in

Sabe como fazer batatas fritas saudáveis?

Acusadas de serem um dos maiores “crimes contra a dieta”, as batatas fritas são, também, um dos pratos mais amados por muitas pessoas. Saiba como preparar batatas fritas saudáveis, para comer sem culpa, com o 1001 Dietas.

Entre os alimentos que engordam e prejudicam a saúde, muitos nutricionistas colocariam, sem o mais pequeno momento de dúvida, as batatas fritas.

Este alimento e forma de confeção são muito aclamados pelo seu sabor rico e também por servirem de acompanhamento ou snack delicioso, a qualquer momento.

Ainda assim, com a nova ideologia fit, muitas pessoas sentem que devem cortar da sua dieta os fritos e os hidratos de carbono. Considerando que integra ambos os critérios, muitas pessoas acabam por abandonar o prazer do consumo deste alimento, alegando que a batata frita caseira engorda.

Felizmente para quem se dedica às dietas, novas formas de confeção têm permitido que alguns pratos se tornem mais saudáveis e possam perfeitamente ser integrados na rotina alimentar.

Saiba, com o 1001 Dietas, como fazer batatas fritas saudáveis.

Os maiores erros na preparação das batatas fritas

Batatas encharcadas em óleo, feitas em óleo queimado ou fritas em azeite são as maiores causadoras da ideia de que a batata frita é um prato pouco saudável.

O primeiro erro, relacionado com as batatas encharcadas em óleo (ou que absorvem óleo em excesso) deve-se, por norma, à colocação de uma grande quantidade de batatas no óleo quente, o que reduz a temperatura do óleo e aumenta o tempo da fritura.

Da mesma forma, muitas pessoas deixam o óleo sobreaquecer, o que faz com que o óleo se degrade, tornando o prato menos saudável por estimular a acrilamida, um agente com efeitos cancerígenos. A temperatura ideal para a fritura de batatas fritas é entre os 180º e os 190º. (1)

Uma vez que a acroleína é mais comum no sobreaquecimento do azeite do que do óleo, ao fazer batatas fritas saudáveis deve evitar fazer fritura de imersão em azeite, preferindo os óleos de girassol, milho ou soja.

Dicas para preparar batatas fritas saudáveis

Alguns nutricionistas têm vindo a dedicar-se à apresentação de soluções saudáveis, que permitam às pessoas continuar a consumir os alimentos de que mais gostam, sem que ponham a sua dieta em causa ou deitem por terra todos os seus esforços. Entre as dicas que nos deixam para fazer batatas fritas saudáveis, destacamos: (2)

– Prefira óleos vegetais a azeite;
– Evite que a fritura se dê a uma temperatura superior a 190º;
– Procure manter a temperatura do óleo, fritando menos batatas de cada vez;
– Prefira a batata-doce à batata vermelha ou branca;
– Experimente as fritadeiras de ar quente, em alternativa às convencionais;
– Estude opções sem fritura para preparar as suas batatas.

Outras alternativas deliciosas

Se gosta de batatas fritas mas prefere realmente evitar o óleo, pode experimentar confecionar as suas batatas no forno. (3)

Com um simples fio de azeite no fundo de uma travessa, bastará que coloque as batatas cortadas em palitos (e, se assim o desejar, um pouco de sal ou tomilho).

Ainda que se tratem de batatas no forno, terá uma refeição deliciosa e que substituirá na perfeição as batatas fritas.

Costuma fritar batatas em casa? Tem estes cuidados ao prepará-las, para que sejam mais saudáveis? Partilhe a sua experiência com os restantes leitores do 1001 Dietas.

Clique em uma estrela para avaliar.

5 / 5. Contador de votos: 2

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

creme corporal depois de exercício ou à noite

Devo usar creme corporal depois de exercício ou à noite?

Tenho as pernas pesadas

Tenho as pernas pesadas, o que posso fazer para desincharem?