análises mais importantes antes de começar a dieta

As análises mais importantes antes de começar a dieta

Antes de iniciar uma dieta poderá ser importante a realização de algumas análises clínicas, para compreender melhor as necessidades do seu corpo e a melhor dieta a realizar. Venha saber mais com o 1001 Dietas.

O desejo de emagrecer está presente em muitas pessoas e, por isso, não é invulgar que se busque, as dietas da moda para tentar maximizar as hipóteses de perda de peso.

Embora muitas pessoas gostassem de emagrecer com uma boa gargalhada e esta possa, sem dúvida, ajudar; a verdade é que a busca pelas melhores dicas para emagrecer, com saúde e rapidez continuam a ser parte incessante da busca destas pessoas.

Seja para perder peso depois do parto, para descobrir as melhores técnicas de perda de massa gorda depois dos 50 anos ou simplesmente para poder ter uma saúde mais adequada e que garanta o seu bem estar, uma da das recomendações que é provável que venha a ouvir é para que, antes de se lançar na dieta, faça análises clínicas.

Embora muitas pessoas pensem que as análises só são necessárias quando se opta por emagrecer com cirurgia estética, a verdade é que estas podem ser importantes em qualquer tipo de dieta. Venha descobrir porquê.

Para que servem as análises clínicas?

As análises clínicas regulares são muito importantes. Estas correspondem à recolha de material biológico (usualmente sangue, fezes e urina), que são analisados com a finalidade de identificar e diagnosticar eventuais doenças, anomalias ou patologias. (1)

A realização deste tipo de análises é sempre importante, sendo que se recomenda que as pessoas o façam pelo menos uma vez anualmente.

Antes de mudanças de vida intensas – como uma dieta ou a entrada para um ginásio – a realização de análises e exames pode ser muito importante.

Em situações nas quais o histórico familiar assim o indique, poderá ser necessária a realização mais frequente deste tipo de análise.

Razões para fazer análises clínicas antes de uma dieta

Antes de iniciar uma jornada pelo emagrecimento, existem aspetos sobre o seu corpo que deve saber. 

Alguns dos dados que deve conhecer dizem respeito à parte externa, como a sua altura, o seu peso e as suas medidas. (2)

Ainda assim, para conhecer outros dados, incluindo os índices de glicose, de colesterol ou eventuais carências nutricionais (por exemplo, de ferro ou cálcio), será necessária a realização de algumas análises clínicas. (3)

A realização destas análises é muito importante antes de iniciar uma dieta para que saiba, em concreto, qual a melhor forma de se alimentar durante a mesma. Por exemplo, se o seu organismo se encontrar num estado de anemia, será muito arriscado tentar uma dieta como a dieta japonesa, correndo o risco de agravar a situação.

Assim, o ideal será sempre que, antes de iniciar a dieta, seja avaliado por um médico e realize as análises clínicas recomendadas por este.

Costuma realizar análises clínicas com frequência? E antes de iniciar uma dieta? Partilhe a sua experiência pessoal com os demais leitores do 1001 Dietas.

6

Sem Comentários

Escreva um comentário