emagrecer a comer aveia

3 erros a evitar para emagrecer a comer aveia

O consumo de aveia pode ser muito benéfico para quem está a tentar perder peso. Ainda assim, existem erros a evitar para emagrecer a comer aveia. Venha com o 1001 dietas conhecer os erros mais comuns, para os evitar e aproveitar o melhor deste ingrediente.

Ao longo dos anos, o aparecimento de uma cultura fit fez com que várias temáticas relacionadas com o corpo e o emagrecimento saltassem para as temáticas de maior interesse. 

De repente, as pessoas começaram a compreender que existem alguns ingredientes-chave no processo de emagrecimento, que constituem verdadeiros aliados da saúde, do bem-estar e da elegância.

Algumas dietas, como a dieta paleo e a dieta cetogénica, que ficaram entre as dietas da moda recentemente, enaltecem alimentos como a aveia.

É verdade e que existem vários benefícios da aveia para o seu organismo, tendo muitos destes sido comprovados por estudos científicos que indicam o ingrediente como um forte aliado do corpo humano.

Ainda que a aveia possa contribuir para o emagrecimento, no entanto, existem alguns erros comuns a evitar no seu consumo. Venha conhecer melhor os benefícios da aveia no emagrecimento e 3 erros que deve evitar ao integrar este ingrediente na sua alimentação.

benefícios da aveia

Dados sobre a aveia

A aveia tem sido um alimento muito estudado e procurado também pelas suas caraterísticas.

Numa chávena de aveia encontrará apenas 165 kcal, que se traduzem em 25 gramas de hidratos de carbono, 5 gramas de proteína e 4 gramas de fibra. Além disso, nutrientes fundamentais, como o fósforo, o ferro, o zinco, o magnésio e o selénio fazem, também, parte da sua composição. (1)

Com uma ação antioxidante e anti-inflamatória, este alimento ajuda na recuperação física e também na prevenção de inúmeras doenças, prolongando, segundo alguns estudos, até a longevidade celular.

Alguns estudos realizados sobre a aveia referiram que a aveia tem o potencial de ajudar na perda e na manutenção de peso, promovendo a saciedade, suprimindo o apetite e melhorando o funcionamento metabólico. (2)

emagrecer a comer aveia

Erros a evitar para emagrecer a consumir aveia

Ainda que os estudos apontem para o potencial da aveia enquanto aliada do emagrecimento, existem erros comuns que as pessoas cometem ao integrar a aveia na sua rotina alimentar e que podem ser prejudiciais para este efeito. (3)

Entre as posturas a evitar para emagrecer com aveia encontram-se as seguintes:

1. Consumir aveia com adição de açúcar

Para tornar a aveia mais apelativa, muitos dos flocos de aveia que encontra à venda têm açúcar adicionado. Em alguns casos, encontra também alguns pacotes com sabores que têm, igualmente, esta adição de sacarose.

Esta forma de comer aveia aumenta substancialmente o consumo diário de açúcares e pode fazer com que a sua dieta não corra como esperado. Prefira comprar aveia simples e adicionar canela ou fruta fresca.

2. Servir porções exageradas

A aveia, como qualquer outro ingrediente, pode ser nociva quando ingerida em excesso. Procure cozinhar e ingerir porções equilibradas, para evitar que, em vez de emagrecer, este ingrediente promova o seu aumento de peso.

3. Não ter uma alimentação equilibrada

Por mais saudável que a aveia seja, esta não substitui uma alimentação variada e equilibrada nem bastará, por si só, para substituir uma refeição.
Se quer substituir uma das suas refeições por aveia, procure complementá-la com outros ingredientes como sementes de chia ou ovo. Pode também melhorar a sua riqueza, cozinhando a aveia em leite em vez de o fazer em água.

Costuma comer aveia? Como consome este ingrediente? Partilhe a sua experiência com os restantes leitores do 1001 Dietas.

4

No Responses

Write a response