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Massa: engorda ou emagrece?

Massa engorda ou emagrece?

Mitos sobre a alimentação correta durante as 1001 dietas para perder peso são comuns. Muitos perpetuam-se há várias décadas, criando verdadeiras limitações alimentares que se tornam difíceis de cumprir.

Saiba se a massa engorda ou emagrece.

Ao longo dos anos, a massa é um dos alimentos que, aquando de uma dieta, tem mantido a sua má fama. A ideia mais comum é assumir que este alimento engorda e que, como tal, deve ser totalmente removido da alimentação de quem deseja perder peso.

Ainda assim, com o avanço dos tempos, cada vez mais especialistas de nutrição e estudiosos da área dedicaram o seu tempo ao estudo dos vários alimentos que compõem a nossa alimentação, tentando compreender os efeitos que estes têm no nosso corpo e na nossa saúde.

Os estudos que têm sido realizados recentemente têm tentado demonstrar que uma alimentação diversificada e regrada, sem excessos, pode incluir quase todos os alimentos.

Ainda assim, no que diz respeito à discussão sobre se a massa engorda ou emagrece, a informação é muita mas contraditória e faz com que se questione a validade das fontes de informação.

Sendo a massa um dos ingredientes mais queridos da maioria das pessoas, decidimos debruçar-nos sobre a questão para descobrirmos se a massa engorda ou emagrece.

Acompanhe-nos para saber mais sobre um dos ingredientes favoritos das suas receitas.

1.Massa engorda ou emagrece

As receitas são várias e apelam aos nossos sentidos: esparguete, lasanha, pizza… enfim… torna-se difícil ignorar alguns dos pratos que mais amamos, mesmo quando estamos completamente dedicados a uma dieta.

Ao longo do tempo, no entanto, a fama destes alimentos tem-nos obrigado a tomar uma atitude regrada sobre estes alimentos, por sabermos a frase chave: a massa engorda.

Mas será que engorda mesmo?

Especialistas têm, recentemente, entrado nesta discussão sobre se a massa engorda ou emagrece para tentarem desmitificar os preconceitos sobre este tipo de alimento e os resultados poderão ser surpreendentes para algumas pessoas.

2. A verdade sobre a massa

Para começar, é importante olhar para a composição da massa, para percebermos se a massa engorda ou emagrece.

As massas são excelentes formas de energia, bastante calóricas, mas que contribuem para fornecer ao organismo minerais, vitaminas e até fibras.

Principalmente na sua versão integral, contendo elementos como quinoa, soja ou cereais, estas massas apresentam-se como fontes de fibras que ajudam na gestão das funções do intestino, no controlo da glicemia e na promoção de uma sensação de saciedade.

Estas são, ainda, excelentes fontes de ferro.

Claro que, sendo um hidrato de carbono, a massa ganhou uma reputação muito negativa… e que não é totalmente descabida.

De facto, quando consumida de forma exagerada, a massa pode contribuir para que uma pessoa engorde. Ainda assim, porções regradas não deverão ter efeitos negativos na alimentação de uma pessoa em dieta.

massa engorda ou emagrece

3. Como consumir massa

Saber como consumir este ingrediente é essencial para determinar se a massa engorda ou emagrece. O ideal será que, durante a semana, não consuma massa mais do que duas vezes.

No caso do macarrão, por exemplo, estas duas vezes deverão corresponder a porções de aproximadamente duas colheres de sopa embora, evidentemente, dependa também das necessidades específicas de cada pessoa, cuja avaliação deve ser feita por um nutricionista.

Além das porções e da frequência, é importante, também, o acompanhamento. A escolha de ingredientes saudáveis a par com a massa poderá originar efeitos muito benéficos na saúde, bem-estar e forma do seu consumidor.

No caso, boas ligações para a sua massa serão a courgette, a rúcula, o alho francês, o atum ou queijo ricotta.

Tenha particular cuidado com molhos, uma vez que estes tendem a fazer com que o número de calorias de um prato escale. Se pretender molho, opte por um que seja caseiro e preparado à base de ingredientes naturais, como o tomate.

Será ainda preferível que, no consumo de massas, opte por massa integral.

massa engorda ou emagrece

4. Dados de um estudo recente

Segundo um estudo recentemente levado a cabo em Itália, no IRCCS Neuromed Institute, o consumo de massa não só não engorda como pode, na verdade, ajudar a evitar que venha a sofrer de obesidade.

Os dados obtidos neste estudo revelaram pois que, dependendo das necessidades de cada indivíduo, a massa pode, na verdade, ajudar a conseguir um índice de massa corporal saudável, baixando a medida de circunferência abdominal e conseguindo um melhor ratio entre a cintura e a anca.

Apesar destes resultados, os próprios investigadores admitem que, no que respeita à questão sobre se a massa engorda ou emagrece existem, ainda, poucos estudos.

Costuma consumir massa? Sente que esta impede, de alguma forma, a sua dieta? Conte-nos a sua opinião.

Algumas fontes: telegraph  theguardian  vix livestrong  builtlean

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Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

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