exames essenciais antes de entrar para o ginásio

Os exames essenciais antes de entrar para o ginásio

Antes de entrar para o ginásio, poderá ser útil a realização de exames físicos, para garantir que está saudável e preparado para iniciar uma nova rotina de treinos. Venha saber a importância dos exames antes de iniciar o ginásio.

Quando se pensa em iniciar um plano de treino para emagrecer no ginásio, não bastará escolher a modalidade e iniciá-la. O processo de alteração na rotina física impacta diretamente no corpo e garantir uma saúde mais forte implica grandemente saber como avançar para o exercício.

Ainda que tenha ouvido maravilhas sobre os treinos calisténicos, o Hiit ou o treino funcional, deve recordar que o organismo das pessoas é diferente e que nem todas as pessoas estão preparadas fisicamente para embarcar em qualquer modalidade.

A realização de exames e análises antes de iniciar o ginásio pode ser fundamental para que eventuais problemas, patologias ou debilidades possam ser identificadas e também para avaliar quais as melhores modalidades para cada indivíduo.

Venha compreender por que razão é tão importante a realização de exames antes de entrar para o ginásio e também quais são os exames fundamentais a realizar nestas circunstâncias.

Qual o motivo para realizar exames antes de entrar para o ginásio?

Usualmente, a entrada para o ginásio corresponde a uma alteração na rotina de atividade física de um indivíduo, implicando novos índices de esforço para o organismo.

Este tipo de atividade pode vir a revelar eventuais problemas físicos que, perante a inatividade e o sedentarismo, pudessem estar latentes e ocultos, não sendo identificados. 

Alguns aspetos, como o histórico clínico pessoal e familiar, a atividade regular da pessoa e o nível de esforço que pretende aplicar no exercício devem fazer parte da análise realizada. (1)

Os fatores de riscos ao nível cardíaco são uma das principais razões pelas quais deve fazer este tipo de exame, na medida em que as alterações na rotina física podem corresponder ao agravamento de problemas coronários, caso os mesmos não sejam previamente identificados, havendo inclusivamente o risco de enfarte. (2)

Os exames serão fulcrais para definir a aptidão física e também para perceber qual o perfil metabólico de quem vai iniciar o ginásio.

Quais os principais exames a realizar antes de entrar para o ginásio

Existem vários exames a realizar antes de entrar para o ginásio, sendo que, hoje, focaremos os principais.

As análises mais importantes antes de começar a dieta são também importantes antes de começar o ginásio. Aqui, falemos de exames como o hemograma, a avaliação dos índices de glicémia e também a análise do colesterol.

A realização de exames cardíacos, como o teste ergonómico e eletrocardiograma poderão também ser fundamentais para compreender qual a intensidade do treino que pode ser realizado, com base no estado cardíaco do futuro atleta. (3)

Quem vai iniciar treinos mais intensos – principalmente se pretender o uso de suplementos – deve ainda garantir que não tem intolerâncias alimentares. Vale a pena recordar que alguns suplementos, como a whey protein não se adequam a intolerantes à lactose.

Fez exames clínicos antes de entrar para o ginásio? Conte a sua experiência quanto a estes exames aos leitores do 1001 Dietas.

5

Sem Comentários

Escreva um comentário