Sabe quando, durante o treino, sente tonturas? Este é um fenómeno bastante comum. Venha com o 1001 dietas saber as razões destas tonturas.
As tonturas são um problema que pode sentir em vários momentos da vida e que podem ter várias causas e explicações.
Alguns momentos específicos, ainda assim, como é o caso das tonturas na gravidez ou durante o treino, fazem parte dos que mais vezes são referidos.
Numa época onde o corpo é tão importante e tantos seguem a ideologia fit, tentando mantê-lo saudável e elegante, a realização de treinos com um personal trainer ou mesmo sozinho, no ginásio ou na rua, são bastante comuns.
Se é um destes atletas do quotidiano, torna-se muito importante que compreenda as razões pelas quais pode sentir tonturas e o que deve fazer perante esta situação.
Se quer saber mais sobre as tonturas durante o exercício físico, leia o artigo que preparámos para si.
O que motiva as tonturas durante o exercício físico?
O exercício físico faz parte do dia de muitas pessoas e as tonturas são uma queixa comum. Existem várias causas possíveis para que isto suceda mas, por norma, destacam-se 3 causas para o problema: (1)
1. Níveis de glicose
Não comer antes do treino ou comer de forma insuficiente podem fazer com que sinta uma quebra de tensão derivada dos níveis de glicose na corrente sanguínea. Isto resulta nas tonturas durante o treino.
2. Alterações na pressão sanguínea
Os treinos, principalmente de alta intensidade, como o crossfit ou o HIIT podem fazer com que aconteçam alterações na pressão sanguínea e tenha tonturas.
O mesmo pode acontecer por alterações no pH sanguíneo, já que este pode ficar mais ácido durante o treino devido à libertação de ácido láctico pelos músculos.
3. Desidratação
A desidratação é outra das causas comuns da tontura durante o exercício físico e, para evitar as manifestações físicas de consumo insuficiente de água é importante que a beba antes e durante o seu treino. (2)
O que fazer perante as tonturas no treino?
Se sentir uma tontura é muito importante que pare o seu treino e descanse, mantendo sempre a cabeça num patamar superior ao peito. (3)
É imensamente importante que entre em contacto com um especialista se a tontura persistir por mais do que uma hora ou se sentir, a par com esta, palpitações, visão turba, alterações na fala, dor no peito ou dificuldade em mover algum dos membros.
Alguma vez sentiu tonturas durante o seu treino? Conte como agiu perante esta situação. A sua história pode ajudar os restantes atletas do 1001 Dietas.
GIPHY App Key not set. Please check settings