como escolher o melhor azeite

Dicas de dieta: como escolher o melhor azeite

Os óleos e as gorduras vegetais são muito questionados. O azeite, considerado uma das escolhas mais saudáveis, não é exceção. Saiba como escolher o melhor azeite para a sua dieta com o 1001 Dietas.

O processo culinário levanta muitas questões entre as pessoas que tentam manter uma rotina e uma dieta saudável.

Questões como se é mais saudável fritar com azeite ou óleo ou com manteiga ou margarina tornam-se, por isso, muito comuns para quem se encontra no processo de garantir um corpo elegante e sadio.

Produto essencial da saudável dieta mediterrânica, o azeite é um dos elementos que merece destaque.

Com vários benefícios para a saúde, este óleo vai buscar muitos dos benefícios da azeitona, sua matéria prima, servindo para cozinhar ou para consumir em cru, com as mais variadas receitas.

Este é, sem dúvida, um produto alimentar que existe em todas as nossas casas. Mas será que está a escolher o melhor azeite para a sua dieta? Venha saber como escolher o melhor azeite, com o 1001 Dietas.

azeite

Azeite: o que dizem os estudos?

As prateleiras dos supermercados estão repletas de opções no que diz respeito a azeite. Não só encontramos uma grande variedade de marcas como, dentro destas, existem vários tipos, com diferentes caraterísticas, cujas diferenças podem não ser fáceis de compreender.

Alguns dos estudos que têm sido realizados vieram demonstrar que, destas opções, cerca de 70% não têm os níveis de oxidação standard nem seguem os procedimentos de extração e armazenamento que deve ser aplicado aos melhores tipos de azeite. (1)

Na verdade, contrariamente ao melhor azeite – o virgem extra – muitas das opções incluem mistura de outro tipo de óleos, menos saudáveis.

Alimentos para reduzir açúcar no sangue

O que ter em atenção no momento de escolher o azeite?

Para começar, no processo de seleção do azeite é importante garantir que este não tem a mistura de outros óleos.

Opções como o azeite refinado raramente aparecem com a pureza necessária, sendo opções menos sadias e que podem ter um impacto menos positivo na saúde.

O melhor azeite será, sem dúvida, o azeite virgem extra orgânico e prensado a frio, já que são os que perdem menos propriedades e são mais frescos. (2)

Além da sua maior pureza, este tipo de azeite apresenta uma maior ação antioxidante, sendo um forte aliado no combate do stress oxidativo. (3)

Alguma evidência demonstra, também que a escolha de azeite de produção mais recente melhora significativamente o usufruto das suas propriedades, indicando-se que se tenha atenção à data da colheita e se escolham embalagens cujo engarrafamento não seja mais antigo do que 6 meses.

Como escolhe o seu azeite? Alguma vez tinha pensado nesta questão? Partilhe as suas dúvidas e pensamentos com os restantes leitores do 1001 Dietas.

40

No Responses

Write a response