in

Bebidas energéticas: como afetam os atletas

As bebidas energéticas têm vindo a vulgarizar-se junto de quem pratica exercício físico. Venha com o 1001 Dietas conhecer a forma como estas afetam os atletas e se deve (ou não) integrá-las no seu treino.

No século XXI, a tendência tem sido, cada vez mais, para que as pessoas sintam a necessidade de procurar as estratégias ideais para ter um corpo tonificado, elegante, livre de gordura localizada e de gordura visceral e, claro, elegante e saudável.

Nesta busca, são cada vez mais as pessoas que decidem mudar de atitude e rumar a ginásios, aos treinos por conta própria ou à contratação de personal trainers.

Neste processo, os atletas do quotidiano tentam também aplicar as melhores normas alimentares e ter atenção à hidratação, já que os efeitos do consumo insuficiente de água podem ser perigosos.

Muitas pessoas, no entanto, questionam se, em vez de água convencional, podem ingerir, nos seus treinos, as águas aromatizadas e vitaminadas ou as bebidas energéticas.

Hoje, é sobre a questão das bebidas energéticas que nos debruçamos. Venha saber como estas afetam os atletas.

Bebidas energéticas: como afetam os atletas

Como as bebidas energéticas afetam o treino

Um estudo realizado na Universidade Federal de Viçosa considerou atletas entre os 18 e os 30 anos sob o efeito do consumo de bebidas energéticas e concluiu que o seu consumo, em doses controladas, ajudava a melhorar a performance.

No grupo em estudo, alguns atletas estavam a consumir uma bebida placebo enquanto outros tinham acesso à bebida energética real. Este estudo comprovou que os efeitos da bebida eram efetivos, com manifestações físicas, suplantando, desta forma, a teoria de que o efeito pudesse ser meramente psicológico. (1)

Os principais efeitos destas bebidas eram uma menor sensação de esforço e cansaço, que resultavam num melhor desempenho global.

O lado negro das bebidas energéticas

Estudos realizados sobre as bebidas energéticas demonstraram que estas podem, efetivamente, ajudar a melhorar o foco, o sentido de alerta, o humor e a performance dos atletas, devido à elevada concentração de cafeína e taurina.

Ainda assim, os mesmos estudos não deixaram de alertar para os potenciais efeitos negativos de um consumo demasiado intensivo ou regular deste tipo de bebida, apontando como potenciais problemas as insónias, o ritmo cardíaco irregular ou acelerado, a desidratação, as irritações estomacais e ainda um maior risco de vir a desenvolver osteoporose. (2)

Devo beber bebidas energéticas no treino?

A resposta a esta questão é sim e não. 

Nada existe que impeça um atleta de procurar a bebida energética comoforma de se manter mais alerta, bem-disposto e ativo durante o seu treino.

Ainda assim, considerando a composição destas bebidas, o seu consumo continuado ou excessivo é desaconselhado.

Além disso, deve recordar-se de que estas bebidas não são substitutos da água e que deve, por isso, manter uma hidratação à base de água durante o exercício físico. (3)

Costuma consumir bebidas energéticas? Que diferença sente com este consumo? Partilhe com os restantes atletas do 1001 Dietas.

Clique em uma estrela para avaliar.

0 / 5. Contador de votos: 0

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Sauna e doenças cardiovasculares: qual a relação

Sauna e doenças cardiovasculares: qual a relação?

5 benefícios de treinar a ouvir música

5 benefícios de treinar a ouvir música