dieta cetogénica no emagrecimento

Como funciona a dieta cetogénica no emagrecimento

Dieta cetogénica no emagrecimento

O emagrecimento está na ordem do dia e são cada vez mais as dietas sugeridas para ajudar as pessoas a atingirem os seus objetivos. Já conhece o papel da dieta cetogénica no emagrecimento?

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O mundo está a mudar e, com esta mudança, a busca pelo corpo e pela vida saudável é cada vez mais imperativa na vida das pessoas.

A procura pela saúde de ferro e pelo corpo fit têm levado cada vez mais pessoas a enveredar por caminhos dietéticos – alguns deles algo dúbios, levados pelas dietas da moda – na tentativa de conquistarem os seus objetivos.

Pela moda ou pelos efeitos efetivos, a verdade é que o cardápio da dieta cetogénica se tem tornado cada vez mais famoso entre quem procura perder peso.

A pesquisa intensiva sobre os alimentos permitidos na dieta cetogénica ou a tentativa de compreender quais os benefícios e os riscos deste tipo de dieta têm estado no centro das atenções.

As perguntas são várias e muito válidas: será que a dieta cetogénica faz perder peso de forma rápida?

Como vai reagir o meu corpo a uma alimentação cetogénica? Será que qualquer pessoa pode fazer a dieta cetogénica?

O tema é controverso e as respostas são múltiplas. Fala-se dos benefícios deste processo e do papel da dieta cetogénica no emagrecimento, na mesma medida e intensidade em que se referem os riscos inerentes à mesma.

Então, torna-se muito importante olhar para os meandros deste tipo de dieta para compreender qual o impacto da dieta cetogénica no emagrecimento e o que isto pode significar (tanto de bom, como de mau) para a vida e para a saúde dos seus adeptos.

Se quer conhecer o papel da dieta cetogénica no emagrecimento, não deixe de ler este artigo. Ele foi feito a pensar em si!

dieta cetogénica no emagrecimento

1. O que é a dieta cetogénica?

O papel da dieta cetogénica no emagrecimento tem sido altamente aclamado.

Esta dieta baseia-se, fundamentalmente, numa ingestão muito regrada de alimentos, que reduz ao mínimo essencial o número de hidratos de carbono consumidos, levando o corpo a um estado de cetose.

Para explicarmos melhor, é preciso compreender o seguinte: cetose é o que acontece quando o corpo, sendo privado da principal fonte de energia corporal (a glicose) começa a procurar a energia “queimando” a gordura corporal.

Assim, este é um estado orgânico integrado no catabolismo, que impele à conversão da gordura em corpos cetónicos e ácidos gordos.

Este processo explica o papel da dieta cetogénica no emagrecimento, já que o mesmo promove, em simultâneo, uma sensação de saciedade e a queima de gordura corporal.

Atualmente, são cada vez mais as pessoas que procuram esta dieta como alternativa para as suas vidas, acreditando, como aliás é sustentado por diversos estudos, que além de ajudar a emagrecer, esta dieta pode ajudar a melhorar a qualidade de vida e a minorar o risco de doenças tão severas com a diabetes, a hipertensão e o cancro.

2. Como funciona a dieta cetogénica no emagrecimento?

Para iniciar uma dieta cetogénica é necessário conhecer o grupo de alimentos permitidos e proíbidos na mesma.

À partida, para a promoção do emagrecimento, um adepto da dieta cetogénica deveria optar por alimentos como as carnes, os ovos, os derivados do leite, os frutos secos e os óleos saudáveis; deixando de lado opções como os doces, as frutas ricas em açúcares, o pão, a massa, o arroz, os cereais e os alimentos processados.

O corte (quase) absoluto com as fontes de glicose seria, pois, o impulsionador principal do estado de cetose que, posteriormente, seria responsável pelo emagrecimento.

No fundo (e grosseiramente) poderíamos dizer que a ingestão de proteínas passaria a representar cerca de 30% do índice calórico diariamente ingerido, havendo uma redução dos hidratos de carbono para apenas 5%.

Esta alteração alimentar seria responsável pela perda de peso, sendo expectável que, a longo prazo, se dê um leve aumento dos hidratos ingeridos, no sentido de evitar a perda de peso excessiva e apostar na sua manutenção.

3. Algumas considerações

Existem algumas evidências de que o início de uma dieta cetogénica pode levar o corpo a reagir de forma negativa, apresentando sintomas temporários como náuseas, fraqueza, dores de cabeça ou mau hálito.

Situações mais prolongadas, associadas à mesma, são a prisão de ventre, o agravamento de problemas renais; e a dificuldade de concentração.

Algumas pessoas têm ainda dificuldade em perceber como podem manter as regras – de si, algo restritivas – desta dieta quando se alimentam fora de casa.

O ideal será sempre, antes de iniciar qualquer dieta, contactar o seu médico ou nutricionista sobre a mesma, para garantir que a mesma se adequa às suas necessidades e ao seu quadro clínico.

Já conhecia o papel da dieta cetogénica no emagrecimento? Alguma vez experimentou esta dieta? Conte-nos qual foi o resultado e se recomenda esta dieta a quem quer emagrecer.

Algumas fontes: visao.sapo  drjulianopimentel  emagrecer.eco  drrocha  myprotein  jejumintermitente

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