Como funciona a dieta paleo
Se está a par das dietas da moda, uma das quais certamente já ouviu falar é a dieta paleo. A dieta paleo ou dieta do paleolítico é está associada a várias celebridades (como Uma Thurman ou Miley Cirus) e saltou do grande ecrã para a realidade quotidiana de muitas pessoas em todo o mundo.
Mas, diga-nos: sabe o que é esta dieta? Sabe como funciona a dieta paleo? Venha saber com o 1001 dietas.
A dieta paleo celebrizou-se pelas mãos de algumas famosas que admitiram seguir este tipo de regime.
Este tipo de dieta, baseada na alimentação feita pelos nossos antepassados do paleolítico, apresenta um princípio de vida saudável, que se orienta para uma dieta baseada em produtos naturais e que exclui a lactose e o glúten da sua rotina alimentar.
Além disto, este tipo de dieta privilegia uma vida onde seja levada a cabo uma rotina regular de atividade física e um regime de descanso que contempla sonos de 8 horas noturnas.
Através deste plano, pretende-se, pois a promoção da vida saudável e o emagrecimento natural.
Entre outras questões, este tipo de dieta visa promover uma dieta que não leve ao chamado efeito ioiô (ou dieta sanfona), ajudando a manter o peso desejado.
Quem a segue, refere ainda que esta dieta ajuda a manter, também, a mente sã, evitando a sensação de depressão que envolve outros tipos de dieta.
Partindo destas ideias, fomos, então, descobrir mais sobre este tipo de dieta e saber como funciona a dieta paleo.
Acompanhe-nos para saber mais sobre a dieta do paleolítico.
1. O que é a dieta do paleolítico?
Como o próprio nome indica, a dieta do paleolítico baseia-se no regime alimentar levado a cabo pelos nossos ancestrais do período histórico pré-agrícola, na era do paleolítico.
Desta época, embora não traga – nem possa trazer – todas as regras alimentares, posto que vivemos num tempo distinto e com novos hábitos e ritmos de vida, procura trazer as diretrizes fundamentais, propondo-se, depois, a adaptar às necessidades e rotinas de cada um dos seus seguidores.
Na era paleolítica, na qual o ser humano vivia como nómada, sendo caçador e recoletor, a dieta baseava-se, fundamentalmente, nas proteínas carnívoras e no que a terra fornecia.
Desta forma, exclui-se de uma dieta paleo o consumo de cereais, os lacticínios e o glúten.
Isto acontece porque, na época, não existia ainda o cultivo destes alimentos e os animais não tinham ainda sido domesticados.
A adaptação deste regime traz, por isso, a proposta de uma dieta rica em proteínas, fibras, ácidos gordos, vitaminas, antioxidantes e minerais; retirando da alimentação humana os hidratos de carbono, os produtos de índice glicémico elevado; a lactose; o glúten e os cereais.
2. Como funciona a dieta paleo?
A dieta paleolítica, contrariamente a outras, não exige que a pessoa conte o número de calorias diárias nem que controle a alimentação de forma demasiado intensa.
Em vez, disso, a forma como funciona a dieta paleo insiste para que o ser humano dê alguns passos atrás (vários, se considerarmos que retornamos a hábitos vigentes nos anos 9.000 a 7.000 A.C.), tentando conseguir a resistência que os homens e mulheres desta época tinham, apesar da sua vida precária.
Uma alimentação de qualidade, sem alimentos processados e industrializados – que, evidentemente, não existiam na época – faz parte dos princípios base deste tipo de regime que, além de não engordar, afirma a promoção da saúde dos seus seguidores.
Nesta dieta, o consumo de proteínas visa o ganho de massa muscular, havendo ainda uma regulação orgânica devido ao consumo de fibras.
O risco de doenças como a diabetes, obstipação, inflamações e outras síndromes são, segundo os princípios da dieta, minorados; sob o princípio de se fazer uma “alimentação de verdade”.
3. Os “sins” e “nãos” da dieta paleo
A forma como funciona a dieta paleo propõe aos seus seguidores que se alimentem de vegetais, tubérculos, proteínas, frutas, oleaginosas, sementes e gorduras naturais.
Assim, permite uma alimentação com frutas, legumes, carne, peixe, chia, linhaça, sésamo, azeite, amêndoas, caju e muitos outros alimentos de origem “natural”.
Entre as bebidas, são permitidas a água, os chás e o café.
Por outro lado, os cereais, as leguminosas, os produtos lácteos, as gorduras saturadas e todos os produtos industrializados ficam excluídos deste tipo de dieta.
Não podem, por isso, ser ingeridos alimentos como o arroz, a aveia, o feijão, o leite, o queijo, os óleos, a margarina ou os produtos processados.
4. Perigos da dieta paleo
Para muitos especialistas, esta dieta é um exemplo de como o ser humano está a ir “do 8 ao 80” no que respeita à alimentação.
Alguns nutricionistas mostram alguma preocupação sobre a forma como funciona a dieta paleo já que esta reduz drasticamente a ingestão de hidratos de carbono, necessários para a produção de energia.
Segundo as vozes mais críticas, a adoção de uma dieta baseada no paleolítico, quando tão obviamente vivemos numa era com necessidades distintas, pode fazer com que se ingira proteínas em demasia para o nosso estilo de vida sedentário e não se responda às necessidades efetivas dos nossos dias.
Sabia como funciona a dieta paleo? Alguma vez pensou experimentar este tipo de dieta? Não deixe de nos dar a sua opinião sobre esta matéria.
Algumas fontes: saberviver dietaemagrece minhavida jejumintermitente lifestyle.sapo
GIPHY App Key not set. Please check settings