bolo-rei engorda

Bolo-rei engorda?

Bolo-rei engorda

O Natal aproxima-se e, com ele, os habituais excessos alimentares. Quando estamos a fazer dieta, ver sobre a mesa as nossas iguarias favoritas pode gerar sentimentos controversos.

Nesse momento, questionamos o mal que poderá efetivamente advir de uma “facadinha” na dieta. É neste contexto que surgem perguntas como a que hoje nos ocupa: sendo à base de fruta, será que o bolo-rei engorda?

Venha saber com o 1001 dietas.

Chega a consoada, no dia 24 de Dezembro, e todos os medos de alguém envolto em 1001 dietas e decidido a perder peso parecem, de súbito, colocados no mesmo metro quadrado de uma sala de jantar.

Para onde quer que olhe, sente o apelo dos alimentos que tem tentado evitar. E eles chamam por si.

Acredite em nós: este é um sentimento comum a tantos quantos têm de gerir a sua dieta com a época festiva.

Um dos elementos que, geralmente, salta à vista nesta mesa recheada de delícias, é o famoso bolo-rei, elemento obrigatório do banquete natalício e tão típico entre as famílias portuguesas.

Por norma, este bolo é um dos grandes favoritos dos amantes do Natal e torna-se impossível negar, pelo menos, o consumo de uma fatia.

Pintado com as cores das frutas, muitas pessoas acabam por justificar essa fatia dizendo a si mesmas que a “fruta não faz mal”… e questionando: será que o bolo-rei engorda?

Hoje, o 1001 dietas debruçou-se sobre esta questão, procurando desmistificar as ideias em torno do bolo-rei.

Venha connosco saber se o bolo-rei engorda.

o bolo rei faz engordar

1. As propriedades do bolo-rei

Numa primeira instância, olhando o bolo-rei, são muitos os que tentam justificar que não se trata de uma má opção alimentar para quebrar um pouquinho a sua dieta saudável.

Cozinhado no forno, parece ser melhor do que as frituras (como os sonhos ou as rabanadas); sendo ainda um bolo que parece, ao palato, pouco doce; e que se baseia grandemente nas frutas e nos frutos secos.

Ainda assim, se deixarmos esta visão meio condescendente sobre as propriedades e caraterísticas do bolo e o virmos com realismo, veremos uma verdade bem diferente.

Rei entre os bolos e senhor das mesas de Natal, o bolo-rei não pode deixar de ser definido com uma verdadeira bomba calórica.

A massa deste bolo, feito com farinha de trigo, cujo valor nutritivo é baixo e a porção de hidratos de carbono é excessiva é a primeira razão para que este seja um bolo extremamente nocivo para as dietas.

Já a fruta presente no bolo, pode ser definida como as frutas que mais engordam, uma vez que se tratam de frutas cristalizadas, altamente processadas e que, em vez de trazerem os benefícios regulares da fruta, constituem verdadeiros pedaços de açúcar.

Os frutos secos, embora nutritivos, são, como sabemos, também grandes fontes energéticas, contendo imensas calorias.

2. As calorias do bolo-rei

Todo este conjunto de caraterísticas fazem do bolo-rei um doce extremamente calórico. Ainda assim, se quisermos reduzir a números esta porção calórica, teremos uma melhor noção do quanto o bolo-rei engorda.

Uma fatia de 100 gramas deste bolo oscila, por norma, entre as 390 e as 410 calorias.

Isto significa que, caso a sua dieta esteja orientada para o consumo de 1800 calorias diárias, uma simples fatia de bolo-rei poderá corresponder a ¼ das calorias que necessita num dia inteiro.

O jornal português Público, analisando isto mesmo, chegou a lançar um artigo onde refere que são necessários 84 minutos de exercício.

3. Bolo-rei engorda?

Este olhar sobre um dos doces favoritos de Natal mostra, de facto, que este será uma má escolha para quem se encontra de dieta.

O bolo-rei engorda e, além disto, apresenta-se ainda como uma opção pouco nutritiva e que trará poucas vantagens ao seu organismo, podendo ser visto como uma “comida de gula”.

Costuma comer bolo-rei no Natal? Sabia tudo isto sobre este bolo? Conte-nos quais são os seus doces favoritos de Natal e quais merecem a dita “facadinha na dieta”.

Algumas fontes: publico  lifestyle.sapo  receitasdedieta  lifestyle.sapo movenoticias

29

No Responses

Write a response