dieta pronokal

O que é a dieta pronokal e como funciona?

Uma das dietas que surge no panorama atual, com a promessa de o ajudar a emagrecer é a dieta pronokal. Já ouviu falar desta dieta? Conhece a sua forma de funcionamento?

Venha saber mais sobre ela com o 1001 Dietas.

No outro dia diziam-me o seguinte: “só queria um cêntimo por cada vez que me deparo com uma dieta da qual nunca ouvi falar”.

Dá que pensar. De facto, nos nossos dias, não faltam dietas que chamam a atenção e atraem adeptos, com a promessa de os ajudar a cumprir aquele que é o grande objetivo do nosso século: um corpo fit e saudável.

Dietas como a dieta da sopa ou a dieta detox, juntam-se a outras, como a dieta páleo ou a dieta cetogénica e ainda a soluções como a dieta easyslim ou a dieta Lev.

E além destas, muitas outras continuam a estimular as pessoas a iniciar processos dietéticos, através das mais diversas formas, suplementos, fórmulas, restrições e conselhos.

Conhecer estas dietas é importante para quem inicia um processo de emagrecimento, já que todas elas têm benefícios e problemáticas.

Uma das dietas que chega até nós na atualidade é a dieta pronokal e é sobre esta que, hoje, lançamos o olhar, com a intenção de conhecer a sua filosofia, o seu método de ação e os resultados promovidos pela mesma.

Se quer conhecer a dieta pronokal e a forma como esta funciona, este artigo foi feito a pensar em si.

1. O que é a dieta pronokal?

Entre as dietas da atualidade, algumas das mais conhecidas são as hipocalóricas (que reduzem a ingestão de proteínas e gorduras, através de restrições alimentares, levando à perda de massa – gorda e muscular – e privando o corpo de algumas das suas necessidades essenciais, podendo levar a problemas de saúde); e as hiperproteicas (aclamadas junto dos atletas e que promovem a ingestão de proteínas, chegando a pecar pelo excesso e a sobrecarregar o organismo).

A dieta pronokal (ou método pronokal, como também é conhecido) trata-se de uma dieta que visa encontrar uma solução distinta destas, para promover a perda de peso de uma forma saudável, sem que o organismo seja privado ou sobrecarregado neste processo.

Definindo-se como uma dieta proteínada, a dieta pronokal promove a redução da ingestão de açúcares e gorduras e a introdução de uma quantidade de proteínas adequada ao organismo q que promova, em simultâneo, o seu bom funcionamento e a perda de peso através da perda exclusiva de massa gorda.

Para alcançar este objetivo, todo o processo desta dieta é acompanhado por especialistas de saúde.

Esta dieta, que se descreve como um tratamento, combina os traços das dietas proteinadas com a promoção de um estilo de vida saudável, a nível de exercício físico e da reeducação alimentar.

Neste método, o acompanhamento do paciente mantém-se durante alguns anos depois de terminado o tratamento.

2. Como funciona a dieta pronokal?

O funcionamento da dieta pronokal está dividido em três fases: a fase ativa; a fase da adaptação fisiológica (ou da reeducação alimentar) e a fase da manutenção; sendo a primeira fase a impulsionadora da maior perda de peso.

A primeira fase, ou fase ativa, irá induzir um estado de cetose controlada no organismo humano, fazendo com que o corpo, privado ou semi-privado de glicose, comece a recorrer à gordura corporal para obter a energia necessária.

Promovida pela baixa ingestão de gorduras e de hidratos de carbono, o corpo começa a perder massa gorda, enquanto que a massa muscular (ou massa magra) é preservada. Esta fase equivale, em média, a 80% da perda do sobrepeso.

Na fase da adaptação fisiológica, o peso excessivo baixará os restantes 20% mediante a adaptação às alterações físicas que vive.

Nesta fase, há uma promoção da mudança rotineira do paciente, sendo incutivos novos hábitos alimentares e novas formas de encarar a vida, nomeadamente através de uma vida menos sedentária.

Esta é a fase da estabilização do metabolismo basal, do sistema hormonal e dos níveis de insulina.

A última fase é feita mediante o acompanhamento periódico junto de especialistas de saúde e visa a manutenção do peso ideal, para garantir que os objetivos do paciente são cumpridos, não só no imediato, mas também a longo prazo.

Todo este processo é acompanhado por especialistas clínicos, de nutrição e de coaching, para garantir que o paciente recebe todo o apoio de que necessita, tanto ao nível da saúde como da motivação e do estímulo emocional.

3. Benefícios e riscos da dieta pronokal

A dieta pronokal tem benefícios evidentes para quem deseja perder peso, ajudando na redução do volume corporal e no emagrecimento, através do recurso a uma ampla variedade de produtos, que prometem a manutenção da saciedade, a manutenção da massa magra e a perda de massa gorda.

Entre os seus produtos destacam-se as sopas, as sobremesas, os batidos e variadas receitas, sendo que o seu consumo deve ser feito, apenas, mediante a prescrição por um especialista.

O método promete ajudar na reeducação alimentar e, progressivamente, reduzirá a sensação de fome e melhorará a vida do paciente a vários níveis.

Uma última vantagem será a facilidade de realizar esta dieta mesmo para quem faz refeições fora de casa e o facto de evitar a flacidez que resulta de outras dietas, já que não existe perda de massa muscular.

Por outro lado, é necessário considerar que esta dieta pode ser desafiante para quem quer manter uma vida social mais ativa (comendo em restaurantes, por exemplo) e o facto de ser restritiva quanto ao consumo de gorduras e açúcares.

A sensação de fome ou privação é altamente sentida no começo e pode ser desmotivante para algumas pessoas.

Além disso, alguns especialistas consideram que esta dieta, pela forma como remove alguns alimentos da rotina alimentar, pode provocar um défice vitamínico que exigirá o recurso a suplementos.

Já conhecia a dieta pronokal? Qual é a sua opinião sobre este método. Se já experimentou esta dieta, conte-nos como foi a sua experiência pessoal.

Algumas fontes: pronokal  pronokal  revistaglamour  vogue.globo  revistaglamour  minhavida

5

Sem Comentários

Escreva um comentário