in

Porque engordamos quando deixamos de fumar

O ganho de peso e a desistência do tabagismo estão intimamente relacionados e é vulgar que se diga que deixar o hábito do tabaco faz engordas. Saiba porque engordamos quando deixamos de fumar.

Parar de fumar traz inúmeros benefícios à saúde mas, infelizmente, também está associado a algo que ninguém gosta de pensar: o aumento de peso.

Este facto faz com que muitas pessoas – principalmente os adeptos das 1001 dietas – continuem a fumar.

Infelizmente, este tipo de decisão faz com que os fumadores aceitem um risco maior, permitindo-se viver uma vida menos saudável, apenas para não terem de lidar com as alterações físicas que muitos desistentes experimentam.

Existem, de facto, vários fatores que ligam o aumento de peso à decisão de deixar de fumar.

Ainda assim, a verdade é que temos um papel fundamental neste processo e que, perante uma forma de ação mais acertada, podemos conquistar uma vida saudável e um corpo bonito, sem mantermos o vício do tabaco.

Sabendo disto, decidimos, hoje, explorar as questões relacionadas com as razões pelas quais engordamos quando deixamos de fumar, deixando ainda alguns conselhos para quem quer largar os cigarros e, ainda assim, ter um corpo fit, elegante e saudável.

1. Largar o vício

Fumar não é um vício unicamente relacionado com a nicotina.

Embora esta seja a única substância responsável pela dependência física, é necessário considerar que existe, no ato de fumar, uma grande dimensão de teor psicológica.

Assim, quando uma pessoa toma a decisão de largar este vício, o que acontece no corpo é, também, mais do que uma mera privação de nicotina, havendo diversas reacções provocadas pela carência do tabaco e motivadas pelas emoções.

Desta forma, deixar o tabaco implica, para muitas pessoas, o recurso a métodos e mecanismos de compensação e, no fundo, esta é uma das principais razões pelas quais engordamos quando deixamos de fumar.

2. Porque engordamos quando deixamos de fumar

Existem, como já dissemos, muitas razões pelas quais engordamos quando deixamos de fumar, sendo algumas promovidas pelas alterações físicas e outras pelas motivações psicológicas.

Em primeiro lugar, olharemos as reações corporais. Ao deixarmos de fumar, o corpo sente a privação de nicotina e começa a mudar internamente.

Uma destas alterações é a redução da temperatura corporal, estimando-se que, em média, a temperatura de um fumador seja cerca de 6% superior à de outro indivíduo que não fume.

Esta temperatura elevada representa, também, um aumento metabólico que, com a desistência do tabaco, deixa de existir.

Assim, o desistente começa a sentir a normalização metabólica, ficando com um metabolismo mais lento e queimando, por isso, menos calorias diárias.

Ainda assim, em termos gerais, as funções do corpo tornam-se mais efetivas e a qualidade de vida tende a aumentar.

Esta melhoria interna é, em parte, outro dos motivos pelos quais engordamos quando deixamos de fumar.

Perante a ausência de nicotina no organismo, o sistema digestivo sofre melhorias e a assimilação dos nutrientes ingeridos torna-se melhor.

Por esta razão, é muito importante que, ao desistir de fumar, invista também numa alimentação regrada e saudável.

Entre os efeitos psicológicos, podemos encontrar, como responsável por engordarmos com a desistência do tabaco, o aumento do stress, provocado pela privação dos cigarros.

Esta ansiedade faz com que muitas pessoas sintam uma maior necessidade de comer alimentos menos saudáveis, acabando por ingerir mais doces e por aumentar a quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia.

Na verdade, comer é o mecanismo de compensação mais comum para quem deixa de fumar, uma vez que cria uma gratificação oral.

Isto é, faz com que o antigo fumador se sinta menos stressado por não ter um cigarro nas mãos ou na boca. Assim, estas pessoas tendem a trocar o ato de fumar pelo de “ir petiscando” ao longo do dia.

3. É possível evitar engordar quando deixamos de fumar?

Embora assim seja, é possível deixar de fumar sem ter um aumento desregrado de peso. Para começar, é importante que se lembre que não pode trocar um vício – o do tabaco – por outro – o da comida.

Procure alimentar-se de forma saudável e mantendo um consumo calórico dentro dos índices recomendados para a sua altura.

Além disso, será útil que se mantenha atento ao seu peso, monitorizando-o regularmente e que comece, também, a fazer exercício físico com regularidade.

Se mesmo com todos os cuidados acabar por engordar por ter deixado de fumar, tenha o cuidado de persistir na manutenção de uma dieta saudável e de uma rotina ativa. Isto irá ajudar a perder peso mais tarde.

Caso sinta que não consegue fazê-lo sozinho, será útil a consulta junto de um nutricionista.

Ganhou peso quando deixou de fumar? Conseguiu retomar a forma desejada? Não deixe de nos falar da sua experiência pessoal.

Algumas fontes: saudedicas tabagismo lifestyle.sapo educare  webmd

Clique em uma estrela para avaliar.

0 / 5. Contador de votos: 0

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Massa engorda ou emagrece

Massa: engorda ou emagrece?

Como fazer a dieta da sopa

Como fazer a dieta da sopa, funciona?