in

Caminhada emagrece quantos quilos por semana?

Caminhada emagrece quantos quilos por semana?

Embora seja senso comum que o exercício físico faz perder peso e todos saibam que este é o melhor complemento para as suas 1001 dietas, a verdade é que nem sempre se sabe bem qual o benefício que se retira de cada atividade.

Saiba quantos quilos por semana pode emagrecer com a caminhada.

Se está acima do peso ou procura conquistar uma vida mais saudável e o seu corpo de sonho, além da alimentação terá de ter também atenção à sua atividade física.

Afinal, embora a obesidade não tenha de ser um peso para toda a vida, a verdade é que os quilinhos a mais não irão desaparecer sem um verdadeiro compromisso que o afaste da má alimentação e da vida sedentária.

Provavelmente, na sua jornada, por entre 1001 dietas, já terá ouvido falar dos benefícios dos treinos físicos.

O que provavelmente não saberá é que este tipo de atividade não precisa, obrigatoriamente, de passar pelos ginásios ou pelos esforços intensos.

Na verdade, para começar, pode conseguir resultados magníficos trocando simplesmente uma hora no sofá por uma hora de caminhada.

Claro que a pergunta que impera, ao ouvir esta informação, é sempre a mesma: a caminhada emagrece quantos quilos por semana?

Bem… é a esta questão que, hoje, queremos dar resposta, para que saiba todos os benefícios que pode conquistar através deste tipo de exercício simples, aprazível e gratuito.

Acompanhe-nos para saber como a caminhada emagrece e quantos quilos pode esperar perder durante esta atividade física.

Caminhada emagrece quantos quilos

1. A caminhada: um bom começo

Existe uma frase que diz que “até a mais longa jornada começa com o primeiro passo”.

Literalmente, emagrecer é assim! No momento de iniciar a sua dieta e o seu exercício físico, tudo dependerá desse primeiro passo e, sem ele, os resultados pretendidos não se manifestarão.

Comecemos, por isso, por calçar os ténis que nos levam nesta jornada, apresentando uma atividade que não dá espaço a desculpas.

As caminhadas são saudáveis, podem ser realizadas em qualquer horário, em qualquer local e são gratuitas.

Caminhar ao ar livre poderá ser uma atividade estimulante e saudável, ajudando ainda a melhorar a sua autoestima e garantindo que cria uma renovada sensação de bem-estar.

Além disso, a caminhada pode tornar-se um treino distinto a cada dia, se intercalar o mesmo com alongamentos e outros exercícios, mudar a rota que pratica ou simplesmente alterar a intensidade dos passos.

2. Caminhada emagrece quantos quilos por semana?

Não existe um número concreto de quilos perdidos associado à caminhada. Isto porque, evidentemente, há vários fatores a considerar: depende do tempo e intensidade da caminhada, da regularidade com que a faz e também da sua alimentação.

Além disto, fatores como o metabolismo e as caraterísticas corporais do indivíduo, bem como o seu estado de saúde e as suas necessidades concretas, impactam neste valor.

Com esta ressalva, no entanto, passamos a apresentar-lhe o que é possível conseguir com a caminhada, assumindo que a sua alimentação é regrada e que faz uma caminhada diária de entre 40 minutos e 1 hora, intercalando passo normal e acelerado.

Para que possa ter mais alguma noção, uma pessoa de 80 kg que caminhe num passo médio de 7 quilómetros por hora deverá queimar, numa hora de caminhada, cerca de 450 calorias.

A caminhada irá ajudar a queimar bastantes calorias, pondo o seu corpo em movimento e garantindo que a massa gorda é transformada em energia.

Ao caminhar, o seu corpo assumirá uma postura ativa, que contribuirá, também, para acelerar o seu metabolismo.

Experiências de algumas pessoas têm comprovado que, nestas circunstâncias e perante o esforço realizado, a caminhada emagrece cerca de 2 quilos por semana.

As melhores horas para realizar esta caminhada serão nas horas de menor calor (de manhã ou no final da tarde), sendo ainda recomendável que opte por roupa e calçado confortável.

Ao realizar este exercício físico deve ainda considerar que, além de o ajudar no emagrecimento, a caminhada fará com que o seu corpo liberte endorfinas, que produzem uma sensação de bem-estar e melhoram a disposição global, ajuda no controlo de doenças como a diabetes e a hipertensão, ajuda melhorar o sistema respiratório e cardiovascular e faz com que desfrute de sonos mais relaxados.

3. Alimentação e caminhada

Como referimos, o papel de uma alimentação saudável não deve, em momento nenhum, ser desvalorizado.

Antes de uma caminhada é importante que se hidrate, bebendo água e, idealmente, que leve consigo uma garrafa para ir repondo os líquidos.

Além disto, os especialistas recomendam ainda que, cerca de uma hora antes de caminhar, faça uma refeição leve, para evitar a fraqueza ou o mal-estar. Uma peça de fruta será uma boa opção.

Depois da caminhada terá, provavelmente, vontade de comer… e geralmente, não vamos mentir, a vontade de comer alimentos menos saudáveis poderá manifestar-se.

Evite exageros depois da caminhada e opte por alimentos leves e saudáveis, lembrando-se de consumir proteínas como carne e ovos.

Costuma realizar caminhadas? Qual o impacto que sente que este hábito tem no seu processo de emagrecimento? Partilhe connosco a sua experiência pessoal.

Algumas fontes: mdemulher.abril  mundoboaforma dieta.blog  emagrecimentourgente  tuasaude

Clique em uma estrela para avaliar.

0 / 5. Contador de votos: 0

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Excesso de peso causa hemorróidas externas

Excesso de peso causa hemorróidas externas

dieta ioiô

A “dieta ioiô”: depois de emagrecer vou voltar a ganhar o peso que perdi?