5 benefícios do pilates. O terceiro é incrível

5 benefícios do pilates. O terceiro é incrível

 O pilates é um dos exercícios que tem ganho destaque nos últimos tempos e existem várias razões para que assim seja. Venha, como o 1001 Dietas, conhecer 5 benefícios do pilates (o terceiro vai surpreendê-lo).

Algumas práticas, como o yoga, o zumba, o bodybalance e o pilates têm vindo a ganhar adeptos entre os que procuram garantir um corpo tonificado e saudável.

Além de seguirem as modas que, como sabemos, também existem no mundo do exercício físico, estas escolhas podem ainda ser justificadas devido ao elevado número de benefícios que este tipo de prática traz para o quotidiano e a forma física dos atletas.

Tratando-se de um tipo de exercício que alia o corpo e a mente, o pilates trata-se de um conjunto de exercícios adaptados e com vários níveis de intensidade que permitem ao atleta desafiar-se continuamente. Além disso, muitos especialistas de saúde estão a recomendar esta prática.

Hoje, fomos conhecer as razões pelas quais tantas pessoas estão a render-se ao pilates. Venha conhecer 5 benefícios do pilates.

5 benefícios do pilates. O terceiro é incrível

1. Aumento da resistência

A ação do pilates contribui para que a resistência física e mental seja profundamente melhorada.

Além de fortalecer a musculatura, consolidando o core e ajudando na melhoria do desempenho global dos seus praticantes, esta prática está ainda associada ao fortalecimento mental, devido aos seus exercícios de relaxamento e respiração.

A prática de pilates é indicada para o combate à ansiedade e à depressão. (1)

2. Tonificação corporal

Ainda que os movimentos do pilates possam parecer-lhe simples e lentos, a verdade é que estes obrigam o atleta à concretização de movimentos certeiros e controlados, que ajudam fortemente a reforçar a estrutura muscular do corpo.

Desta forma, quando o atleta se dedica ao pilates, principalmente se tomar suplementos como whey protein ou fizer uma dieta rica em proteínas, verá resultados na tonificação do corpo.

3. Correção postural

Uma da razões pelas quais muitos profissionais de saúde recomendam o pilates é pela forma como este tipo de exercício contribui para a correção postural.

O trabalho feito nesta modalidade ajuda a reforçar a coluna e trabalha a região lombar, o que ajuda a melhorar a postura durante e após o exercício, fazendo com que se adote uma postura mais correta no quotidiano e promovendo o alívio das dores musculares e de dores crónicas. (2)

Além disso, esta prática promove menor atrito nas articulações e melhora a flexibilidade.

4. Promove controlo do peso

A prática de pilates pode ser uma grande aliada de quem tenta perder peso ou evitar ganhá-lo.

Ainda que os principais objetivos do exercício não se prendam com a perda de peso, uma vez que esta prática trabalha o corpo integralmente, este pode ajudar a controlar o peso.

Além disso, por transmitir aos atletas uma sensação de calma, este tipo de exercício pode também ajudar a libertar hormonas que promovem a sensação de saciedade, evitando situações de compulsão alimentar.

5. Melhora o equilíbrio e a coordenação

Os movimentos do pilates estão também associados a melhorias visíveis na coordenação e no equilíbrio.

O aumento progressivo da intensidade, nomeadamente nos exercícios relacionados com a flexibilidade podem, por isso, ajudar a melhorar bastante o equilíbrio e a coordenação. (3)

Alguma vez experimentou pilates? Como foi a sua experiência pessoal com esta modalidade? Partilhe com os restantes leitores do 1001 Dietas.

5

No Responses

Write a response