Dieta mediterrânica ajuda a controlar o stress

Dieta mediterrânica ajuda a controlar o stress

O stress e a ansiedade são problemas comuns do nosso século. Perceba, com o 1001 Dietas, como a Dieta Mediterrânica pode ajudar na resolução deste tipo de situação. 

Ainda que se diga que é importante dormir para emagrecer, a verdade é que ter um sono regulado nem sempre é possível. Nos dias de hoje, muitas pessoas sofrem a temível realidade do stress e ansiedade, o que também pode causar insónias e, consequentemente, a desregulação de todo o organismo.

A desregulação orgânica manifesta-se de uma forma bastante intensa ao nível dos neurotransmissores e hormonas humanas, incluindo aquelas que são responsáveis pelo humor e a sensação de saciedade.

Um corpo que sofra de stress e ansiedade corresponde, por isso, a um organismo que mais dificilmente se sentirá saciado, o que motiva uma maior ingestão de alimentos ou mesmo comportamentos de compulsão alimentar.

A adoção de uma dieta equilibrada e regrada pode ser uma grande ajuda na resolução da ansiedade e do stress. Entre as dietas que podem ajudar, encontra-se a Dieta Mediterrânica.

Venha compreender como a Dieta Mediterrânica pode ser útil para o ajudar no combate ao stress.

Dieta mediterrânica ajuda a controlar o stress

O que é, em suma, a Dieta Mediterrânica?

A Dieta Mediterrânica é um tipo de alimentação que privilegia alimentos como os produtos hortículas, a fruta, os frutos oleaginosos, cereais e as leguminosas. Neste tipo de alimentação, é também recomendado o consumo de carnes brancas e é feito um extensivo e consciente uso do azeite. (1)

Este tipo de dieta está associado ao combate a várias doenças humanas, incluindo as cardiovasculares e as doenças crónicas e degenerativas.
Recentemente, esta foi também associada ao alívio de quadros clínicos de ansiedade e depressão.

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A Dieta Mediterrânica no combate ao stress e à depressão

Recentemente, um estudo australiano apresentou evidência científica de que uma Dieta Mediterrânica pode aliviar o stress e evitar a depressão. (2)

Este estudo baseou-se numa amostra com faixa etária compreendida entre os 17 e os 35 anos de pessoas com propensão para a depressão e a ansiedade, concluindo que uma dieta rica em vegetais, frutos secos e peixe poderia ser a resposta para este tipo de quadro clínico.

A introdução deste tipo de dieta na amostra do estudo revelou que, ao final de três semanas, se notava o alívio do stress e da ansiedade. (3)

Os dados deste estudo foram publicados pela revista científica Plos One e dão mais um passo na coroação da Dieta Mediterrânica como uma das mais saudáveis da atualidade.

Sofre de ansiedade? Alguma vez ponderou que pudesse combatê-la com a alimentação? Conte a sua experiência aos restantes leitores do 1001 Dietas.

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