Dieta Mono: será saudável

Dieta Mono: será saudável?

A Dieta Mono é uma das novas dietas-tendência, que tem ganho cada vez mais adeptos. Venha descobrir como é esta dieta e se ela é saudável com o 1001Dietas.

As dietas da moda têm gerado alguma polémica. Além de muitos nutricionistas considerarem que algumas delas – como a dieta japonesa ou a dieta paleo – são demasiado restritivas, existe alguma preocupação global quanto aos efeitos que estas podem ter a longo prazo.

Muitas pessoas encontram-se numa busca constante pela dieta que exerça melhores resultados, seja para combater a obesidade ou simplesmente para conquistar um corpo fit.

Uma das dietas que, recentemente, tem estado em voga é a Dieta Mono. Nunca ouviu falar desta dieta que marca a moda atual? Então, venha conhecê-la com o 1001 Dietas.

Dieta Mono: será saudável

O que é a Dieta Mono?

A Dieta Mono pode ser descrita como uma dieta regida por padrões alimentares, que restringe a alimentação diária a um único alimento ou grupo alimentar.

Uma pessoa que siga esta dieta irá alimentar-se, ao longo de todo o dia, consumindo apenas um tipo de alimento (por exemplo, vegetais ou carne) ou mesmo um alimento único (como maçã ou ovos). Muitas pessoas consideram que esta dieta acaba por tornar-se simples de seguir, uma vez que não existe a necessidade de planear as refeições antecipadamente ou de fazer uma intensa contagem de calorias. (1)

A Dieta Mono faz perder peso?

Vale a pena salientar que a Dieta Mono tem variantes e que estas podem impactar na forma como a dieta gera (ou não) uma perda de peso efetiva.
Entre as variantes da dieta, encontramos, por exemplo, a dieta do leite ou a dieta do ovo. (2)

De facto, independentemente do modelo escolhido, existem relatos diversos de pessoas que perderam bastante peso com a Dieta Mono no imediato, observando resultados.
Poderá, ainda assim, ser difícil manter o peso após o abandono desta rotina alimentar.3

A Dieta Mono é saudável?

A segurança desta dieta não está atestada e, por norma, os nutricionistas preferem que as dietas sejam variadas, pelo que não será, à partida, uma dieta recomendada por um especialista.

Usualmente, esta dieta é mantida por, no máximo, duas semanas; sendo importante recordar que o organismo humano necessita de diferentes alimentos para suprir as suas necessidades calóricas e nutricionais. (3)

Antes de iniciar uma dieta deste tipo é muito importante que fale com um especialista para compreender os riscos associados à mesma e decidir se quer, efetivamente, avançar com ela.
Deve ainda recordar que esta dieta não deve ser mantida a longo prazo.

Alguma vez experimentou a Dieta Mono? Conte aqui, no 1001 Dietas como foi esta experiência e quais os resultados obtidos.

22

No Responses

Write a response