Dieta cetogénica no emagrecimento
O emagrecimento está na ordem do dia e são cada vez mais as dietas sugeridas para ajudar as pessoas a atingirem os seus objetivos. Já conhece o papel da dieta cetogénica no emagrecimento?
Venha com o 1001 Dietas e fique a saber mais sobre esta questão.
O mundo está a mudar e, com esta mudança, a busca pelo corpo e pela vida saudável é cada vez mais imperativa na vida das pessoas.
A procura pela saúde de ferro e pelo corpo fit têm levado cada vez mais pessoas a enveredar por caminhos dietéticos – alguns deles algo dúbios, levados pelas dietas da moda – na tentativa de conquistarem os seus objetivos.
Pela moda ou pelos efeitos efetivos, a verdade é que o cardápio da dieta cetogénica se tem tornado cada vez mais famoso entre quem procura perder peso.
A pesquisa intensiva sobre os alimentos permitidos na dieta cetogénica ou a tentativa de compreender quais os benefícios e os riscos deste tipo de dieta têm estado no centro das atenções.
As perguntas são várias e muito válidas: será que a dieta cetogénica faz perder peso de forma rápida?
Como vai reagir o meu corpo a uma alimentação cetogénica? Será que qualquer pessoa pode fazer a dieta cetogénica?
O tema é controverso e as respostas são múltiplas. Fala-se dos benefícios deste processo e do papel da dieta cetogénica no emagrecimento, na mesma medida e intensidade em que se referem os riscos inerentes à mesma.
Então, torna-se muito importante olhar para os meandros deste tipo de dieta para compreender qual o impacto da dieta cetogénica no emagrecimento e o que isto pode significar (tanto de bom, como de mau) para a vida e para a saúde dos seus adeptos.
Se quer conhecer o papel da dieta cetogénica no emagrecimento, não deixe de ler este artigo. Ele foi feito a pensar em si!
1. O que é a dieta cetogénica?
O papel da dieta cetogénica no emagrecimento tem sido altamente aclamado.
Esta dieta baseia-se, fundamentalmente, numa ingestão muito regrada de alimentos, que reduz ao mínimo essencial o número de hidratos de carbono consumidos, levando o corpo a um estado de cetose.
Para explicarmos melhor, é preciso compreender o seguinte: cetose é o que acontece quando o corpo, sendo privado da principal fonte de energia corporal (a glicose) começa a procurar a energia “queimando” a gordura corporal.
Assim, este é um estado orgânico integrado no catabolismo, que impele à conversão da gordura em corpos cetónicos e ácidos gordos.
Este processo explica o papel da dieta cetogénica no emagrecimento, já que o mesmo promove, em simultâneo, uma sensação de saciedade e a queima de gordura corporal.
Atualmente, são cada vez mais as pessoas que procuram esta dieta como alternativa para as suas vidas, acreditando, como aliás é sustentado por diversos estudos, que além de ajudar a emagrecer, esta dieta pode ajudar a melhorar a qualidade de vida e a minorar o risco de doenças tão severas com a diabetes, a hipertensão e o cancro.
2. Como funciona a dieta cetogénica no emagrecimento?
Para iniciar uma dieta cetogénica é necessário conhecer o grupo de alimentos permitidos e proíbidos na mesma.
À partida, para a promoção do emagrecimento, um adepto da dieta cetogénica deveria optar por alimentos como as carnes, os ovos, os derivados do leite, os frutos secos e os óleos saudáveis; deixando de lado opções como os doces, as frutas ricas em açúcares, o pão, a massa, o arroz, os cereais e os alimentos processados.
O corte (quase) absoluto com as fontes de glicose seria, pois, o impulsionador principal do estado de cetose que, posteriormente, seria responsável pelo emagrecimento.
No fundo (e grosseiramente) poderíamos dizer que a ingestão de proteínas passaria a representar cerca de 30% do índice calórico diariamente ingerido, havendo uma redução dos hidratos de carbono para apenas 5%.
Esta alteração alimentar seria responsável pela perda de peso, sendo expectável que, a longo prazo, se dê um leve aumento dos hidratos ingeridos, no sentido de evitar a perda de peso excessiva e apostar na sua manutenção.
3. Algumas considerações
Existem algumas evidências de que o início de uma dieta cetogénica pode levar o corpo a reagir de forma negativa, apresentando sintomas temporários como náuseas, fraqueza, dores de cabeça ou mau hálito.
Situações mais prolongadas, associadas à mesma, são a prisão de ventre, o agravamento de problemas renais; e a dificuldade de concentração.
Algumas pessoas têm ainda dificuldade em perceber como podem manter as regras – de si, algo restritivas – desta dieta quando se alimentam fora de casa.
O ideal será sempre, antes de iniciar qualquer dieta, contactar o seu médico ou nutricionista sobre a mesma, para garantir que a mesma se adequa às suas necessidades e ao seu quadro clínico.
Já conhecia o papel da dieta cetogénica no emagrecimento? Alguma vez experimentou esta dieta? Conte-nos qual foi o resultado e se recomenda esta dieta a quem quer emagrecer.
Algumas fontes: visao.sapo drjulianopimentel emagrecer.eco drrocha myprotein jejumintermitente
GIPHY App Key not set. Please check settings