Dieta vegetariana e omnívora: qual a diferença no tempo de digestão

Dieta vegetariana e omnívora: qual a diferença no tempo de digestão

A nossa digestão depende fortemente dos alimentos que ingerimos e, por isso, uma dieta vegetariana ou omnívora têm tempos de digestão distintos. Venha com o 1001 dietas compreender os tempos de digestão em cada uma destas dietas.

Todas as decisões alimentares que tomamos têm impacto. As consequências dessas escolhas têm repercussões na nossa aparência física, na nossa saúde e até no ambiente.

Muitas pessoas têm, por isso mesmo, adotado diferentes estilos de alimentação, tais como a dieta sirtfood para perder peso; ou a dieta demitariana, vegetariana ou vegan para aliar a saúde e a atitude sustentável face ao planeta.

Claro que o tipo de alimentação escolhido tem um impacto no organismo humano e no seu funcionamento e todo este processo começa quando estamos a digerir os alimentos, durante o tempo da digestão.

O nosso trato gastrointestinal é o responsável pela digestão dos alimentos, pela absorção dos nutrientes e pela eliminação dos excedentes.
O percurso percorrido pelos alimentos no nosso corpo, no entanto, desde a ingestão à evacuação poderá não ser o mesmo, dependendo dos alimentos que se ingerem e pode levar entre dois e cinco dias. (1)

Venha conhecer a diferença da digestão e do seu tempo na dieta vegetariana ou numa dieta omnívora.

Legumes e carne no tempo de digestão

Provavelmente já ouviu falar de alguns alimentos que promovem um melhor trânsito intestinal e, desta forma, uma digestão mais fácil. Isto acontece porque os legumes e alguns alimentos enriquecidos têm um teor de fibras mais elevado, demorando menos tempo a ser totalmente digeridos do que outros, como a proteína animal.

Associados a um maior índice de fibras estão, usualmente, as frutas e os legumes, o que significa que a dieta vegetariana tem uma maior tendência para ser digeridas de forma mais rápida, sendo usual que as pessoas com este tipo de dieta apresentem um trânsito intestinal mais eficaz do que os omnívoros. (2)

Um dos elementos que promove uma maior lentidão do trânsito intestinal, promovendo uma digestão menos eficaz, é justamente a carne, já que, sendo pobre em fibras, esta permanece mais tempo no organismo, retardando o processo digestivo.

Gorduras e a digestão

Além de ingerirem mais fibras alimentares, os vegetarianos tendem ainda a fazer uma menor ingestão de gorduras, que é ainda mais reduzida no caso da alimentação vegan.

Isto acontece porque as carnes e peixes, bem como os ovos, o leite e os seus derivados contém uma grande quantidade de gordura, quando comparados com as alternativas vegetais.(3)

Uma vez que as gorduras são insolúveis, estas permanecem no estomago por mais tempo, sendo o último produto alimentar a ser digerido, o que retarda, também, o processo digestivo.
Este é outro dos fatores que torna a digestão dos vegetarianos mais célere e eficaz.

Dicas para uma digestão rápida e eficaz

Mesmo que não seja vegetariano, existem alguns métodos para garantir uma digestão mais eficiente e rápida.

Procure beber bastante água ao longo do dia e fazer uma alimentação rica em vegetais. O consumo de cereais e sementes é também adequado para aumentar a quantidade de fibras ingeridas.

Uma redução na quantidade de carne e peixe poderá ser útil para este efeito, sendo ainda mais importante evitar o fast food e as comidas muito processadas, já que a sua riqueza em gordura retarda a digestão.

A prática de exercício físico regular também é importante para manter um trânsito intestinal saudável e promover um sistema gastrointestinal saudável.

Qual é o seu tipo de dieta? Sente que as suas digestões são rápidas? Partilhe a sua opinião com os restantes leitores do 1001 Dietas.

5

No Responses

Write a response