Comidas que ajudam a melhorar humor no Inverno

Comidas que ajudam a melhorar humor no Inverno

O Inverno tem a capacidade de deixar muitas pessoas irritadas e de mau humor, perante o tempo frio e chuvoso. Venha conhecer algumas comidas que ajudam a melhorar o humor no Inverno, com o 1001 Dietas.

O Inverno é uma época da qual a maioria das pessoas não gosta. Isto acontece porque o tempo, ao piorar, com o frio e as chuvas, não só complica a vida das famílias, como também dos atletas; afetando ainda o humor de todas as pessoas.

Se os pais questionam, nesta fase do ano quais os melhores planos de inverno para fazer com o seu filho, os atletas que praticam exercício de rua querem saber qual é o melhor aquecimento no Inverno.

As pessoas que se sentem mais deprimidas no Inverno, no entanto, não devem estranhar. De facto, o Inverno pode criar um estado depressivo sazonal, principalmente pela redução na exposição à luz solar que é, como sabemos, responsável pela regulação de serotonina, melatonina e dopamina: neurotransmissores fulcrais para o bom humor, a energia e os ciclos de sono. (1)

A alimentação pode ajudar a regular a produção destes neurotransmissores e, por isso, torna-se importante conhecer alguns dos alimentos e pratos que podem ajudar a melhorar o humor no Inverno. Venha saber quais são.

Comidas que ajudam a melhorar humor no Inverno

Qual a tendência alimentar para melhorar o humor no Inverno?

Usualmente, quando as pessoas se sentem deprimidas no Inverno, a tendência é para buscarem conforto no alimento e, sendo este o grupo alimentar que mais estimula a produção do neurotransmissor responsável pelo bem-estar, a serotonina – é natural a tendência que leva as pessoas a ingerir mais hidratos de carbono. (2)

Evidentemente, não é recomendável que a alimentação seja reduzida aos hidratos de carbono, principalmente para quem está em processo de perda de peso. Afinal, o não cumprimento dos objetivos em pouco contribuirá para melhorar o humor.

Fomos, por isso, em busca de alimentos saudáveis, deliciosos e indicados para melhorar o humor no Inverno.

Comidas saudáveis para melhorar o humor no Inverno

Não faltam alimentos saudáveis que podem aumentar a quantidade de serotonina e dopamina na corrente sanguínea e, sem dúvida, conhecer estes alimentos pode mudar radicalmente a depressão sazonal. (3)

Um dos alimentos que pode integrar na dieta para esta finalidade é o salmão. Rico em ácidos gordos, este estimulará a produção dos neurotransmissores responsáveis pelo bom humor.

A par com este peixe, também o pão de cereais e sementes (principalmente se enriquecido com ingredientes como o sésamo ou a chia), este ajudará a elevar os níveis de serotonina.

banana, pela sua riqueza em potássio e vitamina B6 ajudará a acalmar e a relaxar, ao mesmo tempo que ajuda a produzir o aminoácio triptofano, que é um regulador do humor. A galinha é outro dos alimentos que irá, também, estimular a produção deste aminoácido.

Por fim, a aveia é também um alimento perfeito para ajudar na regulação do humor no Inverno.

Quais os alimentos que o fazem sentir-se melhor no Inverno? Partilhe a sua receita secreta da felicidade invernal com os restantes leitores do 1001 Dietas.

Sem Comentários

Escreva um comentário