benefícios do noni para a saúde

5 benefícios do noni para a saúde e 2 riscos a considerar

Os benefícios do noni para a saúde são muito falados mas nem por isso os riscos associados podem ser esquecidos. Já conhece este fruto? Sabe quais são os benefícios do noni? E os seus perigos?

Se quer saber mais sobre os riscos e benefícios do noni para a saúde, não deixe de ler este artigo do 1001 Dietas.

São muitos os frutos que geram dúvidas no que diz respeito às suas propriedades e benefícios para a saúde.

Não é invulgar que se queira saber mais sobre a laranja ou a manga ou que se procure mais informações sobre frutos menos conhecidos, tal como a anona ou o loengo.

Ainda assim, provavelmente, poucos frutos serão tão controversos como o noni. Este fruto – cujo nome científico é Morinda citrifolia L.- é particularmente aclamado no Panamá, provindo ainda da Ásia, da América Central e da Oceânia. Este inclui vários suplementos dietéticos, sendo-lhe atribuídos diversos benefícios. (1)

Da sua composição fazem parte alguns nutrientes essenciais, incluindo o ferro, o zinco e o cálcio. É ainda rico em vitamina C, fibras alimentares e proteínas.

De sabor amargo e tonalidade amarelada, este fruto é usualmente consumido a par com outros, não contendo um sabor muito apreciado.

Apesar de todos os benefícios que motivam o seu consumo, este fruto tornou-se altamente polémico e a sua comercialização para fins medicinais foi mesmo proibida no Brasil, pela ANVISA. (2)

Hoje, iremos conhecer os 5 principais benefícios do noni e também 2 razões para ter cuidado com este fruto. Venha saber quais são.

benefícios do noni para a saúde

Benefícios do noni para a saúde

1. Tem efeitos anticancerígenos

Os estudos realizados em torno das propriedades anti-cancerígenas e anti-tumorais do noni revelaram que este fruto poderá ter uma ação positiva sobre vários tipos de cancro, incluindo o cancro do pulmão, o cancro do colon, o cancro do esófago, o cancro da mama e o cancro cervical.

Quando combinado com alguns agentes de quimioterapia, este fruto apresentou resultados favoráveis na melhoria e cura deste tipo de tumor, mostrando-se ainda um inibidor do crescimento deste tipo de célula. (3)

2. Promove a saúde cardiovascular

O papel do noni para a saúde cardiovascular também foi estudado. A presença das lignanas, um tipo de polifenol, está associada à prevenção do LDL (mau colesterol).

Ao reduzir os índices de mau colesterol, o noni iria evitar o bloqueio arterial, melhorar o fluxo sanguíneo e contribuir para a melhoria de todo o sistema cardiovascular.

Doenças como o enfarte do miocárdio e o AVC poderiam, por isso, ser prevenidas com este consumo.

3. Tem efeito antidepressivo

Segundo os estudos realizados, o Noni pode ajudar a estimular a melatonina e a serotonina. Estas duas hormonas são fundamentais na prevenção e tratamento da depressão na medida em que se relacionam diretamente com as emoções, o humor e o sono. (4)

Ao regular estas hormonas, o noni ajudará a melhorar a atividade cerebral, agindo como um antipsicótico e um antidepressivo.
As funções cognitivas poderão, também, ser melhoradas. 

4. Combate a obesidade

Os resultados de alguns dos estudos realizados demonstraram que o noni pode audar a combater algumas disfunções metabólicas, incluindo as responsáveis pela obesidade.

O consumo de noni poderia, segundo estes estudos, evitar a acumulação de gordura, melhorar a pressão arterial, regular os índices lipídicos e glicémicos no organismo e, assim, ajudar a controlar o peso ou mesmo a emagrecer. (5)

5. Promove a redução das dores

Uma das propriedades mais aclamadas do noni é o seu efeito na redução das dores devido à sua propriedade analgésica.
Segundo os estudos, o noni pode ser eficaz na redução de dores de cabeça, de dores nas articulações e das dores provocadas pela artrite.

Riscos do noni que apelam à moderação

1. Potencial toxicidade

Uma das razões que levaram a ANVISA a proibir o fruto no Brasil foi a forma como alguns estudos salientam a falta de segurança associada ao seu consumo.

Segundo várias pesquisas científicas, o fruto pode promover a toxicidade hepática e gerar problemas graves no fígado.

Pela mesma razão o noni na gravidez é desaconselhado, podendo gerar abortos e outros problemas gestacionais.

A potencial toxicidade do fruto faz ainda com que este seja desaconselhado a pessoas com doenças renais. (6)

2. Dados inconclusivos e estudos parcos

Apesar de muito se ter estudado o noni, a verdade é que os resultados obtidos não só são ambíguos e contraditórios como, muitas vezes, algo vagos quanto à forma como o organismo responde a este fruto.

A ausência de resultados comprovados e homogéneos faz com que o consumo de noni possa oferecer alguns riscos.

Em caso de consumo, o mesmo deve ser regrado e moderado. O ideal será sempre que se aconselhe junto de um nutricionista ou especialistas da área da saúde antes de consumir noni.

Já conhecia o noni, os seus benefícios e riscos? Conte a sua opinião sobre esta matéria aos restantes leitores do 1001 Dietas.

Poderá ser interessante ler também:

7 beneficios dos tremoços para a saúde

4

No Responses

Write a response