Batata frita caseira engorda,sabe porquê?

Batata frita caseira engorda,sabe porquê?

A batata frita caseira é um dos snacks e acompanhamentos que mais se consomem ao redor do mundo. Este alimento pode, no entanto, não ser a melhor opção para a dieta. Sabe porque é que a batata frita caseira engorda? Descubra com o 1001 Dietas.

Existem vários alimentos e bebidas, globalmente considerados pouco saudáveis, que acabamos por descobrir que, na verdade, podem ajudar a promover a saúde do corpo e a emagrecer.

Os benefícios do chocolate negro, por exemplo, ou mesmo do vinho tinto têm surpreendido várias pessoas.

Mas será este o caso das suas batatas fritas caseiras? Ou será que as batatas fritas caseiras engordam? Venha descobrir.

Batata frita caseira engorda,sabe porquê?

1. O que significa comer batatas fritas? Como é a tabela nutricional das batatas fritas caseiras?

Quando ingere o equivalente a uma chávena (xícara) de batatas fritas em casa, encontra, nesta pequena porção, cerca de 359 kcal. (1)

Nesta porção, os lípidos e os hidratos de carbono correspondem à maior percentagem do que está a ingerir, sendo respetivamente 46% e 50% da porção.

Além destes compostos, as batatas fritas contêm fibras (4,3 gramas), sódio (599 mg) e minerais, como o potássio (842 mg).

2. Batata frita caseira engorda?

Sim, a batata frita caseira engorda, justamente devido à sua composição e à sua forma de preparação.

Para começar, as gorduras trans e saturadas estão fortemente presentes neste alimento, devido a sua fritura de submersão (técnica conhecida como deepfry). Por esta razão, o consumo de batatas fritas tem sido analisado como potencial causador de problemas cardiovasculares, de diabetes e de obesidade.

Os hidratos de carbono não irão, também, ajudá-lo a emagrecer. Embora necessários para o fornecimento de energia ao organismo, quando consumidos em excesso estes são potenciadores da obesidade. (2)

Por fim, é muito usual que se temperem estas batatas fritas caseiras com sal, o que faz com que os índices de sódio sejam muito elevados. Desta forma, além de fazerem engordar, as batatas fritas caseiras podem também ser causadoras da sensação de estar inchado, promovendo a retenção de líquidos. Além disto o excesso de sódio é também nocivo para a saúde, podendo provocar problemas de tensão arterial.

3. Alternativa saudável para as batatas fritas

Para começar, a forma como prepara as batatas fritas caseiras pode ajudar a reduzir os riscos. Se quiser realmente fritá-las, opte por usar óleo novo, frite porções pequenas de cada vez (evitando que o óleo arrefeça e as batatas absorvam mais, devido ao tempo de cozedura) e não as tempere com sal. (3)

Em alternativa, colocar as suas batatas em palitos no forno, com um fio de azeite e óregãos pode ser uma alternativa deliciosa e que substitui as batatas fritas caseiras na perfeição.

Já sabia porque é que a batata frita caseira engorda? Como costuma preparar as suas batatas? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas.

Sem Comentários

Escreva um comentário