As micoses na pele e nas mucosas são usualmente tratadas com recurso a produtos de aplicação tópica. Ainda assim, a alimentação cumpre, também, um papel importante na garantia da prevenção e tratamento deste tipo de situações.
Venha com o 1001 Dietas saber quais os alimentos a consumir e a evitar durante micoses na pele e nas mucosas.
O século XXI é uma era de informação e na qual as preocupações com a saúde e o corpo parecem exacerbar-se.
A alimentação tem, por isso, ganho cada vez mais expressão enquanto forma de prevenir e solucionar problemas de saúde, incluindo problemas relacionados com a pele.
Neste sentido, é muito comum a procura dos melhores alimentos para uma pele radiante e saudável e a busca pelos aliados ideais para evitar as micoses na pele e nas mucosas em adultos ou a micose cutânea no bebé.
Além disso, em algumas alturas específicas da vida, não é invulgar que este tipo de problema gere questões, sendo frequente, por exemplo, que as gestantes questionem como tratar fungos nas unhas na gravidez.
As micoses tratam-se de problemas infecciosos causados por fungos que atingem a pele e as mucosas, podendo também surgir no cabelo ou nas unhas. (1)
Embora o mais comum seja que se trate este problema com soluções cutâneas, que pode encontrar na sua farmácia online com relativa facilidade; a verdade é que este problema pode ser prevenido com aliados alimentares. (2)
Da mesma forma, o consumo de alguns alimentos contribuirá para o agravamento do problema, criando condições mais favoráveis para o aparecimento e a proliferação dos fungos.
Se quer saber quais os alimentos a consumir e a evitar perante micoses na pele e nas mucosas, encontrou o artigo certo para si.

Micoses na pele e nas mucosas: alimentos a consumir
Os principais alimentos que pode comer para tentar prevenir e melhorar as micoses na pele e nas mucosas têm sido largamente estudados. Ainda assim, os resultados obtidos são, para alguns, algo inconclusivos.
Vale a pena, no entanto, olhar para estes alimentos e para a forma como podem ajudar a prevenir esta desagradável infeção fúngica. (3)

1. Canela
Um dos benefícios da canela é a forma como esta especiaria pode ajudara evitar alguns tipo de micose.
Os estudos têm relacionado, por exemplo, o consumo desta especiaria com a melhoria da candidíase oral.
2. Laranja-azeda
A laranja-azeda, também conhecida como Kunzite tem sido associada à redução de problemas causados por fungos.
Embora a relação entre o tratamento de infeções fúngicas e o consumo de laranja-azeda resulte de estudos preliminares e que precisarão de ser confirmados por uma pesquisa mais intensiva, esta é uma boa opção para integrar na sua alimentação caso deseje melhorar as micoses na pele e nas mucosas.

3. Alho
Estudos sugerem que mais um dos benefícios do alho na sua dieta é a forma como este pode ajudar no tratamento de infeções causadas por fungos.
Além do consumo deste ingrediente parecer positivo para criar ambientes menos propícios para a proliferação de fungos, a sua aplicação cutânea tem, também, revelado resultados positivos na eliminação de micoses na pele e nas mucosas.
4. Arandos
Não existem muitos estudos a relacionar o tratamento de micoses na pele e nas mucosas com o consumo de arandos.
Ainda assim, algumas experiências revelam que é provável que o consumo deste produto alimentar possa ajudar na prevenção e no tratamento deste problema.
5. Iogurtes
Tratando-se de um alimento probiótico, os iogurtes podem ajudar a reduzir o risco de infeções fúngicas, incluindo na boca.
As micoses orais podem, segundo estudos realizados, ser melhoradas mediante o consumo de alimentos probióticos, onde se inclui o iogurte natural.
Ainda assim, mais uma vez, mais pesquisas são necessárias para que esta teoria seja comprovada.
Micoses na pele e nas mucosas: alimentos a evitar
Da mesma forma que alguns alimentos se manifestam como aliados no tratamento e prevenção de micoses na pele e nas mucosas, outros podem ser responsáveis pelo agravamento destas condições, criando o ambiente ideal para a proliferação de fungos. (4)
Alimentos que podem contribuir para o agravamento desta situação são:
1. Alimentos açucarados
Os alimentos com muito açúcar, principalmente os processados, poderão ajudar a criar o ambiente ideal para a proliferação de fungos.
Assim, a redução no consumo de alimentos açucarados pode ser muito positiva para ajudar a prevenir este tipo de problema.
2. Farináceos e outros alimentos ricos em glúten
Usualmente os produtos alimentares com farináceos contêm glúten. Estudos têm relacionado o consumo de glúten com o aumento de problemas de micoses na pele e nas mucosas.
Assim, para prevenir este tipo de infeção fúngica, é melhor evitar os produtos com glúten.

3. Frutos secos
Os benefícios dos frutos secos são diversos mas, no que diz respeito às micoses na pele e nas mucosas, alguns destes super alimentos podem oferecer resultados bastante negativos.
O amendoim e a amêndoa, por exemplo, têm sido associados ao aumento da probabilidade de proliferação fúngica no organismo.
4. Vinagre
O consumo de vinagre e, principalmente, de vinagre de maçã pode ser muito benéfico para a saúde. Ainda assim, este é também uma fonte de fermentos e de toxinas que podem ser nocivas em caso de micoses na pele e nas mucosas.
Durante um problema de infeção fúngica, este produto alimentar deve, por isso, ser evitado.
5. Bebidas alcoólicas
O consumo de álcool, e principalmente de bebidas fermentadas, como a cerveja pode ser muito nocivo em caso de micose.
Doenças como a candidíase podem piorar severamente mediante o consumo deste tipo de bebida.
Sabia que a alimentação pode contribuir para a melhoria ou agravamento das micoses na pele e nas mucosas? Conte a sua opinião sobre esta temática aos restantes leitores do 1001 Dietas.
Poderá querer também saber mais sobre:
O que são as Isoflavonas de Soja
GIPHY App Key not set. Please check settings