Covid-19: suplementos para se manter saudável durante o isolamento

Covid-19: suplementos para se manter saudável durante o isolamento

As medidas implementadas para travar a pandemia do Covid-19 aumentaram a procura de alguns suplementos. Saiba, com o 1001 Dietas, quais os suplementos mais procurados e qual o motivo dessa procura.

A suplementação é algo que muitas pessoas regulamente já fazem para garantirem a sua boa saúde. A tendência fit gerada ao longo do nosso século, a par com o desejo de se manter uma vida ativa e saudável é o principal motivador para que se tome este tipo de produto no quotidiano.

Ainda que seja uma prática comum e embora não existam grandes evidências de que os suplementos tenham algum efeito na cura da pandemia do momento – o Covid-19 – a verdade é que este Coronavírus fez aumentar a procura por suplementos vitamínicos e alimentares. (1)

Embora os suplementos possam ser bastante benéficos na prevenção de algumas doenças e possam servir para melhorar o funcionamento do organismo humano, a verdade é que a maior procura não se prendeu apenas com esta questão.

Procurando novidades sobre o vírus ou querendo saber, por exemplo, o seu impacto na gravidez, as pessoas cruzaram-se, na Internet, com várias especulações e notícias falsas que indicavam que alguns compostos poderiam ter uma ação no combate ao vírus e na cura da doença.

Venha saber quais foram os suplementos mais procurados, para que servem e se são eficazes contra o vírus.

1. Vitamina C

O suplemento da vitamina C (ou ácido ascórbico) promove o bom funcionamento do organismo, melhorando o sistema imunitário, o sistema sanguíneo e a saúde cardiovascular.

A sua ação preventiva de gripes e constipações é conhecida, assim como a forte ação antioxidante. 

O reforço da vitamina pode ser muito positivo, sendo que, ainda assim, não se conhecem propriedades curativas face ao Covid-19. O excesso desta vitamina pode ser perigoso, podendo manifestar-se em problemas como o aparecimento de cálculos renais, problemas intestinais ou enxaquecas.

2. Própolis

Sendo uma substância natural muito aclamada para a proteção face a fungos, bactérias e vírus, o própolis é outro suplemento que conta com as ações cicatrizante, anti-inflamatória e bactericida. Esta pode ajudar a reforçar a imunidade e a prevenir doenças respiratórias.

Embora tenha sido falado como um potencial curador de Covid-19, tal não passou de fake news, sendo que não existe qualquer evidência científica de que este tenha qualquer efeito no tratamento do coronavírus. (2)

A toma deste suplemento, dentro das quantidades recomendadas, não deixa de ser positiva para o organismo humano.

3. Magnésio

O magnésio é outro dos suplementos que está, atualmente, a ter uma grande procura. Este é conhecido por reforçar a imunidade, por regular o sono e por prevenir doenças diversificadas, incluindo ósseas, respiratórias e cardiovasculares.

Até ao momento, não é conhecida nenhuma prova de que este suplemento resulte na luta contra o Covid-19. Ainda assim, a sua toma, desde que não ultrapasse as dosagens recomendadas, pode ser benéfica para o organismo.

4. Vitamina D

Por fim, a vitamina D foi também mais procurada durante a pandemia, tendo surgido várias notícias sobre o potencial da mesma para impedir o vírus.

A vitamina D tem um forte papel na regulação orgânica, promovendo a imunidade e a saúde metabólica, neuronal e vascular.

Apesar do seu potencial positivo, os cientistas não encontram evidência de que esta impeça o contágio pelo vírus, embora acreditem que possa ajudar a evitar o agravamento do quadro clínico, se existente, pelo reforço do sistema imunológico. (3)

Está atualmente a tomar algum destes suplementos? Qual? Partilhe a sua opinião com os restantes leitores do 1001 Dietas.

No Responses

Write a response