in

Suar mais indica que o treino foi mais eficaz? A resposta vai surpreendê-lo!

 Muitas pessoas acreditam que um treino que as faz suar é mais intenso e mais eficaz. Venha descobrir se é verdade com o 1001 dietas. A resposta pode surpreendê-lo! 

As pessoas têm estado cada vez mais engajadas com o mundo do exercício físico. A tendência atual faz com que a saúde do corpo e a sua forma sejam duas das preocupações mais prementes e, respondendo a essas questões, são mais e mais os atletas do quotidiano, que se envolvem nas mais variada modalidades.

Como sabemos, além dos ginásios ou do personal trainer, existem várias opções que podem ajudar na conquista dos objetivos. Dos treinos intensos, como crossfit ou HIIT, passando pelos práticos runningtreino funcional ou treinos calisténicos e, claro, sem esquecer os mundos do relaxamento a par com o exercício, oferecido por treinos como pilates, body balance ou yoga.

Muitas pessoas que treinam, no entanto, sentem que um dos fatores determinantes para que o exercício tenha sido eficaz é o suor. Isto é, segundo elas, um treino em que suam mais corresponde a um treino mais intenso e eficaz. Mas será que isto é verdade? Venha descobrir!

Suar mais indica que o treino foi mais eficaz

O desejo de suar no treino e suas motivações

Relacionando o suor com a eficácia do exercício, muitas pessoas optam por adotar determinadas atitudes no momento de treinar.

O uso de roupas mais quentes ou mais roupa, a escolha por horários de maior calor e o recurso a algumas soluções caseiras como “vestir” sacos ou colocar papel de celofane nas áreas do corpo onde se deseja queimar mais gordura são exemplos de atitudes que se difundiram e que muitos praticam com a intenção de suar, já que acreditam que, se suarem mais, estarão a perder mais calorias no treino. (1)

Ainda que se tenha perpetuado tal mito, no entanto, isto não significa que o resultado seja o esperado.

Suar mais indica que o treino foi mais eficaz

Suar mais equivale a um treino mais eficaz: verdade ou mito?

O suor pode ocorrer mais em treinos mais intensos mas afirmar que suar mais equivale a uma maior eficácia do treino não é verdade.

Na verdade, o suor depende de muitos aspetos além da intensidade do treino e não está, sequer, relacionado de forma direta com o número de calorias gastas durante o mesmo.

A transpiração durante o treino relaciona-se com vários fatores físicos e ambientais, variando a tendência para suar de acordo com o sexo do/a atleta; com a idade; com a temperatura e humidade do ar e ainda com fatores genéticos. (2)

Além disso, pessoas com maior peso tendem a aquecer mais e, por isso, a transpirar mais no mesmo treino.

Desta forma, um treino não pode ser considerado mais ou menos eficaz apenas porque uma pessoa suou mais ou menos durante o exercício. (3

Costuma sentir que o exercício lhe rende mais quando transpira? O que motiva essa sensação? Partilhe a sua experiência com os restantes leitores do 1001 Dietas.

Clique em uma estrela para avaliar.

0 / 5. Contador de votos: 0

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

erros comuns depois do exercício

5 erros comuns depois do exercício: apostamos que já cometeu pelo menos 2 deles

Legumes frescos ou congelados

Legumes frescos ou congelados? Poderá espantar-se com a resposta