5 sintomas de falta de cálcio

5 sintomas de falta de cálcio

 O cálcio é um dos minerais essenciais para garantir a saúde humana, pelo que a sua escassez pode ser perigosa para a saúde. Conheça, com o 1001 Dietas, 5 sintomas de falta de cálcio.

O sistema ósseo e dentário humano depende muito do cálcio mas a verdade é que, quando nos debruçamos sobre o que é o cálcio percebemos que os benefícios deste mineral para o organismo vão além destes sistemas.

Presente em alimentos como leite e derivados; frutos secos; sementes diversas e alguns peixes (como a sardinha), o cálcio surge como um elemento fundamental para os ossos, os dentes e a transmissão de impulsos nervosos. Além disso, o cálcio na gravidez apresenta, também, uma elevada importância.

A sua absorção está dependente de outras vitaminas como a vitamina D mas, quando é corretamente absorvido pelo organismo, este contribui para que todo o corpo tenha um melhor funcionamento, pelo que a sua carência pode ser prejudicial para o ser humano.

Venha conhecer 5 sintomas indicativos de que o seu organismo tem falta de cálcio.

5 sintomas de falta de cálcio

1. Enfraquecimento dos ossos

Se nota os seus ossos mais frágeis e tem tendência para fraturas, isto pode ser um indicador de deficiência de cálcio no seu organismo. (1)

Usualmente, quando este mineral escasseia no corpo, este utiliza os ossos como fonte de cálcio, o que os torna mais frágeis. 

2. Dentes frágeis

Tal como acontece com os ossos, a busca do cálcio nos dentes perante a ausência de fornecimento deste mineral por outras vias faz com que os dentes se tornem mais frágeis.

Tornando-se mais fina, a camada de esmalte passa a proteger menos os nervos, podendo originar sensibilidade dentária ou dores de dentes. Além disso, a probabilidade de partir dentes torna-se também maior.

3. Dificuldade em perder peso

A luta contra a obesidade pode tornar-se mais complexa se o seu organismo estiver com falta de cálcio e, por isso, se estiver a fazer uma alimentação regrada e exercício mas não conseguir emagrecer, deve considerar a possibilidade de ter uma deficiência deste nutriente no seu corpo.

Vários estudos têm associado o cálcio e a vitamina D com uma maior facilidade na perda de peso. (2)

4. Sofre de insónias

O consumo de cálcio e a sua presença no organismo está também associada a mais e melhores horas de sono.

Assim, um potencial sintoma de falta de cálcio no organismo é a insónia. Na verdade, existem estudos que apontam para que o tratamento ideal para a insónia possa ser justamente o cálcio. (3)

5. Dores musculares

Outro sintoma da hipocalcemia (falta de cálcio) é a sensação de rigidez muscular e as dores nos músculos.

Muitas pessoas com esta condição afirmam ainda que sentem cãibras com frequência.

Tem algum destes sintomas de falta de cálcio? Como suprime a falta de cálcio no seu organismo? Partilhe a sua experiência com os restantes leitores do 1001 Dietas.

20

No Responses

Write a response