Alongamentos: porque são tão importantes?

Alongamentos: porque são tão importantes?

É de conhecimento global que alongar no pós-treino é fundamental mas, ainda assim, muitas pessoas não sabem as razões. Venha perceber melhor a importância dos alongamentos com o 1001 Dietas.

Os novos hábitos mundiais relacionados com a atividade física têm feito com que cada vez mais pessoas recorram aos ginásios ou a um personal trainer para conquistarem um corpo saudável, funcional e bonito.

Ainda que cada vez mais as pessoas procurem práticas diversificadas, como o spinning, o treino funcional ou o pilates, a verdade é que muitas pessoas procuram mais os exercícios que as fazem suar e sentir que o treino foi eficaz do que a rotina de arrefecimento do final das práticas físicas.

Um dos erros comuns depois do exercício é, pois, saltar a prática dos alongamentos e isto acontece, muitas vezes, porque as pessoas não compreendem como o estiramento pode ser importante depois da prática física.

Venha perceber as razões pelas quais deve sempre fazer alongamentos no final do seu treino.

erros comuns depois do exercício

Alongamentos: o que são?

Os alongamentos ou estiramentos são uma prática que alia a flexibilidade, o fortalecimento muscular, o exercício aeróbico e o relaxamento. (1)

Esta prática é recomendada por instrutores de fitness e pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS), que indicam que ela deve ser integrada, como ritual, no contexto de atividade física e desportiva.

O alongamento será importante para melhorar a recuperação do corpo, aliviar as dores e promover, ainda, uma maior sensação de bem-estar, ajudando na libertação de uma maior quantidade de endorfinas. (2)

Alongamentos: porque são tão importantes?

Qual a importância dos alongamentos no treino?

Os alongamentos são importantes em vários contextos e fases da vida, como, por exemplo, a gravidez. Ainda assim, depois do treino, o recurso ao estiramento torna-se ainda mais premente. Estas são algumas das razões pelas quais não deve esquecer-se de alongar depois da prática física: (3)

  • Reduz o risco de lesões;
  • Melhora a performance desportiva;
  • Acelera o processo de recuperação;
  • Ajuda a evitar micro-lesões musculares;
  • Promove a flexibilidade;
  • Previne a formação de encurtamentos do sistema musculotendinoso;
  • Ajuda a prevenir as cãibras;
  • Promove a correção postural;
  • Ajuda a melhorar a dor física do pós-treino.
Exercício físico depois dos 50 anos

Quais as áreas do corpo que devem ser alongadas?

Ainda que o seu treino possa ser localizado, o alongamento deve globalmente considerar o seu corpo como um todo. 
As principais regiões corporais a alongar são: ombros, tornozelos, joelhos, anca, tronco, braços, pernas e cervical/região lombar.

Costuma incluir alongamentos no final do seu treino? Sente que estes promovem uma melhor recuperação? Partilhe a sua experiência pessoal com os restantes leitores do 1001 Dietas.

8

No Responses

Write a response