Arroz branco ou integral: qual a melhor opção?

Arroz branco ou integral: qual a melhor opção?

Para quem se encontra de dieta, fazer boas escolhas sobre os ingredientes que preenchem o prato é fundamental. Venha compreender, com o 1001 Dietas, se deve preferir o arroz branco ou arroz integral.

Quando se combate a obesidade ou se luta para perder aqueles quilos extra que nos baixam a autoestima, a escolha entre ingredientes ocupa um papel fundamental.

Ainda que seja simples compreender, por exemplo, que a água é mais saudável que os refrigerantes ou as bebidas alcoólicas e que fritar com azeite ou óleo não resultará em pratos igualmente saudáveis; pode ser mais complexo saber, por instinto, se é mais saudável cozinhar com manteiga ou margarina ou quais os critérios para escolher o melhor azeite.

Oferecendo também alguma dificuldade, no momento da escolha, encontram-se outros ingredientes que frequentemente integram a nossa dieta. Um bom exemplo é o arroz.

Quando explora as prateleiras e lineares dos supermercados, depressa compreende que as opções são diversas. Aqui, a dúvida mais comum é se deve escolher o arroz integral ou o arroz branco. Venha saber a resposta.

Arroz branco ou integral: qual a melhor opção?

Uma discussão comum: arroz branco ou integral

A discussão sobre qual o tipo de arroz mais saudável é bastante antiga e, ao longo do tempo, o arroz integral tem ganho algum destaque, chegando a tornar-se tendência gastronómica de espaços de restauração saudável.

Apesar de ser enaltecido pelo seu reduzido índice glicémico, a riqueza em fibras e o facto de ser mais nutritivo, o arroz integral não é muito distinto do arroz branco, tratando-se simplesmente do mesmo alimento, mas sem a “casca” que o envolve. (1)

Ainda que se percam alguns nutrientes e propriedades no processamento do arroz branco, este continua a ser uma fonte nutritiva e saudável. (2)

Muitos estudos consideram que a diferença entre os tipos de arroz não é, de facto, muito significativa, sendo mais importante, para o emagrecimento e a alimentação saudável, pensar os componentes servidos a par com este ingrediente, seja ele branco ou integral.

Benefícios do arroz para o organismo

Agora que sabe mais sobre o arroz branco e o arroz integral, torna-se importante compreender as razões pelas quais deve integrar estes alimentos na sua dieta.(3) Entre os principais benefícios do consumo de arroz, destacamos os seguintes:

– Tem uma ação anti-inflamatória;
– É uma excelente fonte de energia;
– Promove a saúde do sistema nervoso;
– Previne a obesidade;
– Ajuda a conquistar uma pele bonita e saudável;
– Tem um efeito saciante;
– É uma boa fonte de proteína vegetal;
– Tem sido associado com a prevenção de doenças cancerígenas.

Qual é o tipo de arroz que prefere utilizar nos seus pratos? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas o que motiva a sua opção.

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