêndoas que precisa de conhecer

1. Benefícios das amêndoas: Tem uma ação anticancerígena

Vários estudos têm associado o consumo de amêndoas com a redução do risco de desenvolvimento de doenças cancerígenas. (1

Além de neutralizarem o efeito do excesso de radicais livres no organismo, devido à presença de fortes antioxidantes; o consumo deste fruto seco está ainda associado à regeneração das células por estes danificadas. 

Os estudos realizados na América, incluindo no seu Centro Nacional de Pesquisa sobre o Cancro, demonstram ainda que este fruto seco ajuda particularmente na melhoria da saúde do cólon, prevenindo este tipo de cancro. 

2. Promove o ganho de massa muscular

Um dos benefícios das amêndoas – que tende a agradar particularmente a quem faz dieta e deseja substituir a gordura localizada por massa magra – é a forma como este alimento ajuda a ganhar massa muscular. 

Ricas em proteínas, as amêndoas ajudam no ganho de massa muscular e também na reparação das micro lesões resultantes dos treinos intensos. 

3. Melhora a saúde cerebral

Um dos benefícios das amêndoas reside na forma como estas ajudam a promover e potenciar a atividade cerebral. 

Ricas em L-carnitina e riboflavina, as amêndoas ajudam a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Além disso, a sua riqueza vitamínica, incluindo com a vitamina E e a vitamina B6, promovem a melhoria da memória e protegem as células cerebrais do envelhecimento precoce. 

4. Regulam os níveis de colesterol

Encontrando-se entre os alimentos que ajudam a regular os níveis de colesterol, as amêndoas contam com a particularidade de promoverem a redução do LDL (mau colesterol), ao mesmo tempo que promovem a elevação dos níveis de HDL (bom colesterol). 

Vários estudos realizados em torno desta questão revelaram uma relação direta entre o consumo de amêndoas e a melhoria dos níveis de colesterol no organismo. (2

5. Benefícios das amêndoas: Promove o emagrecimento

Um dos benefícios das amêndoas é a promoção do emagrecimento. Ideal para integrar na dieta, este alimento age como um saciante natural, promovendo a sensação de satisfação alimentar e de saciedade. 

Além disso, as gorduras presentes nas amêndoas são saudáveis e ajudam a acelerar o metabolismo, contribuindo para a perda de peso e também para a regulação do mesmo, após a dieta. 

Existem ainda estudos que comprovam que a integração das amêndoas na dieta podem ajudar a perder uma maior quantidade de peso. (3

6. Aliadas dos diabéticos

As amêndoas são um fruto seco que ajuda a controlar os índices de açúcar na corrente sanguínea. 

Rico em magnésio, este alimento ajuda a reduzir os índices glicémicos e a produção de insulina depois das refeições. Torna-se, assim, uma boa opção para quem sofre de diabetes tipo 2. (4

As amêndoas podem ainda ajudar a reduzir o risco de vir a sofrer desta doença. 

7. Fortalecimento dos ossos

Um dos benefícios das amêndoas reside na forma como este fruto seco pode ajudar a melhorar a estrutura óssea e dentária. 

Melhorando a síntese de colágeno, este alimento ajuda a melhorar a absorção do cálcio e faz com que os ossos e dentes sejam fortalecidos. 

Trata-se de um forte aliado na prevenção da osteoporose, pelo que se torna, também, um dos alimentos para a mulher na menopausa, época na qual a incidência desta doença tende a aumentar. 

8. Benefícios das amêndoas: Aporte energético

Embora seja um alimento relativamente pequeno, a amêndoa é, também, um alimento que ajuda a promover um forte aporte energético. 

Com cerca de 576 calorias por cada 100 gramas, este é um alimento calórico e nutritivo. As calorias das amêndoas são, no entanto, valiosas: estas melhoram o funcionamento do organismo e ajudam a acelerar o metabolismo. 

Assim, tornam-se uma boa fonte de energia e – desde que consumidas regradamente e com moderação – promovem, em simultâneo, o emagrecimento. 

Já conhecia todos estes benefícios das amêndoas? Como costuma ingerir este alimento? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas quais as razões que o levam a ingerir amêndoas. 

Irá talvez gostar também de:

10 Benefícios do inhame para a saúde

5

Sem Comentários

Escreva um comentário