Extrato de Cardo Mariano

Extrato de Cardo Mariano, porque desintoxicar antes de uma dieta?

Extrato de Cardo Mariano

Se está a fazer dieta é provável que a sua pesquisa – ou o seu nutricionista – o tenham aconselhado a tomar algum tipo de extrato de Cardo Mariano. Saiba quais as razões pelas quais deve desintoxicar o seu organismo antes da dieta e de que forma este produto pode ajudá-lo.

Faz parte de uma sabedoria ancestral e que chega aos dias de hoje já com uma substancial componente científica: algumas plantas têm propriedades medicinais únicas e podem, pela sua composição, ajudar o organismo a alcançar a forma desejada e a manter-se saudável.

Tratando-se de formas naturais de atingir determinados objetivos orgânicos, as plantas medicinais tornam-se muito importantes para o ajudar a atingir as suas metas. Ainda assim, é necessário que conheça bem as suas propriedades.

Conhecer os efeitos e dosagens destes elementos é essencial para garantir que estes irão tranmitir todos os seus benefícios, sem efeitos nocivos e/ou prejudiciais para si.

Uma das mais aclamadas plantas medicinais é o Cardo Mariano. Recheado de benefícios para a saúde, o extrato desta planta é muitas vezes recomendado para desintoxicar o organismo no começo de uma dieta.

Hoje, é para o Cardo Mariano que olharemos, para explorarmos todas as formas como pode tirar partido do mesmo.

Acompanhe-nos para saber os benefícios, propriedades e contraindicações do extrato de Cardo Mariano.

1. O que é o Cardo Mariano

Como já referimos, o Cardo Mariano é uma planta medicinal. Esta planta é ainda conhecida por outros nomes como o Cardo Santo, Cardo Leiteiro ou Serralha de Folhas, sendo o seu nome científico Silybum Marianum, e os seus usos medicinais contam já com dois milénios de existência.

Registos antiquíssimos, datados do século I demonstram que já os romanos utilizavam esta planta, nomeadamente com a finalidade de proteger o fígado.

Desde então e ao longo dos anos, os benefícios do extrato de Cardo Mariano têm sido estudados, tendo estes integrado inúmeros medicamentos.

2. Benefícios do Cardo Mariano

O Cardo Mariano conta com inúmeras propriedades medicinais: é antioxidante, antissético, regenerador, tónico e diurético, sendo ainda aclamado pelas suas propriedades anti-inflamatórias e digestivas.

Em grande medida, estas propriedades derivam do componente ativo do Cardo Mariano, a silimarina, cujo papel reparador, nomeadamente no que respeita às células do fígado, é altamente aclamado.

A silimarina é responsável pela reparação hepática e ajuda reduzir a inflamação, agindo como um antioxidante. Desta forma, ajuda na eliminação de substâncias tóxicas e nocivas para o organismo humano.

Ao promover a limpeza do fígado, o extrato de Cardo Mariano é recomendado para amenizar problemas como a hepatite viral, a cirrose e a doença hepática crónica.

Ao ajudar a reconstruir as células deste órgão, o Cardo Mariano torna-se um grande aliado na remoção das toxinas corporais, já que o fígado é o órgão interno responsável pela desintoxicação do sangue e, como tal, do organismo.

Este órgão é um dos mais importantes para garantir o correto funcionamento orgânico, filtrando o sangue e ajudando na remoção de elementos nocivos absorvidos através da alimentação, da ingestão de águas contaminadas ou simplesmente da respiração do ar poluído das cidades.

Além disto, o fígado é ainda o responsável pela desintoxicação do corpo, pela libertação da glicose no corpo (que se transfigura, depois, em energia) e pelo apoio dos vários sistemas do nosso corpo.

Desta forma, se o fígado não estiver a funcionar corretamente, a saúde fica comprometida a vários níveis.

3. Extrato de Cardo Mariano e desintoxicação pré-dieta

O uso de extrato de Cardo Mariano poderia ser recomendado antes de 1001 dietas, para garantir a limpeza do organismo.

Independentemente de ter pretensões de emagrecer rápido ou devagar, a verdade é que, para conseguir atingir os seus objetivos, é necessário garantir que parte de um corpo saudável.

No momento de iniciar uma dieta é necessário garantir, pois, que o organismo está livre de toxinas e em pleno funcionamento, para que possa aproveitar ao máximo os benefícios de uma alimentação saudável e de uma rotina de exercício físico.

Tendo o seu fígado um papel fundamental neste processo, o seu cuidado deve ser garantido.

Assim, para que possa desintoxicar o organismo e melhorar a sua performance, pode recorrer às propriedades do extrato de Cardo Mariano, sendo esta planta ideal para proteger e recuperar o seu fígado.

4. Problemas associados ao consumo

Embora, como já vimos, o Cardo Mariano esteja relacionado com inúmeros benefícios, existem algumas situações às quais deve estar atento antes de avançar para o seu consumo.

Crianças, pessoas com hipertensão, problemas de rins ou gastrite devem limitar ou mesmo cortar esta planta da sua rotina alimentar, sendo ainda importante a consulta de um especialista antes de iniciar a toma deste produto natural.

Além disto, o consumo deste extrato, quando em dosagens excessivas pode ser muito nocivo para o organismo, provocando sintomas como diarreia e vómitos.

O aumento da pressão arterial está ainda associado ao consumo excessivo desta planta.

Tomou extrato de Cardo Mariano antes de iniciar a sua dieta. Conhecia os benefícios desta planta? Conte-nos tudo sobre esta experiência.

Algumas fontes: tuasaude  remedio-caseiro mundoboaforma

7

No Responses

Write a response