Barras de proteína caseiras

Barras de proteína caseiras: como fazer?

Os atletas sabem que as barras de proteína podem ser bastante benéficas para impulsionar o seu crescimento muscular e apoiar o treino. Mas será possível fazer este snack em casa? Venha com o 1001 Dietas conhecer uma receita de barra de proteína caseira.

A proteína é um elemento fundamental para os atletas e, por isso mesmo, o seu consumo é altamente incentivado, incluindo pela apresentação sucessiva de vários suplementos, de alimentos saudáveis e de snacks proteicos.

Ainda que o excesso de proteína acarrete riscos para a saúde, o seu consumo tem também inúmeros benefícios para os atletas, principalmente quando a tonificação e a construção muscular são objetivos do treino.

Conhecer as melhores opções para fazer um consumo regrado de proteína, bem como saber que outros elementos impactam na sua absorção (como, por exemplo a mastigação), é muito importante para que possa garantir os melhores resultados e rentabilizar os seus esforços através da alimentação.

A introdução de suplementos proteicos, como a proteína Whey poderão ter benefícios incríveis. Mesmo assim, se não quiser utilizar suplementação, poderá também beneficiar de alguns alimentos, incluindo barras de proteína.

Além das (muitas) variantes disponíveis no mercado, esta iguaria pode, também, ser feita em casa. Venha saber como.

Barras de proteína caseiras

Seleção de sabores e ingredientes

O primeiro passo para que possa fazer barras de proteína em sua casa passam pelo seu gosto pessoal e pela escolha de ingredientes saudáveis, que apoiem a sua dieta e o seu treino.

A escolha dos sabores pode ser vasta, sem que saia do âmbito dos ingredientes saudáveis. Bons exemplos são a baunilha (raspa), o coco ou o cacau. 

A introdução da proteína pode ser feita de inúmeras formas, incluindo o leite ou as proteínas comercializadas (como a proteína de arroz, de ervilha ou mesmo a já referida Whey).

Para dar consistência à sua barra precisará também de sementes, frutos secos e de cereais, que pode colocar a gosto. Exemplos são as sementes de chia, as sementes de abóbora e a aveia.

Uma receita de barra de proteínas

Para fazer a barra que lhe propomos, rendendo 8 barrinhas, precisará de:

Ingredientes:

– 50 gramas de amêndoas
– 1 colher de sopa (c.s.) de manteiga de amendoim
– 50 gramas de sementes de abóbora
– 2 c.s. de alfarroba
– 50 gramas de flocos de aveia
– frutos vermelhos desidratados (a gosto)

Preparação:

Coloque a amêndoa e a aveia num processador de alimentos, até que fique bem triturado e adicione a manteiga de amendoim até obter uma massa consistente. 

Junte os restantes ingredientes e misture-os até que todos os elementos estejam devidamente ligados.

Coloque uma folha de papel vegetal sobre uma travessa e dê a forma desejada à sua barra. 

Cubra com película aderente e leve ao frigorífico durante uma hora. 

Estas barras podem ser conservadas no frio entre 1 e 2 semanas ou, se preferir, pode congela-las.

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