Crossfit emagrece

Crossfit emagrece? faz ganhar massa muscular?

Crossfit será, por certo, um nome que já ouviu. Tratando-se de uma das atividades físicas mais aclamadas do nosso século, esta gera um debate: afinal esta prática emagrece ou faz ganhar massa muscular? Venha saber se o crossfit emagrece com o 1001 Dietas.

Não faltam, nos nossos dias, pessoas que se dedicam à promoção de um estilo de vida mais saudável, no qual a alimentação e a prática de exercício físico são fundamentais.

Para dar resposta a esta necessidade, as próprias academias e ginásios têm vindo a aumentar a diversidade e frequência de aulas, dentro das mais diversas atividades.

A prática de treinos de musculação, de GRIT, de spinning ou de crossfit integra esta oferta; servindo de complemento ou alternativa para os treinos que podem ser feitos em casa e na rua, como, por exemplo, os treinos calisténicos ou o treino funcional.

Ainda que a variedade de exercícios exista e seja cada vez maior, é inegável que alguns treinos têm tido maior adesão e visibilidade. É o caso do crossfit.

Hoje, olhamos para a prática desta modalidade, tentando compreender se o crossfit emagrece; se é uma ajuda na tonificação do corpo e no ganho de massa muscular e, claro, para sabermos exatamente em que consiste este tipo de treino.

Se também tem curiosidade em saber se o crossfit emagrece, não deixe de ler este artigo.

Crossfit emagrece

1. O que é o crossfit?

O crossfit trata-se de um treino que estimula, principalmente, o condicionamento físico e a força corporal.

Este parte de exercícios de alta intensidade, onde vários movimentos funcionais garantem um exercício completo e adaptado à fisionomia e à capacidade do atleta.

Este tipo de treino divide-se em três tipos de modalidades: o levantamento de pesos olímpicos, a ginástica e o condicionamento metabólico. Por norma, a intensidade do treino é intervalada com momentos menos intensos, sendo que a sua intensidade máxima pode ser feita em períodos entre 5 e 20 minutos.

No treino de crossfit, o corpo é o principal instrumento utilizado, embora também se possa recorrer a utensílios como as cordas, as bolas, os elásticos, os kettlebells ou as barras.

Fundamentalmente, o crossfit é um treino que promove os movimentos funcionais do corpo, através da prática de um conjunto de rotinas variáveis, desafiantes e diferenciadas.

Quais os objetivos do crossfit?

O crossfit tem diversos objetivos e pode adaptar-se, também, às necessidades específicas de cada pessoa. Ainda assim, podemos destacar:

– Melhoria das capacidades físicas;
– Melhoria do aspeto físico;
– Aumento da resistência respiratória;
– Aumento da força;
– Melhoria da flexibilidade e da agilidade;
– Promoção da coordenação e equilíbrio.

Este treino pode ser feito em casa?

Embora o tipo de movimentos realizados no crossfit possa, efetivamente, ser feito em casa; a prática desta atividade sem a presença de um profissional qualificado poderá levantar alguns problemas.

Tratando-se de um treino de alta intensidade, quando realizado a solo por pessoas que não estão habituadas ao mesmo, o crossfit poderá gerar lesões que, além de perigosas, serão contraproducentes para a concretização dos objetivos.

O ideal será o recurso a uma academia, um ginásio ou um personal trainer para que o crossfit seja adaptado às suas necessidades e capacidades pessoais.

2. A prática de crossfit emagrece?

Muitas pessoas questionam se o crossfit emagrece e, de facto, tratando-se de um exercício completo, onde força, resistência e flexibilidade são trabalhados; este treino apresenta-se, também, como uma boa forma de queimar gordura e, como tal, de perder peso.

Em média, podemos considerar que meia hora de aula de crossfit faça perder cerca de 800 calorias, havendo ainda um estimular do metabolismo que garante que, ao longo do dia, o atleta continuará a perder peso.

A perda de massa gorda é, por isso, efetivamente um dos objetivos da academia. Ainda assim, para que se perca peso com o crossfit é necessário considerar igualmente a dieta, já que será impossível estimular a perda de peso sem recorrer, a par com o exercício, a uma alimentação saudável e equilibrada.

O crossfit promove o ganho de massa muscular?

Como vimos, o crossfit emagrece, fazendo perder massa gorda. Ainda assim, em simultâneo, esta modalidade irá fazer com que tonifique o corpo, uma vez que promove e estimula o ganho de massa magra (ou massa muscular).

Tratando-se de um treino multifuncional, este melhorará a sua saúde e a sua aparência, ajudando na tonificação do corpo.

3. Quais os benefícios de praticar crossfit?

Existem múltiplos benefícios na prática de crossfit. Destacamos, no entanto, os seguintes:

– o crossfit emagrece, estimulando a perda de gordura;
– promoção do aumento da massa muscular;
– aumento da força física;
– aumento da resistência;
– redução dos índices de stress e melhoria do humor;
– aumento da energia corporal;
– melhoria do equilíbrio,
– treino adaptado a cada pessoa e que pode ser praticado por todos.

Pratica ou já praticou crossfit? Como foi esta experiência? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas como é que o crossfit melhorou a sua vida.

Algumas fontes: rebootedbody  livestrong  ativosaude globoesporte boaforma

9

Sem Comentários

Escreva um comentário