Pastéis de feijão

Pastéis de feijão: engordam muito ou pouco?

 Os pastéis de feijão são um doce muito apreciado mas que nem sempre se come sem culpa. Se é um apreciador do pastel de feijão, venha descobrir se este bolo engorda muito ou pouco com o 1001 Dietas.

Todos sabemos que há alturas em que de pouco adianta querer fazer dieta. Perante os principais doces de Natal e as suas calorias ou quando apetece mesmo trair a dieta em viagem, nada há a fazer senão aceitar que a gula pode custar-nos um pouco do esforço que tínhamos feito.

Ainda que viagens e festividades sejam, provavelmente, duas das maiores inimigas da dieta, no entanto, estas não são as únicas. Quantas vezes, entrando numa pastelaria, e levados, por exemplo, pelo aspeto e a história dos pastéis de feijão de Torres Vedras, não nos sentimos tentados a ceder à gula?

Esta é uma reação natural e humana, que todas as pessoas sentem por um ou outro doce. Mas, afinal, no caso concreto mencionado, quão mau é ceder ao desejo de um doce? Venha descobrir se os pastéis de feijão engordam muito ou pouco.

Quais são os ingredientes do pastel de feijão?

Os pastéis de feijão são doces tradicionais portugueses, existindo várias receitas do mesmo. Em Torres Vedras, esta é uma iguaria particularmente aclamada, tendo, até, o seu próprio festival.

Entre os principais ingredientes do pastel de feijão encontramos: puré de feijão branco, amêndoas raladas, manteiga, ovos, açúcar branco refinado, farinha, sal e ainda açúcar de confeiteiro. (1)

Quantas calorias têm os pastéis de feijão

O pastel de feijão é um doce com bastantes calorias. Este tem cerca de 322 calorias por cada bolo, sendo que estas se traduzem em aproximadamente 33,7 g de açúcar; 52 g de hidratos de carbono; 9,4 g de gordura (das quais 3,6 g é gordura saturada). (2)

Quanto engordam os pastéis de feijão?

Tratando-se de uma verdadeira bomba calórica e sendo muito rico em gorduras, açúcares e hidratos de carbono, os pastéis de feijão são, efetivamente, uma iguaria que engorda bastante. (3)

A sua composição e método de confeção – apesar de lhe conferir um sabor único – faz com que este pequeno e aparentemente inócuo doce seja, realmente, um dos grandes inimigos da dieta. 

Evidentemente, não se recomenda, para quem quer perder peso, que faça um consumo usual deste tipo de alimento. Ainda assim, informe-se junto do seu nutricionista sobre a possibilidade de consumir produtos mais calóricos ocasionalmente. Isto poderá ajudar a continuar a sua dieta, com menor compulsão alimentar e promover melhores resultados a longo prazo.

Gosta de pastéis de feijão? Conte aos restantes leitores do 1001 dietas se este é um dos alimentos ao qual não resiste e como faz para garantir que este consumo não estraga a sua dieta.

13

No Responses

Write a response