Exercício físico na quarentena

Exercício físico na quarentena: como fazer?

O Covid-19 e as medidas implementadas para travar a sua propagação mudaram as nossas rotinas diárias, incluindo as rotinas de exercício físico. Venha saber, com o 1001 dietas, como pode continuar a fazer exercício físico nesta quarentena.

A geração fit habituou-se a procurar uma rotina saudável e que promova um corpo bonito com a realização de atividades físicas e boas escolhas alimentares.

Além de formularem um plano de treino para emagrecer no ginásio, muitas pessoas habituaram-se aos treinos com o seu personal trainer ou escolheram atividades de grupo diversas. Crossfit, biodança, yoga e pilates são bons exemplos de atividades que ficam, agora, condicionadas, com os ginásios encerrados e as aglomerações sociais impedidas.

Embora tudo isto possa criar evidentes dificuldades, a situação não é, em si, impeditiva de que se continue a ter uma rotina de exercício físico.
Venha saber como pode manter-se ativo durante a quarentena.

Exercício em quarentena

Embora alguns portugueses continuem a sair à rua para fazer exercício, existem outros que temem que esta atividade ao ar livre acarrete riscos. (1)

De facto, alguns riscos têm sido associados à prática da caminhada ou do jogging em tempo de pandemia.
Isto não significa, no entanto, que não se possa aplicar, dentro de casa, uma rotina de exercício durante o isolamento social.

O papel do digital no exercício em tempo de pandemia

Neste momento, temos assistido fortemente ao papel do digital na gestão do exercício físico.
Além dos vídeos e diretos feitos pelos canais de ginásios e especialistas da área do desporto, as aplicações digitais que o ajudam a controlar o peso também sugerem algumas rotinas de exercício.

Na verdade, mesmo entidades hospitalares e especialistas de saúde têm usado estes canais para impulsionar a realização de atividade física em casa, nesta inusitada fase de confinamento.

Sugestões para se exercitar em casa

Comece por escolher uma divisão na qual tenha espaço para se mover, recordando que, do aquecimento, à realização do exercício e si e terminando pelos alongamentos, todo o processo de se exercitar é importante na quarentena. (2)

Deixamos uma rotina de exemplo:

Aquecimento

Realize a seguinte rotina duas vezes para aquecer os músculos:

– Elevação dos calcanhares aos glúteos (30 seg);
– Jumping Jacks (30 seg);
– Agachamentos livres (30 seg);
– Skippings (30 seg).

Exercício físico

Pode optar pelas mais diversas rotinas de exercício. Esta é a nossa recomendação para pessoas que não estão habituadas a rotinas de treino muito intensas e que pode, como tal, ser complementada com outros exercícios ou maior intensidade de exercício para os atletas mais regulares.

– 10 flexões de braços;
– 20 step-ups, com pernas alternadas, 10 vezes cada;
– 20 elevações pélvicas;
– 10 baby burpees.

Esta sequência deve ser repetida durante 5 minutos de exercício, tantas vezes quanto o atleta conseguir.

Alongamentos

No final da realização do exercício, é muito importante que se faça o alongamento do corpo, para evitar lesões provocadas pela realização do exercício.

Qual é a sua rotina de exercício em casa durante a quarentena? Partilhe-a com os restantes leitores do 1001 Dietas.

7

No Responses

Write a response