alimentos para travar a diarreia - alho

Os benefícios do alho na sua dieta

Os benefícios do alho na sua dieta são inúmeros e irão ajudá-lo, não só a ser mais saudável como, eventualmente, a perder alguns quilinhos extra. Sabe de que forma o alho pode ajudar neste processo? Conhece as suas caraterísticas e propriedades? Então, está na hora de descobrir os benefícios do alho na sua dieta com o 1001 Dietas.

Em pleno século XXI, num mundo onde a tendência fit parece ter chegado para ficar, o objetivo de conquistar o corpo saudável e perfeito permanece na mente de muitas pessoas.

Os alimentos mais saudáveis começam a ganhar expressão e as dietas mais diversas – como a dieta do jejum intermitente ou a dieta japonesa – conquistam adeptos todos os dias.

A alimentação, tal como o desporto, cumpre um papel fundamental Especiarias e temperos podem não parecer mais do que um pequeno pormenor no seu prato mas a verdade é que alguns podem surpreendê-lo.

Já vimos, anteriormente, as formas como o vinagre de cidra ou a canela podem contribuir para o emagrecimento saudável. Estes, no entanto, não são os únicos condimentos que podem elevar o sabor do prato ao mesmo tempo que o ajudam a cumprir os seus objetivos.

Muito comum na dieta mediterrânica, o alho é um ingrediente que, sem ser a estrela do prato, faz brilhar várias receitas e, quando usado de uma forma adequada, este pode ser, também, um aliado da sua perda de peso.

Sabendo disto, dedicámo-nos, hoje, a conhecer melhor as propriedades e os benefícios do alho na sua dieta, para que saiba todas as formas como o consumo deste produto alimentar pode ajudá-lo a perder peso, de uma forma deliciosa.

Se também quer saber quais os benefícios do alho na sua dieta, este é o artigo certo para si.

1. Alho: um tempero ideal

O alho é um bulbo, usualmente utilizado na confecção de pratos culinários, como tempero, cujos usos medicinais são também conhecidos desde a antiguidade.

Na culinária, a diversidade de formas de preparo são diversas, sendo que este ingrediente pode ser consumido cru ou cozinhado, servir para refogados e estrugidos, ser picado ou servido em rodelas.

Na dieta mediterrânica, este é utilizado a par, por norma, com a cebola e o tomate.

Enquanto planta medicinal, o seu uso é feito desde a antiguidade egípcia, sendo conhecidas as suas propriedades antimicrobianas e também os seus efeitos na saúde coronária e arterial.

Anti-inflamatório e analgésico, o alho é ainda conhecido por ajudar na prevenção de doenças e no tratamento de pequenas dores. É ainda um forte antioxidante, ajudando a eliminar as toxinas do corpo humano.

Como é a tabela nutricional do alho?

Lançando o olhar sobre a tabela nutricional do alho, no seu estado natural (isto é, cru), podemos verificar que, este possui nutrientes como: cálcio, piridoxina B6, fósforo, potássio, cobre, zinco, manganês, magnésio e ferro.

Além disso, o alho é ainda uma excelente fonte de hidratos de carbono, proteínas, fibras alimentares.

Com mais de duas centenas de compostos químicos, o alho é ainda rico em óleo volátil onde se encontra o enxofre, a alicina e o ajoeno, bem como enzimas como a alinase, a peroxidase e a mirosinase.

Por cada 100 gramas deste produto alimentar terá cerca de 149 kcal.

2. Os benefícios do alho na sua dieta

Tratando-se de um alimento com propriedades medicinais, os benefícios do alho na sua dieta são inúmeros. Entre os principais benefícios que encontrará no consumo deste alimento estão:

– Prevenção e tratamento de problemas cardiovasculares;
– Prevenção e tratamento de gripes e constipações/resfriados;
– Limpeza do organismo e eliminação de toxinas;
– Riqueza nutritiva;
– Baixo índice calórico;
– Redução da pressão arterial;
– Melhoria do sistema imunitário;
– Ação saciante;
– Ação anti-inflamatória e analgésica;
– Apoio à melhoria do desempenho em treinos e atividades físicas;
– Promoção da saúde óssea.

Além disso, pela sua multiplicidade de usos, o alho é ainda um alimento fácil de integrar na dieta e que ajudará a dar um sabor único às suas refeições.

3. Será que o alho ajuda a emagrecer?

Sim, o alho pode, entre os benefícios do alho na sua dieta encontra-se o apoio ao emagrecimento. O alho ajuda a emagrecer por várias razões.

Sendo um alimento saciante e supressor de apetite, este envia sinais ao nosso cérebro que pressupõe um organismo saciado, o que evita cenários de compulsão alimentar ou de desejo intenso por alimentos pouco saudáveis.

Além disto, o alho acelera o metabolismo e contribui ara a libertação de adrenalina o que, por si só, ajuda a queimar um maior número de calorias e contribui para o emagrecimento.

Por fim, a par com exercício físico, o alho pode apoiar a melhoria do rendimento em atividade, levando a treinos mais intensos e com melhor desempenho, que o ajudarão, também, no momento de perder peso.

O que dizem os estudos sobre os benefícios do alho na sua dieta para emagrecer?

Os benefícios do alho na sua dieta têm estado no centro de várias pesquisas científicas, embora muitas delas tenham sido realizadas em roedores e não em seres humanos.

Um estudo demonstrou, por exemplo, que ratinhos de laboratório, quando consumiam óleo de alho durante 6 semanas tinham uma redução na sua frequência cardíaca, notando-se melhorias na sua saúde e um aumento da sua capacidade e rendimento físico em momentos de exercício.

Outro estudo sugeriu ainda que o alho ajudava na eliminação da sensação de fadiga sendo, por isso, também um aliado dos atletas.

Na Coreia, um estudo demonstrou ainda, também a partir de roedores, que o alho pode promover o controlo do peso, tendo os ratos sujeitos ao consumo do alho eliminado mais gorduras e sofrido melhorias orgânicas a nível sanguíneo e hepático.

Os estudos sugerem ainda que o alho, quando amassado fresco e cru, conserva mais dos seus compostos naturais e ajuda na libertação de enzimas, o que faz com que os seus efeitos sejam mais notórios.

Costuma incluir o alho na sua alimentação? Já conhecia os benefícios do alho na sua dieta? Conte aos restantes leitores do 1001 dietas como faz a inclusão deste alimento na sua rotina alimentar.

Algumas fontes: healthline  verywellfit dailymail q48 mundoboaforma folhabv

8

Sem Comentários

Escreva um comentário