benefícios do yoga: um deles vai surpreendê-lo

5 benefícios do yoga: um deles vai surpreendê-lo

 O yoga tem vários benefícios físicos e mentais, tratando-se de uma prática muito adequada para qualquer pessoa. Venha com o 1001 Dietas conhecer 5 benefícios do yoga: 1 deles é surpreendente!

A ideologia fit que permeia o século XXI tem feito com que cada vez mais pessoas escolham modalidades para se exercitarem e, entre estas, encontram-se modalidades como o HIIT, os treinos calisténicos, o yoga e o pilates, entre muitos outros.

Ainda que a lista seja longa e as pessoas continuem em busca do exercício ideal para si, muitas vezes recorrendo a personal trainers para o efeito, a verdade é que, hoje em dia, devido à pandemia, também existem muitas pessoas com medo em manter os seus hábitos de treino.

O yoga é um dos exercícios que tem ganho destaque no mundo e existem inúmeros motivos para que assim seja. Hoje, explorámos esta atividade, buscando 5 benefícios da prática. Venha conhecer melhor o yoga e a forma como este contribui para a sua saúde e bem-estar.

1. Ajuda a combater a ansiedade

Baseado em movimentos ponderados e controlados, cujo foco está no pensamento e na respiração, o yoga trata-se de uma modalidade simultaneamente boa para o corpo e para a mente.

Aliviando pequenas tensões corporais e motivando um momento meditativo e de concentração, o yoga promove uma sensação de bem-estar que leva os músculos a relaxar e ajuda na regulação hormonal, promovendo uma sensação de calma e tranquilidade. (1)

Desta forma, o yoga combate a ansiedade e ajuda a prevenir a depressão.

2. Ajuda na perda de peso e tonificação corporal

Aliado dos seus praticantes, o yoga tem, na forma como define os seus movimentos controlados na busca pelo controlo físico e mental, a capacidade de melhorar o funcionamento metabólico, acelerando o metabolismo.

Desta forma, a prática de yoga promove a perda de peso, ao mesmo tempo que estimula os músculos e os refirma, contribuindo para um aspeto físico mais tonificado.

3. Previne doenças cardiovasculares

Doenças como o enfarte do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC) – duas das principais causas de morte em Portugal – também podem ser prevenidas com a prática de yoga.

Melhorando a circulação e ajudando a combater inflamações, esta prática é muito benéfica para garantir que todo o processo cardiovascular decorre da melhor forma, o que ajuda, globalmente, a melhorar o funcionamento do organismo.

4. É um forte aliado do equilíbrio e da flexibilidade

Além dos benefícios para a tonificação, o yoga também promove a melhoria do equilíbrio e da flexibilidade, podendo contribuir para um melhor rendimento de outro tipo de treino. (2)

A grande consciência do corpo pode ainda garantir melhorias a nível respiratório, o que é também importante para o equilíbrio.

5. Ideal para praticar em tempos de pandemia

Não estaria nos objetivos de origem de quem criou o yoga mas é certamente surpreendente! O yoga é das melhores atividades para fazer nos tempos atuais! (3)

Podendo praticar-se ao ar livre e com o devido distanciamento, através de aulas virtuais ou até mesmo sozinho (para quem está familiarizado com os movimentos), o yoga é uma modalidade que pode continuar a praticar, mesmo em tempos como os atuais.

Alguma vez praticou yoga? Qual é a sua opinião sobre esta modalidade e os seus benefícios? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas.

6

No Responses

Write a response