in

Comidas pre-feitas: tudo o que deve saber antes de comprar

A corrida quotidiana do século XXI faz com que cada vez mais pessoas recorram às comidas pré-feitas. Estes produtos alimentares, no entanto, poderão não ser a melhor escolha. Venha com o 1001 Dietas saber tudo o que precisa antes de comprar comidas pré-feitas.

O mundo está a mudar e, hoje, saúde, elegância e bem-estar ocupam um papel central na vida de muitas pessoas.

Novas pesquisas têm feito da nutrição o seu foco, descobrindo o papel que os alimentos podem ter para um cabelo saudável ou até para a cognição, havendo mesmo estudos que afirmam que o QI pode se afetado por alimentação na infância.

A par com as preocupações da geração fit, os avanços da tecnologia têm permitido que surjam aplicações digitais que o ajudam a controlar o peso ou apps de corrida que acompanham o seu treino.

Claro que, quando falamos do ritmo alucinante em que tudo isto acontece, algo não pode ser esquecido: o mesmo processo afeta os dias das pessoas, levando-as a problemas de stressdistúrbios do sono, como a insónia ou a criar rotinas quotidianas que integram hábitos menos positivos.

A constante corrida humana neste século é, pois, um veículo para a má alimentação. Não só as cadeias de fast food ganham cada vez mais adeptos, como as refeições processadas, congeladas e pré-feitas (comummente chamadas de “comida de microondas”) acabem por ser muito comuns na alimentação diária de milhares de pessoas.

Descubra tudo o que deve saber antes de comprar este tipo de refeição.

Comidas pré-feitas: o que esperar

São fáceis de encontrar, preparam-se com uma mera colocação no microondas ou no forno, tendem a ser apelativas em termos gustativos e costumam ser bastante baratas: estas são algumas das razões – a par com a falta de tempo – que motivam muitas pessoas a comprar as refeições pré-feitas.

Por mais convenientes que pareçam, estas refeições apresentam algumas problemáticas, já que têm um fraco aporte nutritivo e não substituem uma refeição equilibrada, sendo que, na grande maioria, as diretivas da OMS não são integralmente cumpridas por elas.

Estas refeições costumam conter elevados níveis de gordura e sal, sendo responsáveis pelo aumento de peso e também pela maior tendência para o desenvolvimento de problemas de saúde como a diabetes ou as doenças cardiovasculares. (1)

Todas as refeições pré-feitas são iguais?

Não. Como em qualquer produto alimentar, existem diferenças entre as refeições pré-feitas e estas podem ser verificadas com uma análise do rótulo das embalagens.

Ainda que continuem a não se apresentar como a melhor escolha, será sempre preferível que consuma as opções com menor teor de sal, açúcar e gordura, verificando ainda quais os nutrientes que cada refeição oferece e como estas suprimem as necessidades do seu organismo.

Considere, no entanto, que estará sempre perante comidas processadas, onde haverá escassez de vitaminas e minerais essenciais. Muitas vezes, os rótulos podem induzir em erro, apresentando-se como “enriquecidos em vitaminas e minerais”, sendo estes na verdade sintéticos e produzidos industrialmente. (2)

Quais são os maiores problemas das comidas pré-feitas?

Existem vários problemas associados ao consumo de comidas pré-feitas, incluindo o facto de serem uma das principais causas mundiais para as doenças crónicas, a par com a falta de exercício físico e o tabagismo. (3)

Entre os principais motivos pelos quais deve repensar a compra destes produtos, destacamos:

– São comidas processadas e com fraco valor nutritivo;
– O consumo destes alimentos é viciante;
– As comidas pré-feitas engordam e aumentam a retenção de líquidos;
– As vitaminas e minerais destes alimentos são, na sua maioria, sintéticas;
– O teor de açúcar, sal e gordura tende a ser elevado;
– O seu consumo potencia o aparecimento de doenças cardiovasculares e cancerígenas, entre outras.
– Nomeadamente para sua coloração e conservação, estes alimentos contém químicos nocivos para o corpo.

Costuma consumir comidas pré-feitas? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas como é a sua opinião sobre elas.

Clique em uma estrela para avaliar.

0 / 5. Contador de votos: 0

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Sushi: conheça os benefícios e as opções mais saudáveis

Sushi: conheça os benefícios e as opções mais saudáveis

Como funciona a dieta Fodmap

Como funciona a dieta Fodmap