Muitas pessoas adotaram o hábito da corrida mas isto não significa que todas elas apreciem esta modalidade. Conheça, com o 1001 Dietas, 3 dicas úteis para superar e vencer o desafio quando não gosta de correr.
O século XXI trouxe consigo o desejo pelo corpo fit e as novas guidelines para uma vida saudável. Cada vez mais, as pessoas estão a adotar rotinas de exercício e a lançar a si mesmas verdadeiros desafios com as dietas da moda ou os treinos acompanhados por um personal trainer.
O desejo pelo corpo perfeito e saudável faz com que muitas pessoas regressem aos ginásios e com que, para algumas, isto se traduza até em horas excessivas de treino, levantando questões sobre se o exercício em excesso pode gerar problemas cardíacos.
Ginásios e treino acompanhado, no entanto, não são a escolha de todos. Muitas pessoas escolhem a corrida como atividade preferencial, usando até as apps de running para controlarem o seu treino e o progresso.
Mas, afinal, o que leva estas pessoas a sair para correr? Será que todas gostam da atividade e que é o único com sentimentos dúbios quanto a ela? Venha compreender melhor e conhecer 3 dicas úteis para superar o desafio do running e ter uma boa experiência.
Do romantismo à realidade do running
Muitas pessoas passam uma visão totalmente romântica, cheia de positivismo e apreço, sobre o que é correr na rua. Se é uma das pessoas que tem dificuldade em compreender como pode gostar-se efetivamente de correr, no entanto, acredite que não está só!
Ainda que algumas pessoas tenham uma motivação incrível e saiam para correr com regularidade ou até todos os dias, somente algumas delas poderão verdadeiramente afirmar que o fazem sem esforço ou que gostam totalmente de correr. (1)
Muitas pessoas estão na sua situação: olham para o relógio poucos minutos de começar; sentem que os minutos arrastam; desejam que o fim do treino chegue. E, acredite, esta é uma realidade que adensa quando as condições meteorológicas pioram.
Este desamor face à corrida – mais vezes encarado, talvez, como uma relação de amor/ódio – não significa que não possa aprender a superar o desafio e vencê-lo. E, quem sabe, no processo, até a gostar mais de correr.
3 dicas para aprender a gostar do running
1. Não inicie a prática com expetativas
Quando decidir sair para iniciar uma prática de running, deve ter em mente que todas as pessoas têm uma forma física e um tempo diferentes, pelo que a experiência do running terá também de ser diferente para cada atleta.
Não avance para a atividade a achar que precisa de conseguir correr uma hora seguida ou fazer tempos magníficos. Siga o seu próprio corpo e permita-se aproveitar a experiência, tentando melhorar de dia para dia.
2. Dê a si mesmo a chance de experimentar
A corrida pode ser um treino de resistência, de intensidade, de HIIT ou até mesmo uma prática meditativa. (2)
Não existe uma regra fechada sobre o que o running terá de ser para si e, por isso, pode experimentar as combinações e fórmulas que mais lhe agradarem.
Além disso, pode também ir experimentando a intensidade do treino – incluindo distância, velocidade e número de treinos semanais – aumentando gradualmente, conforme o faça sentir bem.
3. Use uma app de treino
Será muito mais motivante correr se souber o que está a fazer e qual a sua progressão semana a semana. Assim, utilizar uma app de running poderá ser útil, para registar (e partilhar até, se quiser) o seu treino.
Além de poder acompanhar melhor toda a evolução que tem feito, por se tratarem de plataformas de interação virtual, poderá encontrar, aqui, também motivação nas histórias e experiências dos outros ou no facto de poder, de alguma forma, entrar em competição com os seus amigos. (3)
Gosta de correr? Quais as estratégias que utiliza para não desistir da modalidade? Conte tudo aos restantes atletas do 1001 Dietas.
GIPHY App Key not set. Please check settings