Mangostão: o que é e quais os benefícios para a saúde

Mangostão: o que é e quais os benefícios para a saúde

São inúmeros os frutos a partir dos quais se criam suplementos mas, recentemente, o mangostão parece estar no centro das atenções. Venha com o 1001 Dietas saber o que é o mangostão e quais os seus benefícios para a saúde.

A alimentação cumpre um papel importantíssimo quando a temática é garantir um corpo saudável e elegante. Por isso mesmo, cada vez mais, as pessoas têm atenção aos produtos alimentares que escolhem para integrar a sua rotina alimentar.

No que diz respeito às frutas, existe muito a dizer. Enquanto alguns procuram as frutas que engordam para poderem evitá-las, outros estudam quais as frutas africanas mais nutritivas ou simplesmente quais aquelas que ajudam a emagrecer.

Entre a grande diversidade que encontramos no universo dos frutos, um dos que, recentemente, tem vindo a marcar a sua posição enquanto alternativa saudável é o mangostão.

Mas, afinal, o que é o mangostão e quais são, efetivamente, os seus benefícios para a saúde do corpo humano? Venha descobrir.

Mangostão

O que é o mangostão?

O mangostão (também conhecido como mangostim) é um fruto exótico, de proveniência asiática e que tem origem, principalmente, em países como a Tailândia, a Indonésia e a Malásia. (1)

Com a globalização, o fruto começou a ser produzido em vários lugares do mundo, embora continue a ser um fruto algo incomum em Portugal. (2)

Este fruto, conhecido na Ásia como o “rei dos frutos”, destaca-se pelo seu formato esférico, com casca dura e uma polpa formada por segmentos carnudos, de cor esbranquiçada e de sabor leve e delicado. É ainda um fruto nutricionalmente muito rico e que tem, por isso, sido usado para a criação de suplementos alimentares.

Quais os benefícios do mangostão para a saúde?

O mangostão apresenta inúmeros benefícios para a saúde humana, sendo uma excelente fonte nutricional. Este fruto é rico em fósforo, potássio, cálcio, vitaminas (incluindo a vitamina A, C e do complexo B) e ainda em fibras e sais minerais. Entre os principais benefícios do mangostão para a saúde destacam-se os seguintes: (3)

– Tem uma ação na prevenção de doenças cancerígenas;
– Promove o controlo da pressão arterial;
– Reduz o risco de doença coronária e de AVC;
– Promove uma pele bonita e saudável;
– Tem uma ação antioxidante;
– Previne irritações, inflamações e alergias;
– Melhora globalmente o sistema digestivo;
– Promove o tratamento da Diabetes;
– Combate os radicais livres e previne doenças degenerativas;
– Ajuda a controlar o peso.

O mangostão emagrece?

O mangostão pode ser consumido na forma de suplemento ou pelo consumo do fruto ao natural.

Para quem consome o fruto, por cada 100 gramas de produto alimentar, encontrará cerca de 63 kcal, um índice calórico baixo e isento de gorduras saturadas.

Além disso, o mangostão promove a sensação de saciedade e tem ainda um efeito termogénico, ajudando a queimar um maior número de calorias ao longo do dia. Pode, por isso, ser um aliado de quem deseja emagrecer.

Alguma vez consumiu mangostão? Optou por um suplemento ou pelo fruto ao natural? Conte a sua experiência aos restantes leitores do 1001 Dietas.

3

Sem Comentários

Escreva um comentário