Como funciona a dieta atkins, tem riscos para a saúde
O nosso tempo leva a uma procura incessante pelos hábitos e rotinas mais saudáveis, na busca pela vida equilibrada e pelo corpo fit. Uma das dietas que tem vindo a ganhar adeptos é a dieta Atkins. Sabe como funciona a dieta Atkins? Sabe quais as vantagens e os riscos deste tipo de dieta?
Venha descobrir com o 1001 dietas.
As dietas estão na moda e, ao longo dos anos, não têm faltado sugestões para ajudar quem deseja ter um corpo fit e uma vida mais saudável, a encontrar um caminho alimentar para o cumprimento dos seus desejos.
Algumas dietas apresentam-se como soluções rápidas para a perda de peso e têm vindo a ganhar adeptos ao longo do tempo.
Dietas famosas, como a dieta Paleo ou a dieta Atkins surgem, nas conversas, como soluções para um corpo e uma vida mais saudável.
Claro que, como sempre acontece, tudo o que surge e se torna moda tem, por um lado, um toque de extremismo e, por outro, grupos mobilizados que se dedicam a apontar os riscos e a criticar este tipo de escolhas alimentares.
Independentemente das opiniões pessoais, a verdade é que muitas destas dietas oferecem resultados e, a par com eles, benefícios e riscos para a saúde.
Hoje, é sobre a forma como funciona a dieta Atkins que lançaremos o olhar, para descobrirmos mais sobre este dieta, os seus riscos e os seus benefícios.
Acompanhe o 1001 dietas e venha saber como funciona a dieta Atkins.
1. O que é a dieta Atkins?
A dieta Atkins, que é também conhecida como dieta protéica ou dieta da proteína, foi desenvolvida nos Estados Unidos da América pelo especialista que lhe dá nome, o cardiologista Robert Atkins.
Esta dieta não é recente, tendo surgido nos anos 60 e começado a ser falada nos anos 70.
Nesta época a proposta de Atkins era simples: eliminar radicalmente o consumo de hidratos de carbono, substituindo os mesmos por proteínas.
Assim, as carnes, os peixes, os ovos e os derivados do leite tornavam-se o centro da alimentação humana.
Com esta sugestão, o cardiologista visava uma modificação do metabolismo humano, onde se promovia a cetose – nome que se dá à forma como o organismo recorre à sua própria gordura corporal para produzir energia – impulsionando, assim, a perda de peso através da eliminação das reservas de gordura presentes no organismo.
Esta dieta, que apresenta efeitos céleres e comprovados, tem, no entanto, sido altamente questionada pela comunidade clínica e científica, uma vez que apresenta riscos para a saúde.
2. Como funciona a dieta Atkins?
Saber como funciona a dieta Atkins implica conhecer as suas quatro fases.
A primeira fase de funcionamento desta dieta é conhecida como Introdução à Cetose ou simplesmente como Fase de Indução.
Nesta fase, pretende-se que a pessoa que realiza a dieta não consuma mais do que 20 gramas de hidratos de carbono por dia durante um período de 15 dias.
Durante este tempo, devem ser ingeridos, diariamente, pelo menos 8 copos de água.
Permitidos, nesta fase, estão produtos alimentares como carnes e queijos, sendo ainda possível consumir pequenas porções de brócolos, alface ou tomate.
Esta fase permite ao corpo entrar em fase de cetose e costuma equivaler a uma perda de peso média de 3 quilos por semana.
A segunda fase de funcionamento da dieta atkins é a fase de Perda de Peso Constante ou Perda de Peso Contínua (ou simplesmente PPC).
Nesta fase, pretende-se que a pessoa que faz a dieta reintroduza os hidratos de carbono mas apenas até ao ponto em que continue a perder peso.
Isto é, cabe à pessoa que faz a dieta descobrir a quantidade de hidratos que pode ingerir sem aumentar o peso e mantendo uma tendência para a redução do mesmo.
Assim, semanalmente, deverão ser aumentados 5 gramas de hidratos de carbono, até atingir um equilíbrio entre a quantidade de alimentos ingeridos e a perda de peso.
Nesta fase, pode ser aumentada a dose de legumes ingeridos, sendo que esta etapa será levada até que a pessoa esteja a menos de 5 quilos de atingir o seu objetivo de peso ideal.
Ao chegar a esta fase e já perto de atingir o objetivo, entra-se na terceira fase: a fase de pré manutenção.
Esta fase implica a adição de 10 gramas de hidratos de carbono diária, até se descobrir a quantidade que se pode comer sem ganhar peso. Esta é uma fase que dura entre 2 e 3 meses.
Por fim, a forma como funciona a dieta Atkins determina que a última fase seja a da manutenção.
Aqui, a intenção é manter os hábitos aplicados e aprendidos ao longo das anteriores, promovendo a manutenção do peso. Nesta fase a pessoa estará a ingerir, sensivelmente, 100 gramas de hidratos de carbono por dia.
3. Quais os riscos da dieta Atkins para a saúde?
Embora os resultados da dieta apresentada sejam efetivos, a forma como funciona a dieta Atkins apresenta vários riscos para a saúde.
Esta ideia, determinada por diversos estudos ao longo dos anos, faz com que a maioria dos médicos e especialistas de nutrição a desaconselhe.
Em primeiro lugar, a própria Organização Mundial de Saúde considera que os hidratos de carbono devem constituir entre 55% e 75% do número total de calorias ingeridas, uma vez que o corpo, quando recorre às suas reservas para produzir energia, liberta os chamados corpos cetónicos e estes podem ser nocivos para as células.
Além disso, é comum que esta dieta leve a situações de fraqueza, passando a sofrer de desmaios e tonturas.
A pobreza de fibras incluída neste tipo de alimentação pode ainda ser responsável por situações de obstipação e mau funcionamento do sistema digestivo.
O consumo de gorduras associado aos alimentos que são descritos como fonte de proteínas é outra das preocupações dos estudos, que demonstram que existe um aumento no consumo de gorduras saturadas e, como tal, um aumento do LDL, o chamado “mau colesterol”.
Derivado desta situação, associa-se, também, a dieta Atkins aos problemas cardiovasculares.
Por fim, existem ainda dados que apontam para este tipo de dieta como responsável pela insuficiência renal, uma vez que o excesso de proteínas pode sobrecarregar os rins.
Conhecia a dieta Atkins e a sua forma de funcionamento? Alguma vez experimentou esta dieta? Conte-nos como foi a sua experiência pessoal.
Algumas fontes: pt.atkins webmd mayoclinic healthline saudenacomida saudedicas
GIPHY App Key not set. Please check settings