Golfe minimiza a ansiedade e traz inúmeros benefícios para a saúde, inclusive emagrecer

Golfe minimiza a ansiedade e traz inúmeros benefícios para a saúde, inclusive emagrecer

Golfe minimiza a ansiedade e traz inúmeros benefícios para a saúde

O golfe é um desporto amado por muitas pessoas, principalmente nas camadas etárias mais avançadas.

Os benefícios desta prática são já bastante conhecidos mas nunca é demais enumerá-las. Saiba como o golfe minimiza a ansiedade e quais os benefícios que pode trazer à sua saúde (e à sua dieta).

Nasceu na Escócia mas é bem internacional: o golfe é um dos jogos que, ao longo das décadas, tem vindo marcar, cada vez mais, a sua posição entre os desportos a integrar.

Se, inicialmente, se tratava de um jogo elitista, cada vez mais este se estende, permitindo a todas as pessoas a sua prática e estabelecendo-se, frequentemente, como um dos jogos favoritos dos homens de meia-idade ou mesmo de faixas etárias superiores.

Portugal, em particular, tem vindo a aumentar o destaque dado a este jogo, contando com alguns dos mais afamados campos europeus e, de alguma forma, isto tem feito com que, dos mais jovens aos mais idosos, a procura tenha aumentado.

Este aumento na procura não é só, no entanto, favorável à economia.

Os jogadores de golfe têm muito a ganhar com esta prática, principalmente se estiverem concentrados numa de 1001 dietas para perder peso ou se estiverem a pensar como queimar gordura na barriga.

Isto, claro, porque os benefícios desta prática ultrapassam os limites psíquicos e emocionais e são transladados, também, para o campo da saúde física.

Assim, embora seja uma importante verdade que o golfe minimiza a ansiedade, torna-se necessário compreender, também, quais os restantes benefícios desta prática para a saúde e para o emagrecimento.

Leia o artigo para saber mais sobre esta temática.

1. Golfe minimiza a ansiedade

No campo da saúde psicológica, o golfe surge, desde logo, como um aliado de peso.

Para começar, isto acontece pelo ambiente que envolve a atividade.

Perante um campo de golfe, o jogador é convidado a entrar num espaço de tranquilidade, ideal para que possa contemplar, com tranquilidade, o meio envolvente e permitir a libertação do stress emocional que sempre nos atinge, por entre os dias de agitação e trabalho.

Falamos, pois, de uma atividade ao ar livre, na companhia do sol, da relva, das águas e, ocasionalmente, do som natural proveniente de riachos ou do canto dos pássaros.

Desta forma, o golfe minimiza a ansiedade e promove o relaxamento e ajuda a melhorar a qualidade de vida dos seus jogadores.

Tratando-se de uma atividade saudável, esta potencia, ainda, a libertação de endorfinas na corrente sanguínea, o que promove uma sensação de bem-estar.

jogar golf e emagrecer

2. Outros benefícios do golfe

Se pensar na prática do golfe, depressa começará a encontrar pontos que justificam a forma como este se manifesta positivamente na saúde de quem o pratica.

Ao realizar esta atividade, sem que se aperceba, acaba por fazer longas caminhadas.

Muitos dos buracos de golfe levam os seus amantes a caminhar perto de 10 quilómetros, mantendo-se em atividade durante várias horas, o que contribui, também, para a perda de peso.

Apesar disto, o golfe é um desporto aberto às debilidades de cada pessoa: seja magro, gordo, novo ou idoso, a verdade é que esta prática não exigirá que tenha uma performatividade tão intensa que vá impedi-lo de jogar.

Por esta razão, o golfe é uma das atividades favoritas das faixas etárias mais elevadas que ali encontram, não só uma forma de minimizar a ansiedade, mas também um exercício que promove um bom funcionamento do sistema cardiovascular e a melhoria da flexibilidade, da coordenação muscular e da força.

Além disto, o golfe ajuda a controlar os diabetes, ao regular os índices glicémicos, aumenta os níveis de adrenalina, promove o treino da resistência e da força, contribui para a libertação de endorfinas, ajuda a evitar doenças do foro cardiovascular e melhora a coordenação motora e o equilíbrio.

3. O golfe e a perda de peso

A perda de peso durante a prática desta atividade está altamente relacionada com a mobilidade e o esforço continuado de baixa intensidade.

A prática regular da atividade (uma a duas vezes por semana), irá garantir que o corpo se movimenta, contrariando as tendências sedentárias dos indivíduos de faixas etárias superiores e garantindo que estes queimam um maior número de calorias.

Quando coordenado com uma dieta equilibrada e saudável o golfe poderá, por isso, ser o complemento ideal de qualquer uma das 1001 dietas e ajudá-lo a perder aquela barriguinha que tanto o incomoda, a cada tacada.

Costuma jogar golfe? Sabia que o golfe minimiza a ansiedade? E os restantes benefícios desta atividade, conhecia-os? Não deixe de nos dar a sua opinião pessoal sobre este assunto.

Algumas fontes: lisboaphysio  saudebemestar  livestrong  lifestyle.sapo  sol.sapo

No Responses

Write a response